Fernanda Takai diz que continua cantando música considerada machista de Chico Buarque

A cantora e compositora Fernanda Takai, da banda Pato Fu, anunciou neste sábado (29), que manterá no repertório de suas apresentações a música Com Açúcar, Com Afeto”, de Chico Buarque de Hollanda.

Recentemente, o cantor e compositor Chico Buarque decidiu que não cantaria mais a música Com Açúcar, Com Afeto, composta por ele originalmente para a voz de Nara Leão (1942 – 1989). A razão são as críticas do movimento feminista ao teor machista da letra, que fala da rotina sofrida de uma dona de casa, sustentada por um marido malandro e que, apaixonada, faz diversas concessões para agradá-lo.

Já a vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai, vai na direção contrária de Chico e se explica: “Fiz a lista do meu novo show. já tinha colocado “com açúcar, com afeto”. E ela vai continuar. Adoro a canção, a história sobre como surgiu, muito bem escrita. Uma letra que dá voz a uma personagem. Um espaço bem delimitado na arte”, escreveu Takai, em seu Twitter pessoal. Confira outras notícias, com o Versos e Prosas.

Durante entrevista ao documentário “O Canto Livre de Nara Leão”, dirigida por Renato Terra, e exibida pela plataforma Globoplay, Chico Buarque disse que não cantaria mais a canção, que ele já não canta há mais de 30 anos, por acreditar que a canção é preconceituosa contra as mulheres.

A música foi o resultado de um pedido que Nara Leão fez ao cantor e compositor. “Gostei de fazer, a gente não tinha esse problema. É justo que haja… As feministas têm razão, vou sempre dar razão às feministas, mas elas precisam compreender que naquela época não existia, não passava pela cabeça da gente que isso era uma opressão, que a mulher não precisa ser tratada assim”, diz Chico Buarque. “Elas têm razão. Eu não vou cantar ‘Com açúcar e com afeto’ mais e, se a Nara estivesse aqui, ela não cantaria, certamente”, acrescenta. Saiba mais sobre essa polêmica.

Confira a interpretação de Fernanda Takai para a música “Com Açúcar, Com Afeto” (Chico Buarque, 1967), no player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *