Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se unem para muita MPB e música clássica
O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença é o quarto convidado do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions, que segue apresentando encontros memoráveis com grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), até dezembro de 2021.
Juntos, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, e o pernambucano Alceu Valença apresentarão o repertório do festejado “Valencianas”, projeto que reúne obras do cantor e compositor adaptadas para a música de concerto.
Antes da apresentação de Alceu Valença, o grupo mineiro já havia contado com dois nomes de peso, para iniciar este projeto: no dia 22 de agosto, Fernanda Takai apresentou seu O Tom da Takai, no qual a artista, integrante do Pato Fu, interpretou canções não tão famosas de Tom Jobim. Confira mais detalhes.
Já no dia 18 de setembro, foi a vez de Diogo Nogueira trazer muito samba e misturá-lo à música clássica da Orquestra Ouro Preto. Confira mais detalhes conosco.
Por fim, no dia 9 de outubro, foi a vez da cantora mineira Ana Carolina se unir à Orquestra Ouro Preto, para interpretar grandes sucessos de sua carreira, em formato de concerto. Saiba mais aqui.
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda.
Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.
O projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions ainda terá mais duas apresentações, de nomes de peso da nossa MPB: Alceu Valença, neste fim de semana, e fecha, em dezembro, com a apresentação de Lulu Santos.
Juntos, a Orquestra Ouro Preto e o pernambucano Alceu Valença apresentarão o repertório do festejado “Valencianas”, projeto que reúne obras do cantor e compositor adaptadas para a música de concerto. Além de propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, “Valencianas” reforça a universalidade da obra de Alceu.
Clássicos como “Anunciação”, “Belle de Jour”, “Como Dois Animais” e “Coração Bobo”, estão garantidos no repertório do encontro, que será transmitido neste fim de semana.
A série de encontros com grandes nomes da música brasileira tem patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e faz parte do Circuito SulAmérica de Música e Movimento. Rodrigo Toffolo, maestro da Orquestra Ouro Preto, conduzirá um bate-papo descontraído com Alceu Valença, trazendo música e informação.
“É um prazer imenso participar do concerto Valencianas com a Orquestra Ouro Preto. São jovens muito talentosos, que sabem interpretar minha música com rara sensibilidade. O meu Bravo! aos músicos da OOP e ao maestro Rodrigo Toffolo”, comemora Alceu Valença.
Vale lembrar que a última apresentação do ano do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions acontecerá em dezembro e terá como convidado especial o cantor e compositor Lulu Santos.
“Nós acreditamos que a música tem o poder de transformar a vida das pessoas e nos trazer bem-estar. O SulAmérica Sessions, que faz parte do Circuito SulAmérica de Música e Movimento, vem reforçar nosso incentivo à cultura brasileira por meio dos artistas, dos alunos apoiados pelo projeto Orquestra Ouro Preto e dos profissionais incríveis que fazem o espetáculo acontecer. Tudo isso traz um significado muito importante para todo o nosso time, que tem como compromisso melhorar a vida das pessoas. Ações como esta tornam real este propósito”, afirma Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica.
O concerto Alceo Valença e Orquestra Ouro Preto, interpretando grandes sucessos do músico pernambucano, será neste sábado (13), a partir das 20h30, pelo canal 500 da Claro TV (Canal Like), na programação da Rádio SulAmérica Paradiso, que também pode ser acessada por meio do aplicativo SulAmérica Paradiso Play e, ainda, pelo canal no YouTube da Orquestra Ouro Preto.