Margareth Menezes: conheça a história de uma das maiores vozes da música baiana

Margareth Menezes, atual ministra da Cultura, foi uma das precursoras do samba-reggae, trazendo um estilo único que mistura elementos Afro à música popular. Confira, com o Versos e Prosas

Uma das maiores vozes e principais expoentes da música baiana, Margareth Menezes encantou o Brasil com o hit “Faraó (Divindade do Egito)” ainda na década de 80, se tornando uma das primeiras representantes do samba-reggae no país, e da negritude na música.

Conheça um pouco sobre a carreira e a trajetória da Aretha Franklin brasileira, uma das maiores cantoras da nossa música.

Origens e começo na música

Margareth Menezes da Purificação nasceu em 13 de Outubro de 1962, em Salvador, na capital da Bahia, e desde criança já mantinha um forte contato com a arte, cantando no coral da igreja e posteriormente começando uma carreira promissora como atriz de teatro.

No teatro, Margareth ganhou um prêmio de melhor intérprete em 1985, pela peça “ Banho de Luz”, e continuaria atuando em outros trabalhos nos anos seguintes, enquanto conciliava a carreira no teatro com a carreira musical, que começava a retomar.

Com a ajuda do músico e produtor musical Silas Henrique, com quem já tinha firmado parceria no teatro, Margareth começou a se apresentar em bares, o que lhe ajudou a ganhar reconhecimento, conseguindo uma presença consolidada no cenário musical baiano da época.

Foi essa presença que lhe permitiu gravar o seu primeiro disco, com uma canção que mudaria sua carreira para sempre.

Primeiro Grande sucesso e a notoriedade na carreira

Em 1987, começando a dar os primeiros passos na música, Margareth lançou o primeiro LP com a canção “Faraó(Divindade do Egito)”, com Djalma Oliveira, e mudaria o cenário da música baiana para sempre.

O disco vendeu mais de 100 mil cópias e transformou a canção num verdadeiro sucesso, trazendo Margareth para o radar da música nacional e a tornando uma verdadeira musa da música baiana.

A música foi o primeiro samba-reggae gravado no Brasil, trazendo o gênero para o conhecimento do público e rendendo a Margareth uma fama muito bem-vinda, e um contrato com a gravadora PolyGram, uma das grandes da época.

No ano seguinte, Margareth lançou seu primeiro álbum solo, chamado apenas de “ “Margareth Menezes”, ganhando dois troféus imprensa, e cravando ainda mais sua presença como figura marcante da música brasileira naquele momento.

Com o lançamento do disco, vieram também as primeiras apresentações fora do Brasil, feitas na Argentina, e mais uma canção de sucesso, o hit “Elegibô(Uma História de Ifá)”, que a fez ser reconhecida pelo músico David Byrne, que a convidou para abrir os seus shows em turnê, tornando seu trabalho apreciado também no exterior.

O título de Diva do Afro Pop e o trabalho nos anos 2000

Tendo sempre uma presença de palco marcante e um estilo recheado de ritmos africanos e do som contagiante que marca a música baiana, Margareth Menezes acabou ganhando mais repercussão, sendo conhecida por shows inesquecíveis no carnaval de salvador, e recebendo o título de Diva do Afro Pop.

Após uma vida movimentada no final dos anos 80 e começo da década de 90, a cantora resolveu dar um respiro na carreira musical, se dedicando a outros projetos no final dos anos 90, e só voltando aos holofotes a partir dos anos 2000, época na qual lançou mais discos e se dedicou a causas sociais e filantrópicas. Confira outros perfis conosco.

Foi nessa época que fundou projetos como a “Fábrica Cultural” e o programa “Circulando Arte”, buscando espalhar a música, a arte e a cultura para jovens e crianças.

Também nesse período, a artista lançou mais álbuns e singles, como clássico “Dandalunda”, e ganhou mais reconhecimento internacional, recebendo até mesmo o título de “Aretha Franklin brasileira”, por veículos de mídia internacionais.

Maiores sucessos da carreira de Margareth Menezes

Ao longo de mais de 30 anos de Carreira, Margareth Menezes colecionou Hits, que a consagraram como uma figura influente dentro do cenário musical brasileiro, e fizeram história com o público nacional.

Entre os sucessos que mais levantaram a multidão e marcaram a trajetória de Margareth estão:

  • Faraó(Divindade do Egito);
  • Dandalunda;
  • Elegibô;
  • Toté de Maianga;
  • A luz de Tieta;
  • Tenda do Amor;
  • As Áfricas Que a Bahia Canta.

Apesar de não ser tão conhecida no mainstream da música brasileira, Margareth teve músicas que ganharam todo o Brasil, fazendo um enorme sucesso entre o público, o que atesta a sua relevância e capacidade de cativar uma audiência.

Prêmios e trabalho fora da música

Tendo relevância artística e cultural, não é de admirar que Margareth tenha conquistado um público fiel; mas a cantora também conquistou a atenção do meio crítico.

Ao longo da carreira, foi indicada e ganhou diversos prêmios, como dois Troféus Caymmi, quatro prêmios Dodô e Osmar, e indicações ao Grammy Awards e ao Grammy Latino.

Além dos prêmios e do prestígio na música Nacional, Margareth também já foi 1º lugar no ranking da Billboard, e foi eleita uma das 100 personalidades negras mais influentes do mundo, além de ter sido honrada com o título de embaixadora da UNESCO em 2020.

Além da música, Margareth também fez papéis pontuais em trabalhos de televisão, além de participar de ONGS e projetos sociais, e fundar o movimento Afropop Brasileiro nos anos 2000.

Mais recentemente, foi nomeada ministra da

Cultura, em 2023, no terceiro governo Lula, e mantém uma carreira ativa na música.

Influência e legado para a música brasileira

Com vários discos, grandes sucessos e uma bagagem cultural e musical imensa, Margareth Menezes foi uma das figuras de maior impacto da música brasileira de origem baiana nas últimas décadas, sendo, além de artista, uma ativista da negritude, e uma figura de importância política e social no Brasil.

Conhecida pela voz poderosa e o trabalho com ritmos fortes, se tornou rapidamente um ícone e um modelo para muitos jovens e crianças pretas que buscam um espaço no meio cultural brasileiro.

Margareth foi uma das precursoras do samba-reggae, trazendo um estilo único que mistura elementos Afro-Brasileiros a uma música mais popular, e influenciou artistas e público ao longo de sua trajetória, deixando um legado duradouro para a indústria musical brasileira, e contribuindo imensamente para a música e a cultura nacional como um todo.

Confira os maiores hits da artista baiana no canal do YouTube de Margareth Menezes.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *