Podcast sobre Rita Lee conta bastidores de sua carreira

O podcast sobre Rita Lee, Identidade Musical – Rita Lee, que tem quatro episódios, discute o impacto cultural e social que a chamada Rainha do Rock implantou no cenário brasileiro, a partir da década de 1970.

O podcast sobre Rita Lee conta com nomes como Tom Zé, Nelson Motta, Gloria Groove, Marisa Monte, Beto e João Lee, Xuxa e o duo Anavitória. Presenças luxuosas, Rita e Roberto de Carvalho também deram seus depoimentos.

Se “Rita Lee” fosse um verbete no dicionário, sua definição seria: deusa, mestra, fenômeno, guru, atual, extraterrestre, nave-mãe, corajosa, ousada, livre. Esses são apenas alguns dos adjetivos que aparecem no depoimento de artistas, admiradores e profissionais da arte e da mídia, em podcast sobre Rita Lee.

Produzida pela Universal Music, o podcast sobre Rita Lee, “Identidade Musical – Rita Lee” tem quatro episódios, que já estão disponíveis em todas as plataformas de áudio, desde esta terça-feira (27).

Podcast sobre Rita Lee conta bastidores da carreira da Rainha do Rock
Foto: Guilherme Samora / Divulgação

O que diz cada episódio?

Cada episódio do podcast sobre Rita Lee tem um tema: o primeiro fala do início da carreira; o segundo, do sucesso, quando foi coroada pelo público; o terceiro nos traz a influência de Rita na vida das pessoas e, por fim, o quarto fala sobre a parceria com Roberto de Carvalho, um caso de amor que elevou o pop/ rock a outros patamares.

Tom Zé, parceiro de Rita na Tropicália, escancara logo no começo: “O que seria do pobre do tropicalismo se não fosse Rita Lee? Ela é uma pessoa tão acesa, tão ligada (…) é a mais fiel figura tropicalista”.

Beto Lee, o filho mais velho, músico, e que tocou com os pais durante anos, também chama a atenção para as experimentações da mãe: “Rock sempre esteve presente na vida dela. Assim como Carmen Miranda”, afirma.

Com depoimentos cheios de paixão e de admiração, Roberto de Carvalho, eterno parceiro de Rita, seja nas composições, seja pela vida afora como casal, aponta para o frescor que Rita trouxe à cultura. “(Era um) discurso ousado. Criativo, genial e novo”.

Podcast sobre Rita Lee: depoimentos de parceiros e admiradores

O podcast sobre Rita Lee também ouviu quem a apoiou desde o início, com os mutantes. Roqueiro da época em que Rita dava seus primeiros passos – e o primeiro a realmente dar um espaço importante aos Mutantes na TV, ajudando inclusive a escolher o nome do grupo, Ronnie Von fala de uma das grandes características de Rita como compositora: “Ela sempre brincou muito com situações históricas, sempre brincou muito com palavras e com as relações humanas”.

Letrux cita “Mamãe natureza” (1974, “Atrás do Porto Tem Uma Cidade”), que Rita aponta como sua primeira canção solo, já acompanhada do Tutti Frutti: “Tanto a música quanto a letra me abraçam de maneira muito reveladora”.

Roberto de Carvalho situa essa época do início ao dizer que “rock no começo era gueto, não era um fenômeno de mainstream”. E Paula Toller arremata, sobre as músicas de Rita: “Era uma coisa com uma cara brasileira. Aquilo determinou tudo o que foi feito depois”.

A Rainha não poderia faltar

O podcast sobre Rita Lee, é claro, também contou com seu próprio depoimento. “Modestamente, eu acho que abri bastante avenidas. Comecei a fazer um rock ‘brasilês’”, diz a própria Rita, em luxuosa participação no podcast.

Em um divertido depoimento para o podcast sobre Rita Lee, Nelson Motta admite que a primeira coisa que lhe chamou a atenção, quando viu “aquela garota loirinha” pela primeira vez no fim dos anos 60, foi sua beleza. “Fiquei louco. Eu e todo mundo”. Mas, poucos minutos em ação, provaram outro ponto: “Ela é um fenômeno. Ela é a verdadeira mulher maravilha”.

Os episódios são recheados de histórias deliciosas, como quando João Gilberto quis cantar com Rita; quando Roberto fala do início do namoro e até de quando Rita conta do disco voador que viram juntos, da janela do apartamento do casal, nos anos 70.

Podcast sobre Rita Lee: um verdadeiro vulcão

Rita Lee, além de comentar que tudo em sua carreira foi muito orgânico – sem a preocupação de estar fazendo um hit ou não – relembra como nasceram os grandes clássicos ao lado de Roberto: “Tinha filho mamando no peito, Roberto tocando piano, eu escrevendo, cachorro e gato passando (….) A gente era um vulcão! A gente não parava (de compor)”.

Xuxa Meneghel, que também falou ao podcast sobre Rita Lee, que confessa que só canta Rita no karaokê, aponta um fator raro para artistas com muito tempo de carreira: a renovação constante do público de Rita. “Acho tão lindo eu sempre ter sido apaixonada por ela e agora a minha filha, Sasha, ser apaixonada também. As décadas passam e ela continua sendo esse ícone. Rita Lee, para mim, é uma grande mestra. Uma baita de uma guru”, declara a cantora e apresentadora.

A nova geração também marca presença

Da nova geração, artistas como Gloria Groove e as meninas do duo Anavitória também falaram ao podcast sobre Rita Lee. “O discurso da Rita é muito real. Sem contar que ela está sempre à frente, tudo o que ela já soltou é muito atual. Rita abriu as portas para a coragem. Na época (em que ela estourou), era um discurso muito novo para uma mulher”, diz Ana Caetano.

E Gloria concorda: “A importância de uma mulher, com esse espaço na música brasileira, quebrando tabus! A liberdade da Rita me inspira demais”.

Inspiração que arrebatou Mel Lisboa, quando ela interpretou Rita, com total entrega, em um musical de sucesso. E que ficou mais de dois anos em cartaz com casa cheia. “A gente fica tão encantada, que chega um momento em que falei: eu queria ser a Rita!”.

Podcast sobre Rita Lee: Marisa Monte e filho também participam

Marisa Monte, que também deu seu depoimento ao podcast sobre Rita Lee, engrossa o coro, ao admitir que Rita “arrombou a festa” de sua vida quando ouviu suas músicas pela primeira vez. “Falando sobre emancipação, liberdade da mulher – dentro de um meio extremamente masculino que é a música”.

João Lee, filho do meio de Rita e Roberto, DJ e produtor, foi um observador privilegiado ao testemunhar clássicos nascendo: “O que eles querem é contar um pouco de si para o mundo”. João, aliás, produziu a trilogia Classix Remix, com grandes sucessos do casal Rita e Roberto em formato remix.

Podcast sobre Rita Lee: outros depoimentos importantes

Engenheiro de som de diversas obras-primas do casal, Moogie Canazio resume: “A impressão que tenho até hoje é a de que ela quer ser muito fiel ao que está passando dentro dela”.

E, como explica o produtor Guto Graça Mello, tudo com total liberdade. “Eu era da Som Livre e nunca teve uma palavra do João (Araújo, diretor e fundador da gravadora) de ter que vender, de como ia ser o disco… Rita e Roberto tinham a liberdade total de entrar no estúdio e fazer seus discos. Lá dentro (na gravadora), a gente tinha a certeza de que sairia algo genial”.

Outros nomes que também colaboraram para o podcast sobre Rita Lee foram: Branco Mello, Fernanda Abreu, Fernanda Takai, Marina Lima, Sarah Oliveira, Silvia Venna… A apresentação é de Adriana Penna.

Para finalizar, o jornalista Guilherme Samora, um estudioso do legado cultural de Rita Lee, conclui, brilhantemente, sobre o que Rita representa e foi muito bem repassado, pelo podcast sobre Rita Lee. “Não existe artista nesse universo que seja mais completo e importante do que Rita. Sorte a nossa que ela veio parar aqui na Terra”.

E aí? Quer acompanhar a série de quatro episódios do podcast sobre Rita Lee, “Identidade Musical – Rita Lee”, produzido pela Universal Music? Então, acesse seu tocador de áudio favorito e não perca! O Versos e Prosas deixa o link da maior das plataformas, o Spotify.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *