Programa Centenas e Dezenas, de Márcio Borges, exalta a cultura mineira

O programa Centenas e Dezenas, do compositor e letrista Márcio Borges, vai falar sobre música, terá muito bate-papo bacana sobre histórias de Belo Horizonte e, é claro, sobre o Clube da Esquina, movimento que Márcio Borges ajudou a fundar, há quase 50 anos.

O programa Centenas e Dezenas ainda vai contar com um quadro de culinária afetiva, o Sabores da Música, que será apresentado por chefs renomados que vão ensinar o preparo de receitas selecionadas por Márcio Borges.

O programa Centenas e Dezenas, idealizado e apresentado pelo letrista Márcio Borges, terá três edições, cada uma delas com convidados pra lá de especiais e será exibido aos sábados, de forma online. Na estreia, seu irmão e grande parceiro na música, o cantor e compositor Lô Borges, vai participar.

Saiba todos os detalhes do programa Centenas e Dezenas, de Márcio Borges, na sequência, com o Versos e Prosas.

O programa Centenas e Dezenas, de Márcio Borges

Márcio Borges, idealizador e apresentador do programa Centenas e Dezenas
Foto: Isabel Borges

O programa Centenas e Dezenas será realizado de forma online. O programa de variedades e entrevistas foi idealizado e será apresentado pelo poeta e compositor Márcio Borges, um dos mais renomados letristas do Brasil e um dos idealizadores do Clube da Esquina.

Na estreia do programa Centenas e Dezenas, dia 31 de julho, sábado, Márcio Borges vai receber seu irmão e grande parceiro musical, Lô Borges. Juntos eles vão cantar e falar sobre parcerias, histórias e amizades.

O projeto é uma realização do Bar do Museu Clube da Esquina, com patrocínio da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A direção é de Cláudia Brandão e a produção cultural de Virgínia Câmara.

Muito além da música

O programa Centenas e Dezenas terá, além de música, bate-papo e histórias sobre a capital mineira e o Clube da Esquina, um quadro de culinária afetiva. Trata-se do Sabores da Música, apresentado por chefs renomados que vão ensinar o preparo, passo a passo, de receitas selecionadas por Márcio Borges, e que ficarão disponíveis no site do Bar do Museu Clube da Esquina, após a exibição do programa.

“É um prazer estar à frente desse projeto que ressalta as raízes mineiras e a diversidade cultural de BH. A escolha do nome é porque fiz centenas de letras para dezenas de parceiros musicais, e será maravilhoso receber alguns deles para um bate-papo descontraído e, juntos, relembrarmos os bons e velhos tempos do Clube da Esquina, que continuam tão presentes na atualidade. Espero que todos gostem”, diz o idealizador do projeto, o letrista e poeta Márcio Borges.

A abertura do quadro Sabores da Música ficará à cargo da chef Eugênia Procópio, proprietária da tradicional Momo Confeitaria. Ela vai ensinar a preparar a famosa “torta de nozes”, sobremesa que Dona Maricota, mãe dos irmãos Borges, encomendava todo ano para as ceias de Natal da família.

Programa Centenas e Dezenas terá sorteio de fogão à lenha ecológico

O programa Centenas e Dezenas ainda terá uma novidade bem bacana para quem gosta de cozinhar. A boa notícia é que serão sorteados fogões à lenha ecológicos (Ecofogões) e kits de cervejas artesanais (Cervejaria Loba). Cada R$ 50 em compras no Bar do Museu Clube da Esquina ou na loja virtual do estabelecimento, que conta com canecas, CDs, camisas e presentes incríveis, será transformado em cupom. O regulamento pode ser conferido no site Bar do Museu do Clube da Esquina.

O sorteio, ao vivo, ocorrerá no dia 15 de agosto, às 18h, no Instagram do Bar do Museu Clube da Esquina.

O segundo episódio do programa

Na segunda edição do programa Centenas e Dezenas, que será no dia 15 de agosto, também um sábado, Márcio Borges e convidados participarão de um tour virtual por BH para falar sobre os locais que tiveram grande importância na vida dos artistas do Clube da Esquina na década de 1970.

No quadro Sabores da Música, o chef Cardoso, da tradicional Cantina do Lucas, vai preparar a receita do dia, “Filé à cubana”, prato predileto dos compositores mineiros durante as noitadas no Edifício Maletta, regadas a cinema e música.

O público vai conferir também o preparo da “carne de lata ao molho de pequi”, que fará parte do cardápio do Bar Museu Clube da Esquina.

A edição derradeira

E na terceira e última edição do programa Centenas e Dezenas, que será transmitida no dia 19 de setembro, Márcio Borges receberá seu parceiro, o músico Tavinho Moura, para uma boa conversa.

Já no Sabores da Música, o destaque será “Bacalhoada com couve”, feito pela chef Ana Beatriz Brito. A receita desse prato luso-mineiro foi passada pela avó paterna dos irmãos Borges, Vovó Paulina, para sua nora Dona Maricota que, por sua vez, preparou esse delicioso prato diversas vezes para regalo da numerosa família. A receita, que traz aromas de afetos e notas de quimeras, já chegou à quarta geração.

Programa Centenas e Dezenas: como acompanhar?

Lô Borges, participante do primeiro episódio do programa Centenas e Dezenas
Foto: Rodrigo Brasil

O programa Centenas e Dezenas, idealizado e apresentado pelo poeta, letrista e compositor Márcio Borges, será exibido no canal do Youtube do Bar do Museu Clube da Esquina, durante três sábados, a partir das 18h, nos meses de julho, agosto e setembro.

O primeiro programa, que terá a participação do irmão de Márcio Borges, o cantor e compsoitor Lô Borges, será no dia 31 de julho, às 18h.

O segundo episódio do programa Centenas e Dezenas será no dia 15 de agosto, quando Márcio Borges e convidados vão participar de um tour virtual por BH, para falar sobre os locais que tiveram grande importância na vida dos artistas do Clube da Esquina, na década de 1970.

Por fim, no último episódio do programa Centenas e Dezenas, que será exibido no dia 19 de setembro, também às 18h, Márcio Borges receberá seu parceiro, o músico Tavinho Moura, para uma boa conversa.

Sendo assim, programe-se e não perca porque, certamente, virá muita coisa boa do programa Centenas e Dezenas, idealizado e apresentado pelo poeta e letrista Márcio Borges!

Marcos Aurélio

4 comentários sobre “Programa Centenas e Dezenas, de Márcio Borges, exalta a cultura mineira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *