• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home Notícias

Sony Music lança nove álbuns de Simone nas plataformas de streaming

Os discos, que foram produzidos entre 1981 e 1998, agora chegam às plataformas digitais no mês de aniversário da cantora, como um presente à artista e aos fãs.

Alison Pitangueira POR Alison Pitangueira
15 de dezembro de 2021
Em Notícias
Tempo de Leitura: 5 mins para ler
Sony Music lança nove álbuns de Simone nos aplicativos de streaming

Foto: Rodrigo Marques / Divulgação

Siga o Versos e Prosas no Google News

Nove álbuns da discografia de Simone na Sony Music, ainda inéditos em streaming, já está disponível, em todas as plataformas digitais, desde sexta-feira (10). Este é um verdadeiro presente para a cantora e seus fãs, no mês de aniversário da cantora.

Lançados entre 1981 e 1998, os discos representam uma fase fundamental da carreira de Simone, que na década de 1980 consolidou sua posição como uma das cantoras mais populares do país.

Artigos Relacionados

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles, nos Estados Unidos

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum

Arnaldo Antunes se junta à Orquestra Opus, para show em BH

Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH

“Foi um período maravilhoso da música brasileira e da minha carreira, de muita criatividade”, lembra Simone. “Conheci produtores incríveis, gravei com artistas como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Gal Costa, Tom Jobim, Martinho da Vila… Foi uma fase linda”, relembra a artista.

A leva que chega agora pela primeira vez às plataformas de streaming inclui sete discos de carreira da cantora: “Amar” (1981); “Desejos” (1984); “Vício” (1987); “Simone” (1989); “Raio de Luz” (1991); “Sou Eu” (1993); e “Simone Bittencourt de Oliveira” (1995). Os outros dois são as compilações: “Alegria (Grandes Sambas na Voz de Simone)” (1996) e “Brilhantes” (1998).

Nesses nove álbuns, há gravações que ficaram marcadas na voz de Simone, como “Iolanda” (versão de Chico Buarque para canção de Pablo Milanés), “Uma Nova Mulher” (sucesso enorme como tema da personagem de Yoná Magalhães na novela “Tieta”) e “Será” (releitura personalíssima para o hit do Legião Urbana).

A chegada dos discos de Simone às plataformas de streaming faz parte do projeto de digitalização de catálogo da Sony Music. O objetivo do projeto é disponibilizar álbuns de seus artistas que por algum motivo ainda não estavam acessíveis digitalmente.

Índice

  • Os álbuns de Simone liberados para o digital
  • Milton Nascimento e Tom Jobim cantaram com Simone
  • Álbum Raio de Luz possui um repertório único
  • Os últimos álbuns liberados para os players

Os álbuns de Simone liberados para o digital

“Amar” é o disco que marca a chegada de Simone à Sony Music — uma senhora chegada. Produzido por Marco Mazzolla, o disco tem repertório assinado por compositores como Sueli Costa, Moraes Moreira, Milton Nascimento, Chico Buarque e, pela primeira vez na carreira de Simone, Tom Jobim. “Espelho das Águas” foi dada pelo maestro como um presente à cantora e lançada por ela nesse álbum.

“Fui até a casa de Tom e ele me deu uma fita cassete. Saí de lá correndo com medo que ele desistisse”, conta Simone, rindo, antes de listar outras memórias da gravação. “Foi a primeira vez que trabalhei com César Camargo Mariano, eu estava muito nervosa, porque adorava ele e era louca pela Elis. Lembro de Toquinho e Gal chegando ao estúdio para gravar ´Bárbara´. Da mesma forma, vejo Bituca (apelido de Milton Nascimento) e Wagner Tiso gravando ´Encontros e Despedidas´, conversando sobre a forma que faríamos a canção”.

Lançado em 1984, “Desejos” traz a participação especial de Chico Buarque, que faz um dueto com Simone em “Iolanda”. Neguinho da Beija-Flor também divide vocais com a cantora, no samba “Por Um Dia de Graça”, de Luiz Carlos da Vila: “Gravamos no pátio da gravadora, com uma bateria de escola de samba, estouramos os microfones todos!”.

O álbum tem a marca do romantismo no início — com “Um Desejo Só Não Basta” (Francisco Casaverde e Fausto Nilo) — e no encerramento — “Eu Preciso de Você” (Roberto Carlos / Erasmo Carlos). Pura Simone:

“A espinha dorsal do meu trabalho sempre foi o amor”, sintetiza a cantora baiana.

Milton Nascimento e Tom Jobim cantaram com Simone

Com as participações de Tom Jobim, Oscar Castro Neves e Milton Nascimento, “Vício”, de 1987, reúne canções que Simone adorava e que tinha desejo de gravar. O repertório vai de “Você é Linda” (Caetano Veloso) a “Cais” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), de “Pétala” (Djavan) a “Simples Carinho” (Abel Silva). A grande novidade era a aproximação de Simone com a produção do então nascente rock nacional: ela pinçou “Me Chama” (Lobão) para o disco.

“Sou muito fã da Marina Lima, e adorava a gravação dela, assim como a de Lobão. Escolhi gravá-la porque é uma canção linda, é assim que faço. Sou eclética”, afirma a cantora.

Em 1989, a cantora lançou “Simone”, no qual expõe seu ecletismo de maneira ainda mais definida. Tom Jobim está com ela novamente, em “Lígia” e “Luiza” (ambas dele), num disco que inclui a ainda popularíssima “Uma Nova Mulher” (com os sintetizadores característicos do período) e o samba-enredo “Louvor a Chico Mendes”.

“As pessoas muitas vezes não conseguiam entender na época o pulo que eu dava de Tom Jobim para ´Louvor a Chico Mendes´. Só que eu adoro isso”, diz a cantora. “Não tenho preconceito. Gosto do popular, da lança no peito. Tem compositores que falam ´eu te amo´ direto, outros dizem depois de passar por todo um caminho lindo. Mas é tudo amor, todas as formas de amor que eu canto”.

Álbum Raio de Luz possui um repertório único

Simone costurou o repertório de “Raio de Luz”, de 1991, de maneira muito orgânica. A partir da canção “Raios de Luz”, de Cristovão Bastos e Abel Silva, ela foi desenhando um repertório, que incluiu “Será”, do Legião Urbana, e “Conto de Areia”, sucesso na voz de Clara Nunes — a quem Simone presta reverência na faixa. Julio Iglesias é o convidado no bolero “Brigas”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. A cantora grava no disco mais uma composição de Pablo Milanés, “Todos os Olhos te Olham (Todos Los Ojos te Miran)”, apresentada a ela pelo próprio compositor num encontro em Buenos Aires — Chico Buarque escreveu a versão em português.

“´Meu Ninho` (de Wagner Tiso e Ronaldo Bastos) eu conheci no disco de Beto Guedes. ´Têmpera´, do Gonzaguinha, foi Marília Pêra quem me mostrou. Gravei-a porque queria homenagear o feminino, o sexo forte”, sorri Simone. “E encerro o disco com ´As Pessoas´, de Fátima Guedes, como um acalanto, um agradecimento. Não tinha como ter outra música depois. Sempre penso com carinho a ordem das canções em meus discos, considero fundamental, faz parte do pensamento do álbum. E isso aparece nitidamente na minha fase Sony. Por exemplo, em ´Corpo e Alma´ (álbum de 1982, disponível nas plataformas) abro o lado A com a canção ´Corpo´ e o lado B com ´Alma´”. Confira outras notícias conosco.

“Sou Eu”, de 1993, é descrito por Simone como um álbum fruto de um “coração partido”. Em sua origem, está o show homônimo, dirigido por Ney Matogrosso, no qual a cantora visita esse repertório. Posteriormente, ela gravou em estúdio aquele repertório, de canções como “Amor de Índio” (Beto Guedes/ Ronaldo Bastos), “Quase um Segundo” (Herbert Vianna) e “Ela e Eu” (Caetano Veloso):

“As canções foram escolhidas para meu coração que estava ferido. Os meus discos são assim, refletem o que estou passando”, revela a artista.

Os últimos álbuns liberados para os players

“Simone Bittencourt de Oliveira”, de 1995, é o último álbum de carreira da cantora na gravadora. Martinho da Vila canta com ela o medley “Danadinho Danado / Disritmia”. Entre as canções escolhidas, novamente Simone reafirma sem amplo interesse, indo de “Leão Ferido” (parceria de Biafra com Dalto) a “O Que é Amar”, de Johnny Alf.

“E fecho o álbum com ´Prelúdio´, de Raul Seixas, uma linda forma de encerrar: ´Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só´”, diz a cantora.

“Alegria (Grandes Sambas na Voz de Simone)”, de 1996, entrega o que seu título promete, deixando ainda mais evidente a familiaridade da cantora com a batucada. Já “Brilhantes”, de 1998, mira numa panorâmica variada de seus anos na Sony Music. Anos de amor como espinha dorsal, anos de lança no peito.

Para ouvir os grandes sucessos de Simone, liberados pela gravadora Sony Music para o digital, basta acessar sua plataforma de streaming e se deliciar com as belíssimas (e únicas) interpretações de Simone.

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Cantora Claudya faz show de novo álbum em São Paulo, destacando a Bossa Nova e a Jovem Guarda

Matérias Relacionadas

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles, nos Estados Unidos
Notícias

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum

Arnaldo Antunes se junta à Orquestra Opus, para show em BH
Notícias

Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH

Cantora Claudya lança seu novo álbum, em show em São Paulo
Notícias

Cantora Claudya faz show de novo álbum em São Paulo, destacando a Bossa Nova e a Jovem Guarda

Tony Bellotto, Sérgio Britto e Branco Mello, dos Titãs
Notícias

Branco Mello retorna aos palcos com os Titãs, após se tratar de câncer

DUE Lounge Music apresenta show multissensorial em BH
Notícias

DUE Lounge Music traz muita MPB, Bossa Nova e Clube da Esquina para BH

Coala Festival confirma terceiro dia com grandes apresentações
Notícias

Coala Festival confirma terceiro dia de atrações com grandes nomes

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Capa do single Improvável Certeza

Single Improvável Certeza inaugura álbum homônimo de Marcelo Bonfá

Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito

Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito

Orquestra Opus e Sá e Guarabyra, que encantaram em espetáculo em BH

Em noite fria Belo-horizontina, Orquestra Opus e Sá e Guarabyra aquecem o coração de todos

Da Ghama, que foi homenageado no prêmio internacional Nevado de Ouro Solidário Brasil 2021

Da Ghama, fundador do Cidade Negra, é homenageado com prêmio internacional

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum
  • Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH
  • Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles, nos Estados Unidos

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum

Arnaldo Antunes se junta à Orquestra Opus, para show em BH

Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
.
Configurações de CookiesACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR