Fusca de Seu Jorge é paixão de Luciano Huck no Domingão

O Fusca 1970 do cantor Seu Jorge foi um destaque e tanto no “Domingão” no fim de semana passado. Ainda  na abertura do programa, o músico e ator deu uma carona nessa relíquia para Alexandre Pires, parceiro de Seu Jorge na turnê “Irmãos”, e Luciano Huck.

O apresentador do Domingão gostou tanto do carro que, após o passeio nos arredores do estúdio da TV Globo em São Paulo, fez questão de dirigi-lo no encerramento do programa, novamente com a companhia dos cantores.

Seu Jorge é dono de uma bela coleção de carros, o artista tem um grande apreço pelo Fusca com pintura bege: o veículo foi adquirido pelos tios Mário e Marlene em agosto de 1970, quando Seu Jorge tinha apenas dois meses de vida.

Em seu perfil no  Instagram, Seu Jorge conta que assumiu a guarda do Fusca a pedido da tia, por conta da idade avançada de seu Mário, e logo providenciou uma reforma no veículo, que foi – concluída em dezembro de 2019. Confira outras notícias conosco.

“Tenho um casal de tios que são pessoas muito especiais e importantes na minha educação e na educação de meus irmãos”, diz o cantor na rede social, destacando que o Fusca foi o primeiro carro deles.

“Lembro-me das inúmeras vezes em que fomos ao mercado fazer compras do mês e lotávamos esse Fusquinha de sacolas e bolsas com alimentos e produtos básicos. Hoje em dia, meu tio não dirige mais”, relembra o músico que nasceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Seu Jorge acrescenta ainda que recebeu a missão de conservar o Fusca como símbolo “do sonho de um humilde homem negro, que estava determinado a promover o melhor que ele podia para a sua família”.

Seu Jorge tem usado o clássico dos anos 70 na divulgação da sua turnê ao lado de Alexandre Pires

Após receber o Fusca , Seu Jorge tratou de devolvê-lo à velha forma com a ajuda de Charles, seu irmão.

A missão coube à Trocar Autos Antigos, empresa de Campinas (SP) especializada em restaurar veículos clássicos – em especial, modelos da Volkswagen.

Bruno Bertoli Almeida, que comanda o negócio ao lado do irmão e dos pais, relata que foram necessários cerca de dois meses para deixar o Fusca do jeito como foi visto no “dominical de Luciano Huck”.

Almeida ressalta que o trabalho não foi uma reforma e sim uma “revitalização”, mantendo a pintura e a maior parte dos componentes originais.

“Ele tem um apego muito grande a esse Fusca e disse que usou bastante o carro no início da carreira. A ideia foi manter a originalidade do visual externo e da mecânica”, explica.

Basicamente, a intervenção envolveu a limpeza completa da carroceria por dentro e por fora, bem como o polimento da pintura e reparos no motor e na parte elétrica, já bastante castigados pelo passar dos anos.

Por fora, o veículo recebeu frisos cromados – mesmo acabamento aplicado nos retrovisores, substituídos.

A cabine, por sua vez, ganhou manta termo acústica para redução nos ruídos e isolamento do calor, bem como troca da tapeçaria e instalação de revestimentos de couro bege e cintos de três pontos.

“Seu Jorge pediu que o interior mantivesse a cara clássica e, ao mesmo tempo, ficasse mais confortável, sem a obrigação de seguir o padrão original. Ele dispensou o apoio de cabeça nos bancos, enquanto o assento do motorista incorporou ajuste de altura. Também instalamos apoio de braço central”.

Seu Jorge confirma em seu Instagram que ficou satisfeito.

“Quando [o Fusca] ficou pronto, minha emoção não se conteve. Chorei imensamente 3 Ponto Eu havia conseguido trazer de volta o espírito guerreiro desse automóvel que tem história na vida de muita gente por aí afora!”

O músico acrescenta que seguirá cuidando com todo o carinho do Fusca para que sua sobrinha-neta tenha as primeiras aulas de direção nele, quando completar 18 anos.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *