Vanessa da Mata e Céu abrem mais uma edição dos Encontros Históricos em São Paulo

Em 2023, a Sala São Paulo traz para seu palco mais uma temporada dos Encontros Históricos. Depois de três edições recebendo grandes nomes da nossa música popular acompanhados pela Brasil Jazz Sinfônica, entre 2020 e 2022, esta nova temporada começa com o encontro de Vanessa da Mata & Céu (22/04) e prossegue até dezembro com Tom Zé & Lívia Nestrovski, Alaíde Costa & Fernanda Takai (com participação da harpista Cristina Braga), Carminho & Silva, Chico César & Mariana Aydar (com participação do acordeonista Mestrinho), Gaby Amarantos & Xênia França, Tulipa Ruiz & Liniker e, para fechar o ano, Simone & Zé Ibarra.

Já são inúmeros os encontros marcantes nesses três anos de projeto, como os de Erasmo Carlos & Roberta Sá, Ivan Lins & MP4, João Donato & Marcos Valle, Paulinho da Viola & Família, Alcione & Martinho da Vila, Arnaldo Antunes & Lenine, Daniela Mercury & Maria Gadú e Gilberto Gil & Gilson Peranzzetta, entre muitas outras performances inesquecíveis no palco da Sala São Paulo, sempre com o acompanhamento da Brasil Jazz Sinfônica, orquestra convidada deste projeto.

O objetivo dos Encontros Históricos

O primeiro concerto desta nova temporada está marcado para o dia 22 de abril, quando a cantora e compositora mato-grossense Vanessa da Mata estará junto da também cantora e compositora Céu em um encontro que, mais uma vez, promete ser histórico. As apresentações acontecem sempre aos sábados, às 22h, e os ingressos estão à venda desde o dia 03 de abril (detalhes abaixo).

“A Sala São Paulo é, por excelência, a casa da música clássica. Ao realizar este projeto, a Fundação Osesp busca oferecer para a comunidade uma outra forma de apreciação do universo sinfônico, trazendo um programa diverso, repleto de nomes de peso da MPB, como Simone, Alaíde Costa e Tom Zé, e de novos representantes da cena, como Silva e Liniker, acompanhados pela orquestra especialmente convidada para este projeto, a Brasil Jazz Sinfônica”, afirma Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp. Confira outras notícias conosco.

“Os Encontros Históricos, que agora chegam à quarta temporada, vão além de um encontro entre dois artistas. Eles são também o encontro de dois artistas com a orquestra, e extraem da Brasil Jazz Sinfônica o que ela tem de melhor para oferecer, que é a excelência na produção de música popular orquestral. A constância com que presenciamos encontros inusitados ou improváveis neste projeto torna tudo ainda mais instigante, e isso nos dá a chance de mostrar a veia criativa da orquestra”, diz Ruriá Duprat, Diretor Musical da Brasil Jazz Sinfônica.

A Brasil Jazz Sinfônica

A Brasil Jazz Sinfônica foi criada em 1989 com o objetivo de manter viva a tradição das orquestras de rádio e TV. Sua formação une os grupos instrumentais que compõem uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras, metais e percussão) aos que compõem uma Big Band de jazz (saxofones, baixo, bateria, piano e percussão popular), permitindo à orquestra extrema flexibilidade e amplo espectro de atuação e expressão artística. Nesses 30 anos de existência, a orquestra vem cumprindo e ampliando sua missão, oferecendo com excelência seus serviços à população. Atualmente a Brasil Jazz Sinfônica é gerida pela Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e integra sua grade principal de atrações com o programa Brasil Jazz Sinfônica. Fruto de uma preocupação com a memória nacional, a orquestra, por sua própria relevância artística, realizações e papel na cena cultural brasileira, ampliou o escopo de sua missão, que hoje aponta para três eixos fundamentais e abrange passado, presente e futuro.

Vale lembrar que, além da série de concertos dos Encontros Históricos, há uma vasta agenda de shows em São Paulo em 2023.

A quarta edição da série Encontros Históricos na Sala São Paulo tem o patrocínio de B3, Cebrace, Itaú, Klabin, Porto Seguro, Farmacêutica EMS e Bain & Company, copatrocínio de Kapitalo Investimentos e apoio de Banco BV e Mattos Filho por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Correalização: Fundação Padre Anchieta. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Encontros Históricos na Sala São Paulo: programação

Confira, abaixo, com o Versos e Prosas, o calendário completo da quarta temporada dos Encontros Históricos na Sala São Paulo:

22 ABR (SÁB), 22H00

VANESSA DA MATA & CÉU

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

13 MAI (SÁB), 22H00

TOM ZÉ & LÍVIA NESTROVSKI

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

17 JUN (SÁB), 22H00

ALAÍDE COSTA & FERNANDA TAKAI (PART. CRISTINA BRAGA)

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

26 AGO (SÁB), 22H00

CARMINHO & SILVA

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

09 SET (SÁB), 22H00

CHICO CÉSAR, MARIANA AYDAR & MESTRINHO

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

14 OUT (SÁB), 22H00

GABY AMARANTOS & XÊNIA FRANÇA

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

04 NOV (SÁB), 22H00

TULIPA RUIZ & LINIKER

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

09 DEZ (SÁB), 22H00

SIMONE & ZÉ IBARRA

BRASIL JAZZ SINFÔNICA

Os Encontros Históricos na Sala São Paulo ocorrem entre os dias 22 de abril e 9 de dezembro, sempre aos sábados, às 22h.

A Sala São Paulo se localiza na Praça Júlio Prestes, 16, no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo (SP).

Para adquirir seu ingresso para um dos oito Encontros Históricos, na Sala São Paulo, acesse este link.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *