Grupo DoContra estreia com música mineira de qualidade na Sala Minas Gerais
O “Concerto mineiro à luz de velas”, realizado pelo grupo DoContra, vai homenagear grandes compositores da música popular mineira com uma roupagem instrumental clássica. A apresentação será este fim de semana, e ocorrerá pela primeira vez na Sala Minas Gerais, um dos espaços de concerto mais respeitados do país, localizado em Belo Horizonte (MG).
O Grupo DoContra é uma das mais gratas surpresas da nova geração da música instrumental brasileira. Formado pelo contrabaixista Neto Bellotto, violista Gilberto Paganini e o produtor executivo Rodrigo Brasil, o grupo tem como proposta a promoção e difusão da música erudita, transitando pelo universo popular e outras linguagens artísticas.
O sexteto que forma o DoContra é composto por Neto Bellotto (contrabaixista, violonista e cantor), Gilberto Paganini (viola), Wallace Mariano (contrabaixo), Jovana Trifunovic (violino), Lina Radovanovic (violoncelo) e Valentina Gostilovitch (violino).
Neto Bellotto nos explica um pouco mais sobre o grupo: “O DoContra é um grupo de solistas de Minas Gerais, que tem como característica principal desafiar o conceito de fugir do tradicional, ou seja, nossos arranjos exclusivos e a qualidade de nossos músicos proporcionam ao público uma experiência sonora e visual totalmente inusitada!”, diz.
Em 2016 o DoContra foi vencedor do MIMO Instrumental, se apresentando no Rio de Janeiro. No ano de 2020 lançou seu primeiro álbum em parceria com o artista Flávio Venturini e Orquestra de contrabaixos e no ano de 2022 fará o lançamento de seu segundo álbum e audiovisual intitulado “Concerto Mineiro”, na formação quinteto de cordas, voz e violão de Neto Bellotto.
O Concerto Mineiro à Luz de Velas
Neste espetáculo, o grupo DoContra apresenta uma proposta diferenciada na música de concerto, onde um sexteto de cordas formado por dois violinos, viola, violoncelo, contrabaixo e violão, em um cenário intimista à luz de velas, relembram sucessos da música mineira, na voz de Neto Bellotto, com arranjos exclusivos.
“Nesse Concerto Mineiro à Luz de Velas, a nossa formação é voz, violão e um quinteto de cordas, ou seja, dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, todos os instrumentos tocando o tempo todo!”, detalha Neto Bellotto. Confira outras notícias conosco.
O repertório do show tem Clube da Esquina como destaque
Em roupagem inédita, clássicos da música mineira estarão no repertório do Concerto. Canções como “Caçador de Mim” (Sérgio Magrão/Luiz Carlos Sá), “Todo Azul do Mar” (Flávio Venturini/Ronaldo Bastos), “A Miragem” (Marcos Vianna), “Para Lennon e McCartney” (Lô Borges/Márcio Borges/Fernando Brant), entre outros, ganham cores eruditas em um casamento com o popular, em meio à luzes de velas, criando um espetáculo que é sucesso de público e crítica por onde passa.
“O repertório, lindo, passa por grandes clássicos do Clube da Esquina, de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, entre outros”, enumera o contrabaixista e intérprete do DoContra, Neto Bellotto.
O convidado especial da noite
E como não poderia faltar, uma vez que é tradição do Grupo DoContra contar com convidados especiais para a apresentação, a presença ilustre deste sábado (8), é do cantor e compositor, integrante do Clube da Esquina, Toninho Horta, como nos detalha Neto Bellotto:
“A gente vai ter a participação mais do que luxuosa de um grande mestre do violão brasileiro, mineiro, que é o Toninho Horta, também cantando seus clássicos com a gente!”.
Entre estes clássicos, estão Manoel O Audaz, parceria de Horta com Fernando Brant, e Céu de Brasília, também composta pelos dois mestres do Clube, ao lado de Flávio Venturini.
Neto Bellotto convida a todos que estiverem na capital mineira, no próximo sábado, para acompanhar o espetáculo:
“Então, está imperdível, na Sala Minas Gerais, que é um dos maiores teatros do Brasil. Vale a pena sentar naquela sala linda e curtir esse espetáculo, que vai ser uma grande surpresa para todos vocês!”, finaliza Bellotto.
O Concerto Mineiro à Luz de Velas, do Grupo DoContra, reverenciando grandes nomes da música mineira, e com a presença ilustre de Toninho Horta, será neste sábado, dia 8 de outubro, às 20h30, na Sala Minas Gerais. A Sala Minas Gerais se localiza na Rua Tenente Brito Melo, 1090, no Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).
Os ingressos custam a partir de 15 reais (meia entrada) e podem ser adquiridos através deste site.