Ney Matogrosso – Perfil: tudo sobre uma das lendas da música brasileira

Quem não conhece a biografia de Ney Matogrosso, certamente está perdendo o melhor da cultura musical brasileira. Afinal, além de um exímio artista, o cantor é um símbolo que representa muito do avanço da liberdade.

Sabemos que é bem difícil que você não saiba de quem estamos falando. Mas, é possível que você não conheça os detalhes e principais curiosidades sobre a carreira de um dos maiores artistas do país.

Então, para descobrir o que está por trás da história desse patrimônio musical brasileiro, é só ficar com a gente até o fim desta leitura.

Ney Matogrosso
Foto: Leo Aversa

A origem de Ney Matogrosso

É comum que se diga que pessoas como essas não nascem, mas são detalhadamente esculpidas. É claro que isso não é literal, mas, se fosse, a biografia  de Ney Matogrosso contaria exatamente algo assim.

Contudo, Ney de Souza Pereira nasceu. Ele estreou seu fôlego em 1 de agosto de 1941, em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul. Desde pequeno, Ney demonstrava gosto pelas artes, mas só pôde mesmo se embrenhar por esse mundo depois de sair de casa, aos 17 anos.

Mesmo assim, nada foi muito fácil. Tendo saído de casa, o talento em potencial encontrou muitos obstáculos. Inclusive, somente por volta dos 30 anos é que Ney finalmente viu sua carreira realmente acontecer.

Quando a carreira decolou

Aos 18, Ney Matogrosso chegou a fazer parte de um festival universitário e a formar um quarteto musical. Mas, foi apenas em 1971, aos 30 anos que sua carreira se iniciou seriamente. 

É provável que nem ele imaginaria que a sua passagem como cantor da banda Secos e Molhados o levaria tão longe. Então, a partir daí é que nasce Ney Matogrosso, como uma referência ao estado em que o artista nasceu.

Um dos grandes diferenciais da banda era o fato de todos se apresentarem maquiados. Assim, a experiência não era apenas musical, mas uma performance artística completa. 

E, foi no segundo lançamento do grupo que veio a explosão. Através da música Bandido Corazón, a banda se embrenhou pelos sucessos musicais da época, levando as vendas a números muito expressivos.

Mas Ney não ficaria muito tempo na Secos e Molhados. Então, depois de partir em carreira solo, se tornou um dos artistas mais completos e ouvidos entre os seus contemporâneos.

Principais sucessos da biografia de Ney Matogrosso

Bandido Corazón, composição originalmente de Rita Lee, foi uma das portas de entrada para que outros sucessos acontecessem na biografia de Ney Matogrosso. 

Depois do lançamento do hit, foram muitas as canções que estiveram em evidência na voz totalmente diferenciada de Ney. As que selecionamos a seguir, por exemplo, são exemplos importantes da carreira meteórica do artista.

Poema

Poema é uma das melhores músicas da carreira de Ney Matogrosso. E Não poderia ser diferente, já que foi escrita por Cazuza, no auge de sua juventude. 

A propósito, além de boas parcerias musicais e amizade, Ney e Cazuza também foram apaixonados um pelo outro.

Homem com H

Quando se fala no quanto Ney Matogrosso viveu à frente do seu tempo, não é nenhum exagero. Isso pode se provar, por exemplo, com a letra dessa música que, ainda em 1981, já era uma espécie de contestação ao que a geração atual chama de masculinidade tóxica.

Rosa de Hiroshima

Não se poderia esperar nada menos do que sucesso absoluto de uma música a partir de uma poesia de Vinícius de Moraes. 

A referência a uma grande tragédia mundial gerou arte e reflexão. Em forma de música, então, a poesia fez um sucesso estrondoso, que reflete até hoje.

Demarcação já!

Mais uma prova de que as músicas na biografia de Ney Matogrosso eram muito mais do que entretenimento, Demarcação Já! Nasceu de um clamor. A ideia era se unir ao grito dos povos indígenas pela garantia de seus direitos.

Pro dia nascer feliz

Aqui nós temos mais um presente que a parceria entre Cazuza e Ney deu para a MPB. A composição é do gênio, e amor da vida de Ney Matogrosso, Cazuza. A propósito, foi a interpretação de Ney que deu a projeção que a música merecia.

Por onde anda Ney Matogrosso?

Um dos maiores artistas da MPB de todos os tempos, Ney Matogrosso está para fazer 82 anos e perfeitamente ativo. Inclusive, a biografia do cantor segue sendo construída, já que o artista permanece fazendo seus shows por todo o país e fora dele. A agenda do cantor, inclusive, é bem movimentada.

Seu último trabalho foi lançado em 2019, e sua turnê subsequente precisou ser interrompida por causa da pandemia. Mas, ele retornou em 2022 e durante todo este ano, Ney seguiu se apresentando.

O legado de Ney Matogrosso para a música brasileira

A biografia de Ney Matogrosso é uma espécie de ode à rebeldia. Mas, isso tem muito mais a ver com a expressão da liberdade em tempos de censura do que com episódios maldosos. Aliás, ele é um dos primeiros artistas a se lançar na arte e trazer para o cenário musical outros tipos de expressões artísticas. 

Foi essa ousadia que, muitas vezes, foi entendida como rebeldia. Ou, em alguns momentos, ele inspirava mesmo um pouco de contravenção.

O fato é que sua vida artística também é  uma grande vitrine de criatividade, especialmente por causa de seus muitos talentos, que fizeram dele um artista completo.

Além de cantar lindamente, Ney também sempre se apresentou com coreografias incríveis, e pinturas criativas na face e no corpo. Além de tudo isso, também mostrou que cantores também atuam, e foi o que fez em diversas produções na TV e  no cinema.

Sua irreverência foi um marco na música e no cenário de seu tempo. Além disso, a junção com a criatividade e com a coragem de inovar abriu portas para um avanço sem precedentes. 

De lá para cá, não só a MPB ganhou muito, mas, o Brasil e o mundo têm em sua história um marco artístico no tempo, através das performances e da coragem de Ney Matogrosso.

Você encontra muito mais de Ney Matogrosso e sua trajetória aqui no Versos e Prosas. Além dele, seus artistas favoritos também estão por aqui. 

Então confira os outros posts do nosso site, e relembre a trajetória dos maiores nomes da nossa música.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *