MPB4 e Kleiton e Kledir celebram anos de amizade com show em BH

O MPB4 e Kleiton e Kledir prometem agitar a capital mineira, este fim de semana, com um espetáculo recheado de clássicos das carreiras dos artistas.

No palco, os músicos vão apresentar grandes sucessos da carreira, como Vira Virou, Roda Viva, Amigo é pra essas coisas, Cicatrizes e Maria Fumaça”.

Um dos integrantes do MPB4, Dalmo Medeiros, conversou com o Versos e Prosas sobre o show, a parceria de longa data entre sua banda e a dupla gaúcha, e ainda disse o que o público da capital mineira pode esperar, deste grande encontro da Música Popular Brasileira.

O MPB4

Grupo vocal e instrumental brasileiro, formado em Niterói, Rio de Janeiro, em 1965. Seus principais gêneros musicais são o samba e a MPB. Com um repertório marcado por composições de personalidades da música popular brasileira, como Noel Rosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, João Bosco, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O grupo apresenta-se em todo o Brasil, com sucesso de público e de crítica.

A primeira formação, desde 1965, contou com Miltinho, Magro, Aquiles e Ruy Faria. Em 2004, Ruy Faria saiu do quarteto, sendo assim substituído por Dalmo Medeiros, ex-integrante do grupo Céu da Boca, convidado para ficar em seu lugar. Em 2012, o grupo perde Magro Waghabi, vítima de um câncer, aos 68 anos. O cantor, compositor e arranjador, Paulo Malaguti, ex-integrante do Céu da Boca e integrante do Arranco de Varsóvia, é convidado para substituir Magro.

Kleiton e Kledir

Com um inovador estilo musical e um simpático sotaque gaúcho, Kleiton & Kledir marcaram definitivamente a cultura brasileira dos últimos anos e são uma referência para quem quer compreender a música popular produzida no Brasil nos dias de hoje. São mais de 20 discos gravados e shows por todo Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires, e suas composições ganharam versões de grandes nomes da música brasileira e internacional.

Músicas como “Deu Pra Ti”, “Vira Virou”, “Nem Pensar”, “Paixão”, “Fonte da Saudade”, “Maria Fumaça”, “Tô que Tô” e “Navega Coração” marcaram uma geração e os irmãos de Pelotas continuam fazendo sucesso, conquistando um novo público.

MPB4 e Kleiton e Kledir: uma amizade de décadas

Apesar de se unirem agora para cantarem grandes sucessos das carreiras juntos, MPB4 e Kleiton e Kledir tem uma relação de amizade e trocas de parcerias bastante antiga, como conta, ao Versos e Prosas, um dos membros do MPB4, Dalmo Medeiros:

“A parceria vem do início da carreira do MPB4 e de Kleiton e Kledir. O MPB4 começou um pouco antes, 1964, 1965, Kleiton e Kledir veio um pouco depois, final dos anos 1970, por aí. Até tem uma brincadeira que a gente faz, o Ruy Faria, que eu substitui, em 2004, quando o Vira Virou começou a fazer turnê junto com o MPB4, o Ruy dizia sempre: ‘Olha, um dia, nós vamos abrir o show para esses meninos’. E é o que está acontecendo agora. Eles sempre participaram dos shows do MPB4, no início da carreira, viajávamos muito juntos, fizeram composições juntos, tem música do Magro com o Kleiton. Eles cederam músicas, como A Ilha, que entrou em nosso disco de 50 anos, um arranjo maravilhoso do Paulinho! Então, é uma parceria que vem de longa data, rendeu bons frutos”, afirma.

Ao contar como a amizade se transformou em parceria também nos palcos, Dalmo Medeiros destacou um dos pontos fortes do MPB4, de fazer parcerias com outros grandes nomes da nossa música:

“O MPB4 sempre primou por convidar outros artistas e também já foi convidado por outros artistas para fazer dupla no palco. Recentemente, nós tivemos a experiência com o Toquinho, Ivan Lins, que já seguimos em turnê pelo Brasil há mais de dez anos. Há teatros que nós já voltamos pelo menos umas oito ou nove vezes. E fizemos outras parcerias, com Leila Pinheiro, com o Guinga, sempre com artistas que, de alguma forma, participaram da história do MPB4. A gente não pode esquecer que, a primeira parceria do MPB4, foi com o Chico Buarque, que também durou muitos anos. E essa parceria com Kleiton e Kledir surgiu de uma ideia de um encontro de amigos, verdadeiros amigos. A dupla participou da história do MPB4, quando o MPB4 gravou Vira Virou, que é um marco na história da banda, foi um divisor de águas na carreira do MPB4. E o MPB4 lançou a dupla Kleiton e Kledir. Então, já estava no radar do MPB4 esse casamento no palco”, detalha o artista. Confira outras notícias conosco.

Tendo vários e vários sucessos das carreiras de MPB4 e Kleiton e Kledir para se construir um bom repertório, Dalmo Medeiros explicou qual o critério utilizado para a montagem:

“A primeira coisa que nos norteou foi a escolha de sucessos, de ambos os artistas. Mesmo assim, nos primeiros shows, Deu Pra Ti, por exemplo, que é uma música de sucesso, só agora, em Belo Horizonte, que nós vamos apresentar essa canção de sucesso! Então, foi difícil montar um repertório, não pode ser muito longo o show, mas nós conseguimos”.

Dalmo ainda falou sobre a adaptação de estilos do MPB4 e de Kleiton e Kledir. Para ele, não há tanta diferença assim:

“São estilos diferentes, embora muita coisa de ambos os repertórios tenham a ver, tem muita coisa que tem muito a ver. As canções com carregamento mais político, eles também têm essa coisa das letras, da poesia mais política, o MPB4 tem muito. Então, isso é um casamento que, é só a gente fazer a dosagem, de um lado e de outro, para poder adaptar os estilos. E ficou bonito! A gente entra também em Maria Fumaça, por exemplo, que é muito autoral deles, muto gaúcha, e a gente entrou, de corpo e alma, e ficou bonito, ficou interessante! A música carrega muito no humor e ficou super interessante!”.

O artista ainda nos conta sobre sua expectativa, bem como a da banda, para o espetáculo deeste sábado, em BH:

“A nossa expectativa é a melhor possível! Nós já fizemos dois shows em Porto Alegre e com casa lotada! Fizemos São Paulo e também com a casa cheia! Então, a receptividade do show é muito boa, porque são dois artistas que carregam, em si, uma história muito bonita! Aliás, Kleiton e Kledir têm uma história com Minas Gerais, eles contaram que, lá no início, eles iam muito a Minas Gerais, então eles são sempre muito bem recebidos em Minas!”, ressalta.

Dalmo Medeiros ainda nos adianta o que o público mineiro poderá acompanhar no repertório do show:

“O público pode esperar um espetáculo de qualidade, em que, eu tenho certeza que, muitas músicas vão ser cantadas junto com a plateia, o povo vai cantar junto com a gente, porque são músicas conhecidas, hits dos dois grupos. Músicas como San Vicente, Lagoa dos Patos, Vira Virou, Apesar de Você, Cálice, todas essas músicas são muito conhecidas e muito atuais também. Então, eu tenho certeza que o público vai participar do show, com entusiasmo e alegria, que é o que a gente pretende fazer lá!”.

Para fechar, Dalmo Medeiros convoca não apenas o público de Belo Horizonte para o show e promete: “O público pode esperar um grande espetáculo, que vai rodar esse país!!”, finaliza.

O show MPB4 e Kleiton e Kledir será neste sábado, 30 de julho, a partir das 21h, no Sesc Palladium, localizado à Rua Rio de Janeiro, 1046, no Centro, em Belo Horizonte (MG).

Os ingressos estão à venda, a partir de R$ 90, pelo site da Sympla ou na bilheteria do teatro.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *