Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto se juntam para homenagear Tom Jobim

Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto se uniram para realizar, neste fim de semana, uma live com o espetáculo O Tom da Takai, homônimo ao disco da líder do Pato Fu, lançado em 2018, que homenageia um dos grandes nomes da nossa MPB e um dos líderes da bossa nova, Antônio Carlos Jobim, ou simplesmente Tom Jobim (1927-1994).

Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto abrem a série de eventos do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions, que vai misturar boa música e informação. A série de encontros terá cinco apresentações, uma a cada mês, e contará com nomes como Ana Carolina, Diogo Nogueira e Alceo Valença.

Saiba todos os detalhes desta série, bem como da união entre Fernanda Taxai e Orquestra Ouro Preto, que vai homenagear um dos maiores nomes do cancioneiro não apenas brasileiro, mas mundial: Tom Jobim.

A trajetória da Orquestra Ouro Preto

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda.

Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade, a Orquestra Ouro Preto atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto.

Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD e sete DVDs.

Criada em 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto é um projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica que propõe o desenvolvimento técnico de músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto.

Atualmente, o projeto conta com 42 bolsistas, com idades entre 18 e 28 anos. Os alunos têm em comum a paixão pela música e enxergam nela um futuro promissor como porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura.

A trajetória de Fernanda Takai

Fernanda Barbosa Takai, a Fernanda Takai, nasceu em Serra do Navio 25 interior do Amapá, no dia 25 de agosto de 1971. Fernanda Takai é cantora, compositora e multi-instrumentista.

Embora ainda atue como vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai concilia seu trabalho junto à banda com sua carreira solo, desde 2007, com boa repercussão, chegando a gravar um disco em parceria com o ex-guitarrista do The Police, Andy Summers, em 2012.

Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para o Pato Fu.

O Tom da Takai

O disco O Tom da Takai, lançado por Fernanda Takai em 2018, conta com canções do chamado “lado B” de Tom Jobim, mais especificamente do início de sua carreira, quando ele e seus companheiros, como João Gilberto, Vinícius de Moraes, João Donato, dentre tantos outros, lançaram a bossa nova, movimento de grande relevância para a nossa MPB.

O álbum O Tom da Takai reproduz a época mágica em que toda uma geração pareceu despertar para a beleza. No disco, estão algumas das primeiras canções de Tom que contemporâneos e companheiros do artista tiveram a felicidade de conhecer. Canções que, por Tom ter produzido tantas obras-primas pelo resto da vida, foram ficando para trás, quase esquecidas.

Dentre elas, destacam-se: “Olha pro céu”, “Aula de matemática”, “Outra vez”, “Ai quem me dera”, “Brigas nunca mais” e tantas outras.

O Tom da Takai, com Fernanda Takai, contou com a produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle, também grandes expoentes da bossa nova.

Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto: a primeira etapa de um novo projeto

Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto se uniram para homenagear, em live que ocorre neste fim de semana, um dos grandes craques da bossa nova, o gênio Tom Jobim, no espetáculo O Tom da Takai. Acompanhe outras notícias com o site Versos e Prosas.

Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto abrem a série de eventos do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions, que vai misturar boa música e informação de qualidade para quem acompanhar este mais novo projeto.

A série de encontros, com cinco apresentações inéditas junto a grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira, faz parte do Circuito SulAmérica de Música e Movimento.

Até dezembro, uma vez por mês passarão pelas sessões virtuais artistas como Diogo Nogueira (setembro), Ana Carolina (outubro), Alceu Valença (novembro) e Lulu Santos (dezembro).

“A SulAmérica tem muito orgulho de fomentar a arte e a cultura no país por meio de projetos maravilhosos como a Orquestra Ouro Preto”, afirma Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica.

“Este apoio está totalmente alinhado com a nossa visão de Saúde Integral, que incentiva as pessoas a viverem melhor por meio do equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira. A música leva cuidado e bem-estar às pessoas, o que tem sido importante neste momento de pandemia”, completa a diretora de marketing da seguradora.

Como vai funcionar a série com a Orquestra Ouro Preto?

Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto é o primeiro de uma série de eventos, que vão ocorrer mensalmente, até dezembro, com grandes nomes da MPB. Maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo vai conduzir bate-papos leves, descontraídos e informativos com os artistas convidados.

Algumas edições contarão ainda com a participação dos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto, projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica.

Todos os concertos, incluindo Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto, com o espetáculo O Tom da Takai, serão transmitidos pelo canal 500 da Claro TV (Canal Like), pelo canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube e ainda na programação da rádio e do app SulAmérica Paradiso, do Rio de Janeiro.

O grande encontro entre Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto será neste domingo (22), a partir das 18h30, e será transmitido ao vivo, pelos canais citados acima, além do canal do Youtube da Orquestra Ouro Preto. Não perca!

Marcos Aurélio

Olá, sou Marcos Aurélio! Sempre gostei do universo da internet e de criar na web. Decidi unir isso à minha grande paixão, a música, e assim nasceu o Versos e Prosas. Aqui, compartilho análises de letras, as histórias por trás das canções, notícias e lançamentos, perfis de quem faz a música acontecer e listas (TOP+) com os sons que mais curtimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *