Documentário Rock Student resgata festival de bandas de garagem, na Grande BH
“Rock Student: O Som de Uma Geração”, dirigido pelo jornalista cultural Felipe Pedrosa e realizado pela Árvore Filmes em parceria com o projeto Trem Pra Fazer, é mais do que o retrato de um festival de bandas de garagem que existiu na região metropolitana de Belo Horizonte. O filme traz à tona um recorte da cidade de Contagem, que é nacionalmente conhecida pelo seu parque industrial, e ainda da juventude da época, que encontrou nos palcos e nas pistas do evento uma maneira de ser ouvida e de extravasar.
“O Rock Student não foi apenas um festival. Hoje, vinte anos após a primeira edição, é possível chamá-lo de movimento, pois ele aconteceu em um período em que Contagem não contava com atrativos culturais tampouco com grandes acontecimentos musicais”, pontua Felipe Pedrosa, que vem retratando a cidade ao longo do tempo. O diretor é autor dos documentários “Bênção”, sobre o benzedor Mário Brás da Luz, herdeiro direto de Arthur Camilo, da Comunidade dos Arturos, e do “Cacos de Lembranças”, que passeia pela cultura oral para narrar a sessentista Casa de Cacos. “Contagem sempre foi vista à margem; o que acontece no município muitas vezes não ganha holofotes; e eu, enquanto cidadão da cidade, acredito que o mundo precisa descobrir esse município e seu povo”, explica o jornalista.
O que se passa no documentário?
Em 30 minutos, “Rock Student: O Som de Uma Geração” passeia pela criação do festival, destaca a presença da mulher no festival, narra histórias engraçadas e tristes e reflete sobre o possível fim do evento. Ao todo, oito pessoas são entrevistadas no filme. Entre elas, Hugo da Silva, que integra o grupo de teatro Maria Cutia, Paulo Souza, guitarrista da banda Exorddium, e Dram Starling, musicista e professora. “A ideia foi costurar o filme com depoimentos diversos, não focar apenas em quem seguiu a carreira musical. Há nomes da cena, por exemplo, que ficaram de fora, mas que tiveram grande participação no Rock Student, como Raphael Salles, Flavinho e Rafael Vegas, músicos que estão numa crescente e realizando um trabalho autoral de grande valor”, conta Pedrosa. Confira outras notícias conosco.
Contemplado no edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, “Rock Student: O Som de Uma Geração” será exibido nos dias 23 (quinta) e 24 de fevereiro (sexta), no Auditório da Prefeitura de Contagem, em duas sessões: às 19h e às 19h30. A segunda sessão conta com uma versão do filme em audiodescrição, possibilitando que deficientes visuais e cegos possam mergulhar na história do festival, que completou 20 anos em 2022 e que ocupou diversos espaços de Contagem, atraindo músicos e público das cidades vizinhas, como Esmeraldas, Ibirité, Betim e até mesmo Belo Horizonte.
Vale parabenizar, aqui, a belíssima iniciativa dos organizadores e produtores do documentário “Rock Student: O Som de Uma Geração” que, ao disponibilizar a audiodescrição, tornou o filme inclusivo e atraente para quem tem deficiência visual e consegue, desta forma, compreender melhor o que se passa nos 30 minutos de conteúdo.
Rock Student: O Som de Uma Geração – serviço
Lançamento “Rock Student: O Som de Uma Geração”
Quando? Dias 23 e 24 de fevereiro de 2023
Horário? 19h e 19h30
Onde? Auditório da Prefeitura de Contagem (Praça Tancredo Neves, 200, Camilo Alves)
Quanto? Entrada gratuita, mas é necessário retirar o ingressos no site da Sympla.