O Mineirão vai pulsar em 2022. O maior palco de shows e eventos do país está com a agenda movimentada para este ano. Serão mais de 200 atrações após dois anos de restrições por conta da pandemia de Covid-19. A retomada de shows, festivais e outras experiências segue de forma segura e gradual no Gigante da Pampulha, como o estádio é carinhosamente chamado, que se prepara para uma temporada marcada pela presença de grandes estrelas da música nacional e internacional.
A agenda do estádio sempre foi destaque no cenário cultural e de entretenimento e a volta está sendo feita com muito estudo e um trabalho criterioso da equipe, conforme destaca a gerente de eventos do Mineirão, Priscilla Machado. “Fechamos 2019 com um recorde entre as arenas do país, com 253 eventos e uma agenda lotada para 2020. Porém, com a pandemia, fizemos várias remarcações e conseguimos acomodar toda essa demanda no nosso calendário, pensando na segurança e na experiência dos nossos clientes. Mas com a pandemia mais controlada, o avanço das vacinas e os protocolos cada vez mais habituados, nossa expectativa é superar os números de 2019, inclusive no público presente”, ressalta Priscilla.
Para a gerente de eventos, a expectativa é que mais de 200 iniciativas sejam realizadas no estádio até o fim de 2022, isso, sem contar os jogos de futebol. “Estamos com praticamente todos os eventos de calendário da cidade confirmados aqui no Gigante. E este será o ano com maior número de eventos internacionais, com agenda cheia e a projeção de mais de 1,5 milhão de pessoas passem nos eventos por aqui”, conta Priscilla, que destaca ainda a capacidade do Mineirão de conseguir ser modular e atender todo tipo de evento. “Aqui no Gigante cabe todo tipo de evento e, em algumas ocasiões, teremos até atrações simultâneas, pois é possível usar o gramado e a Esplanada, por exemplo”, acrescenta. Confira outras notícias conosco.
Palco de partidas de futebol inesquecíveis, shows que ficaram marcados na história de Belo Horizonte e testemunha de momentos que fizeram a alegria de milhões de pessoas, o Mineirão é um espaço multiuso, com capacidade de receber eventos de pequeno, médio e grande porte. A versatilidade de uso do local se deve graças às diversas possibilidades oferecidas aos realizadores de eventos. Além do imponente gramado e suas arquibancadas, o estádio oferece a Esplanada, que pode ser ocupada em sua totalidade ou apenas em um dos lados, Norte ou Sul, além dos estacionamentos e camarotes, que conseguem ser modulados de acordo com as características de cada produção.
Já estão confirmados mais de 20 festivais e quase 50 shows, sendo seis internacionais. “O que posso adiantar é que o Mineirão será palco de estrelas da música mundial que vão impressionar o público. Após as necessárias remarcações de datas, a banda norte-americana de heavy metal, Metallica, está mais que confirmada para o dia 12 de maio. Outros nomes que farão fãs de todo o país chegar em BH serão divulgados nas próximas semanas”, revela Priscilla Machado.
Vários festivais que fazem parte do calendário de Belo Horizonte, atraindo turistas de todo o país, já são aguardados com grande expectativa pelo público. Em abril, o Mineirão receberá o Breve Festival, seguido pelo Festival Brasil Sertanejo, em maio, que vai agitar a Esplanada durante dois sábados consecutivos. O Só Track Boa, em junho, terá a sua maior edição da história. Em agosto, acontece o Festival Sarará, e, em setembro, o aguardado Planeta Brasil. A temporada de atrações termina com o tradicional O Último Samba do Ano, em dezembro. A expectativa é que cada um desses festivais receba entre 30 e 60 mil pessoas.
Outros eventos confirmados e aguardados pelo grande público serão o Buteco do Gusttavo Lima, com uma megaestrutura, em abril, e as turnês nacionais dos ícones da música brasileira, Marisa Monte, que se apresenta pela primeira vez no estádio, e Irmãos, com Alexandre Pires e Seu Jorge.
Com toda agenda de eventos, o Mineirão mostra que está muito além de ser apenas um estádio de futebol. “O desafio da nossa equipe é fazer com que o Mineirão seja um espaço multiuso, movimente a agenda da cidade e, também, se torne um ativo importante para a economia de Minas Gerais. Temos a meta de fazer um ano histórico para o Mineirão, mas nosso objetivo é fazer de Belo Horizonte um dos principais locais para grandes shows e reconhecido mundialmente”, finaliza a gerente de eventos do Gigante da Pampulha, Priscilla Machado.
Confira, com o Versos e Prosas, a agenda de eventos já divulgados para o Mineirão em 2022:
Breve Festival 2022
Data: 09/04/2022
Principais artistas: O Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo), Racionais Mc’s, Pitty, Ludmilla, Glória Groove e outros
Marisa Monte – Turnê Portas 2022
Data: 16/04/2022
Buteco do Gusttavo Lima 2022
Data: 23/04/2022
Chamado do Grifo
Data: 30/04/2022
Principais artistas: DJ GBR e outros
Festival Sertanejo
Datas: 07/05/2022 e 14/05/2022
Principais artistas: Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Gabi Martins, João Gomes, Israel e Rodolffo, Alok, Dennis e outros
Metallica
Data: 12/05/2022
Principais artistas: Mettalica
Bloco do Silva
Data: 21/05/2022
Alexandre Pires e Seu Jorge – Turnê Irmãos
Data: 28/05/2022
Só Track Boa
Data: 04/06/2022
Viixe! Forró e Piseiro!
Data: 09/07/2022
Principais atrações: Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Zé Vaqueiro e Xand Avião
Evento: Baile do Desande
Data: 16/07/2022
Pandora Festival 2022
Data: 23/07/2022
Principais artistas: LIU, Bruno Martini e convidados
Bope Games
Datas: 30 e 31/07/2022
Baile da Santinha
Data: 20/08/2022
Principais artistas: Léo Santana e convidados
Festival Sarará
Data: 27/08/2022
Principais artistas: Zeca Pagodinho, Pablo Vittar, Marina Sena, Baiana System, Gilsons e outros
Planeta Brasil
Datas: 24/09/2022 e 25/09/2022
Principais artistas: KVSH & Friends, Matue e Teto, Cat Dealers, Lagum e Natiruts.
Mais informações podem ser obtidas pelo site do estádio Mineirão.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.