Erasmo Carlos: conheça a história, carreira e grandes sucessos do eterno Tremendão

Erasmo Carlos, o Tremendão, foi um dos maiores e mais importantes artistas da música brasileira de todos os tempos, sendo um dos precursores do rock nacional, pioneiro da Jovem Guarda e compositor de grandes sucessos que marcaram época.

Nesse texto, vamos conhecer um pouco mais sobre sua vida, trajetória e carreira, relembrando o sucesso que o transformou em um ícone da música nacional.

Origem e primeiros contatos com a música

Erasmo Carlos, ou Erasmo Esteves, seu nome de batismo, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de junho de 1941, filho de mãe solteira.

Tendo crescido no bairro da Tijuca, Erasmo viveu toda a infância e adolescência sem o pai, que só conheceu aos 23 anos, e desde jovem, ao ter contato com o rock e com a música americana que bombava no Brasil, se envolveu em projetos musicais.

Se tornando um fã de Elvis Presley desde cedo, Erasmo já carregava consigo a influência do ídolo, atraindo amizades que transitavam pelo rock, como Tim Maia e posteriormente, Roberto Carlos, que viria a ser seu grande parceiro de composições.

A influência do rock e o sucesso no início da carreira

O rock sempre foi uma parte importante da vida de Erasmo, já que, desde o início, participou de grupos que transitavam pelo gênero, como os Sputniks, onde tocou ao lado de Roberto e de Tim maia.

Mais tarde, também participou do grupo The Snakes, banda que formou após o fim dos Sputniks, e que acompanhava tanto Tim Maia quanto Roberto em seus Shows.

Foi nessa época que também passou a manter uma parceria com Roberto Carlos, trabalhando em um disco com ele em 1964, e já emplacando um hit, a música “É proibido fumar”, com o mesmo título do álbum.

Foi nessa época também que o cantor passou a ser chamado de Tremendão, apelido que ganhou por conta de uma marca de roupas que costumava usar, que tinha o mesmo nome.

A parceria com Roberto Carlos, e outros grandes nomes do rock nacional naquela época, deu a Erasmo um bom começo de carreira, e um gostinho do que ainda viveria nos próximos anos.

Jovem Guarda e a parceria com Roberto Carlos

Ao lado de Roberto Carlos e de Wanderléia, Erasmo Carlos fundou o que seria um dos maiores movimentos musicais da música brasileira, e tudo começou com um programa de televisão.

Encabeçando a apresentação de um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, os 3 artistas celebravam a juventude e o estilo musical mais livre da época, criando uma verdadeira tendência musical e cultural, que deu nome a um novo jeito de se fazer música.

Nesse período, a parceria com Roberto Carlos se solidificou, e ambos foram responsáveis pela verdadeira popularização do movimento, com músicas que fizeram juntos, como “quero que vá tudo pro inferno”, primeira faixa do álbum intitulado “Jovem Guarda”, que conquistou o público.

Além da parceria com o amigo, Erasmo também foi responsável por compor muitas músicas do movimento, fazendo dele um dos maiores nomes da música na época, e revelando seu verdadeiro talento como compositor, habilidade que iria explorar ainda mais na carreira.

Carreira Pós-Jovem Guarda

Após o fim do programa Jovem Guarda, Erasmo já tinha uma carreira consolidada, e seguiria um caminho de sucesso como cantor e compositor.

Foi nessa época que também começou com a carreira de ator, atuando em filmes como “Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora”, de 1971, e “Os Machões( de 1972)”, entre outros.

Com o sucesso em outras frontes, Erasmo teve liberdade para experimentar com sua música, sendo influenciado pela cultura hippie, nos anos 70, e pelo soul, trazendo um som muito diferente do que fazia na Jovem Guarda, com discos como “Carlos, Erasmo”, “Sonhos e Memórias” e “Banda dos Contentes”.

Nas décadas seguintes, o Tremendão continuou relevante para a música brasileira, lançando discos e músicas de sucesso, e investindo em projetos como “ Erasmo Convida”, na década de 80, e as comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda, na década de 90, mas sem a mesma presença na música mainstream.

Foi a partir dos anos 2000 que acabou se tornando uma figura relevante e mais expressiva na música nacional, com uma abordagem mais madura e discos de qualidade, investindo em trabalhos autorais, shows e projetos com outros artistas.

Essa nova fase de sua carreira lhe rendeu o Grammy Latino em 2014 e 2022, mostrando a força e a relevância musical que conquistou nesse período.

Maiores sucessos da carreira de Erasmo Carlos

Com mais de 54 anos de carreira, Erasmo Carlos passou por várias fases e estilos pessoais, e participou de mudanças importantes na música brasileira.

Mesmo com isso, conseguiu emplacar diversos sucessos em cada fase da sua trajetória, mantendo a relevância e marcando a vida de várias gerações, seja na sua própria voz, ou na voz de outros artistas, como compositor. Confira outros perfis de artistas conosco.

Entre os maiores sucessos do cantor estão:

  • Festa de Arromba;
  • Vem Quente Que Eu Estou Fervendo;
  • Amigo;
  • Gatinha Manhosa;
  • É Preciso Saber Viver;
  • Minha Fama de Mal;
  • Mulher (Sexo Frágil)
  • Filho Único;
  • Sou Uma Criança, Não Entendo nada.

Morte e legado de Erasmo para a música brasileira

Carregando uma carreira histórica e uma grande contribuição para a música nacional, Erasmo Carlos faleceu em 22 de novembro de 2022, por conta de complicações por uma doença que afetava seus vasos sanguíneos.

Apesar da partida triste, Erasmo deixou um legado rico e duradouro para a música nacional, marcando história como cantor, compositor, artista e figura cultural.

Sua carreira foi marcada por uma revolução no modo de se fazer música nos anos 60, e pela popularização do rock no Brasil, além dos sucessos que embalaram a juventude e a vida de muitos brasileiros, e jamais serão esquecidos.

Como músico, será para sempre lembrado como um ícone da música, se mantendo sempre relevante; como compositor, por contribuir e escrever letras para os maiores nomes da nossa música; e como artista, por influenciar e inspirar gerações que novos músicos que viram no rock a oportunidade de arriscar e buscar caminhos diferentes para a sua arte.

Confira os maiores sucessos do eterno Tremendão, no canal do YouTube de Erasmo Carlos.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *