RPM – Olhar 43: Entenda o que fez a canção se tornar um hino

Quem curte um bom rock nacional com certeza tem na playlist algumas boas canções de Rock Por Minuto. RPM – Olhar 43, por exemplo, é um item indispensável no currículo de um rockeiro raiz. Inclusive, o nome da música também se tornou um bordão para nomear aqueles olhares com ares de sedução.

Mas, será só esse o significado de Olhar 43? A verdade é que a maioria das grandes canções tem uma história por trás.E não seria diferente com uma música tão significativa no cenário musical do país, não é mesmo?

Então, para descobrir tudo o que contribuiu para o sucesso de Olhar 43, é só ficar com a gente até o final desta leitura.

Olhar 43
FOTO: Freepik.

Quem é o compositor da música Olhar 43

Olhar 43 é uma composição de Paulo Ricardo, que também foi um dos idealizadores a banda. 

Ao contrário do que acontece em muitas composições, esse não foi um insight criativo. Na verdade, RPM – Olhar 43 é o resultado de uma tarefa árdua, construída aos poucos, a partir de uma experiência pessoal e de uma boa análise do contexto musical da época.

Desde a criação da banda, as inspirações do autor da canção estavam no exterior, como David Bowie. Além disso, o momento da criação contou com uma boa parceria técnica com Luiz Schiavon, seu parceiro de banda e pianista. 

E a propósito, uma das razões para o sucesso da música foi exatamente a performance do teclado na canção.

O sucesso de Olhar 43 e a história da música

A letra da canção, em si, já é um grande espetáculo. Mas, o conjunto da obra é que levou RPM – Olhar 43 a números incríveis. 

A melodia diferenciada, com a pegada mais forte dos instrumentos e estrutura bem diferente do que imperava à época, realmente não teria como acabar em outro resultado.

A canção foi lançada em 1985, mas poderia ter sido ontem. Isso porque o sucesso continua ecoando no cenário do rock. Assim, do mais velho ao mais novo, dificilmente um amante desse estilo não saberá cantarolar a canção. 

Tudo isso mencionar o fato de o nome da canção ter se tornado uma gíria nacionalmente conhecida. Mais do que isso, uma frase usada até hoje, quase quatro décadas depois de seu lançamento.

Outros sucessos de RPM

Está mais do que provado que Olhar 43 foi o que alavancou a banda RPM apenas dois anos depois de sua formação. Mas, obviamente, esse não foi o único sucesso que Paulo Ricardo e seus companheiros emplacaram. Outras canções fizeram história na carreira da banda. Entre elas estão:

  • Rádio Pirata;
  • Alvorada Voraz;
  • Revoluções por Minuto;
  • Onde Está O Meu Amor;
  • Rainha.

O que há por trás de Olhar 43

Conforme o próprio autor da letra da canção. Olhar 43 é uma espécie de autobiografia. Trata-se de uma espécie de declaração de um amor um tanto quanto platônico.

Isso porque ela parte de um adolescente retraído e tímido. Esse, na verdade, era o seu retrato. Afinal, em sua juventude, ele era o próprio nerd que inspirou a letra.

A junção com uma melodia totalmente fora dos padrões da época de seu lançamento também fez toda a diferença para o sucesso da música.

Assim, a quebra do padrão de sonoridade fez toda a diferença. Quem diria que uma aposta ousada seria a receita ideal para a música tirar o rock brasileiro da caixinha, não é?

Uma análise sobre a letra de Olhar 43

Com uma estrutura e um conceito bastante autoexplicativos, Olhar 43 narra um acontecimento mais do que comum. Em cada estrofe, a materialização de uma paixão não correspondida se revela presente.

Seu corpo é fruto proibido
É a chave de todo pecado e da libido
E para um garoto introvertido como eu
É a pura perdição

É um lago negro o seu olhar
É água turva de beber, se envenenar
Nas suas curvas derrapar, sair da estrada
E morrer no mar, no mar

Segundo o próprio Paulo Ricardo, essa é uma das partes autobiográficas da música. Por ter vivido na pele a dificuldade de chegar nas garotas, Paulo Ricardo sabia exatamente como fazer uma música que representasse bem os tímidos.

Pobre de mim
Invento rimas assim pra você
E um outro vem em cima
E você nem para me escutar

E para você eu deixo apenas
Meu olhar 43
Aquele assim, meio de lado
Já saindo, indo embora
Louco por vocês
Que desperdício

Por fim, o término da música é também um retrato da paciência do próprio compositor. Então, após dias de dedicação à letra, Paulo Ricardo afirma ter aproveitado o momento de impaciência para dar também um fim à história de amor. É onde o garoto se cansa de não ser notado pela garota.

Conheça um pouco sobre a banda RPM

Paulo Ricardo não só foi o idealizador da banda RPM como, desde sempre, também é a cara do grupo. Contudo, atualmente, a banda segue sem seu principal nome.

Desde o nascimento, a banda teve várias idas e vindas, se desfazendo e se reencontrando. 

Nesse meio tempo, vários nomes passaram pela banda, além de Paulo Ricardo e Luiz Schiavon. 

Inclusive, alguns talentos também se foram enquanto ainda faziam parte do grupo. É o caso, por exemplo, de Paulo Pagni, que faleceu em 2019 e Luiz Schiavon, que nos deixou em junho de 2023.

Atualmente, a formação da banda conta com Fernando Deluqui, que também é da formação original, Dioy Pallone e Kiko Zara. A propósito, o grupo se encontra atuante na música e faz shows por todo o país.

Além dessa, você encontra aqui no Versos e Prosas muito mais histórias sobre a música e a vida de artistas importantes na cena musical brasileira. 

É uma excelente chance de alimentar a sua cultura musical e descobrir coisas interessantes sobre seus ídolos.

E, para matar a saudade de um dos maiores sucessos da banda, selecionamos uma boa versão de RPM – Olhar 43 logo abaixo.

 Se bem que, boas músicas não matam saudade, mas a alimentam, não é? Tudo bem, é uma saudade boa, e que merece ser curtida ao máximo.

Então faça isso agora e aperte o play:

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *