Francis Hime e Olivia Hime falam do show Dois Franciscos

Francis Hime & Olivia Hime apresentam o espetáculo DOIS FRANCISCOS – e um convidado muito especial, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com quatro shows gratuitos, a turnê passa pelos bairros de Madureira, Pavuna e Tijuca, trazendo sempre a participação especial de um jovem músico formado por orquestras sociais. A estreia acontece em 4 de março, às 19h, na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira. No dia 19 de março, a apresentação é às 19h, na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Em 1º de abril, é a vez de o Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, receber o casal de artistas. Por fim, no dia 13 de abril, às 19h, o espetáculo será na Arena Carioca Dicró, no Parque Ari Barroso, na Penha. Todas as apresentações terão tradução em Libras e programas de sala em Braille.

Olivia Hime comentou, com o Versos e Prosas, sobre a ideia do show, assim como o porquê do nome: Dois Franciscos:

“Então, durante a pandemia, eu tive a ideia de fazer esse show, comemorando a parceria de Francis e Chico, que, no ano passado, comemoraram 50 anos da parceria de Atrás da Porta. Eu ia fazer esse show com outro pianista, aí, Francis, quando soube, disse: ‘Não, eu quero fazer, eu quero participar do show, quero ser o pianista!’ (risos)”, iniciou ela, que prosseguiu, falando das músicas escolhidas para o espetáculo.

“Tem músicas de Francis com Chico, músicas composta apenas por Chico, de Chico com outros parceiros, de Francis com outros parceiros, enfim, tem sempre um dos dois envolvidos, os dois Franciscos. Essa foi a ideia, porque é uma parceria muito rica, deles dois, e também variando, trazendo outros parceiros. E porque Dois Franciscos? Francisco Buarque de Holanda e Francis, que chama-se Francis, mas alguns amigos, e eu, chamamos Francis, carinhosamente, de Francisco”, explicou Olivia.

A boa receptividade do espetáculo

O show DOIS FRANCISCOS estreou com elogios entusiásticos da crítica. Nele, o casal percorre o repertório do próprio Francis e de Chico Buarque, compositores-pilares da MPB, seja com números da consagrada parceria entre os dois, seja com outros temas do cancioneiro de ambos os artistas.

Olivia falou da receptividade e da emoção que o casal transmite ao público, durante cada canção interpretada no show:

“A receptividade dos espetáculos tem sido magnífica! Realmente, até além das minhas expectativas. Agora, um fato curioso, é que as pessoas saem do espetáculo muito, muito emocionadas! No último espetáculo que fizemos, as pessoas saíam com os olhos vermelhos, chorando. A Sandra Pêra disse: ‘Olivia, eu não paro de chorar!’. Eu digo: ‘Gente! Vocês saíram de casa para ver a gente, e saem chorando, chorando, por favor, parem de chorar, senão eu vou ficar preocupada!’. É claro que eu estou brincando, mas, realmente, é um espetáculo muito comovente, muito tocante, muito delicado, com um roteiro muito bem construído! Eu acho que, em tempos de tanta violência, tanta dor, tantas dificuldades que estamos vivendo no mundo, quando a gente faz um roteiro assim, delicado, realmente comove muito! Eu não esperava que comovesse tanto!”, relata Olivia Hime.

Francis Hime concorda com a companheira e fala, ao Versos e Prosas, sobre o carinho com o qual o público os recebe:

“Ele está sendo muito bem recebido pelo público, assim como foi bem recebido pela crítica, e estamos adorando fazer o show dessa maneira! Pretendemos circular ainda muito pelo Brasil com ele!”, afirma.

Dois Franciscos e as participações especiais

No palco, a cada show de Francis e Olivia Hime, juntam-se aos dois artistas – e ao violoncelista Hugo Pilger – um jovem instrumentista. A estreia, dia 4, na Arena Carioca Fernando Torres, terá a participação do violinista Jorge Junior, da Orquestra da Grota.

Francis Hime comenta sobre as participações especiais e uma alteração, com a inclusão de um clássico de Chico Buarque, no repertório: “A única novidade, possivelmente já para o segundo show, vai ser, invés de Outros Sonhos, a segunda música do show, música e letra de Chico, ela deve ser substituída por Sob Medida, que também é música e letra de Chico. O resto, o repertório se mantém inalterado. Teremos o violino do Jorge Junior, nessa primeira, em Madureira, ele vai tocar Meu Caro Amigo, eu vou acompanha-lo. E na segunda, na Pavuna, teremos o Gabriel Ramos, no violão, e que, possivelmente, vai tocar também Meu Caro Amigo”, detalha o pianista. Confira outras notícias conosco.

O espetáculo encanta tanto pela dimensão monumental da obra dos compositores prestigiados – podendo aqui ser apreciada em conjunto – quanto pela interpretação maturada do casal Francis e Olívia. Suas vozes e piano valorizam as nuances e a sensibilidade das canções. Cheios de vigor e em plena atividade, Francis e Olívia completam 85 e 80 anos, respectivamente, em 2023.

Francis Hime ainda nos brindou com a história da música Atrás da Porta, clássico na voz de Elis Regina, composta por Francis e Chico – sendo a primeira parceria entre eles -, que foi o mote inicial para o espetáculo Dois Franciscos, e que comemorou 50 anos em 2022.

Vale lembrar, ainda, que a agenda de shows do Rio em 2023 está repleta de atrações, para todos os gostos!

Dois Franciscos: roteiro do show

E Se (Francis Hime / Chico Buarque)

Outros Sonhos (Chico Buarque)

Passaredo (Francis Hime / Chico Buarque)

Embarcação (Francis Hime / Chico Buarque)

Dois Irmãos (Chico Buarque)

Mar e Lua (Chico Buarque)

Todo Sentimento (Chico Buarque / Cristóvão Bastos)

Anoiteceu (Francis Hime / Vinícius de Morais)

Pivete (Francis Hime / Chico Buarque)

Meu Guri CB Pieta (Francis Hime / Silvana Gontijo)

Jogo da Vida (Francis Hime / Silvana Gontijo)

Atrás da Porta (Francis Hime / Chico Buarque)

Trocando em Miúdos (Francis Hime / Chico Buarque)

Luiza (Francis Hime / Chico Buarque)

Dois Franciscos: serviço

, Francis Hime & Olívia Hime

, DOIS FRANCISCOS – e um convidado muito especial

, Entrada gratuita e classificação etária livre

, Madureira

, Data: 4 de março (sábado), às 19h

, Local: Arena Carioca Fernando Torres

, Endereço: Rua Bernardino de Andrade – Parque Madureira

, Pavuna

, Data: 18 de março (sábado), às 19h

, Local: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra

, Endereço: Praça Ênio, s/n – Pavuna

, Tijuca

, Data: 1º de abril (sábado), às 17h

, Local: Centro da Música Carioca

Penha

Data: 13 de abril (quinta), às 19h

Local: Arena Carioca Dicró, no Parque Ari Barroso

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *