Single Paixão, de Kleiton e Kledir, ganha releitura de Henrique Portugal
O single Paixão, grande sucesso nas vozes de Kleiton e Kledir, lançado na década de 1980, agora ganha a releitura do cantor, compositor e instrumentista mineiro Henrique Portugal, projetado como tecladista do Skank, na década de 1990.
O single Paixão já está disponível, desde esta quinta-feira (27), em todos os aplicativos de streaming. Além disso, a canção vai ganhar um lyric video, que foi produzido com muito carinho para todos os fãs, segundo o artista mineiro.
O single tem a participação mais do que especial de PJ, baixista da banda mineira Jota Quest.
Confira, com o Versos e Prosas, os detalhes do single Paixão (Kledir Ramil, 1981), grande sucesso de Kleiton e Kledir, que agora ganha a releitura pop de Henrique Portugal.
A trajetória de Henrique Portugal
Henrique Portugal nasceu em Belo Horizonte, no dia 19 de março de 1965. Filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de idade, por influência do pai, também pianista. Aos 17 anos, montou sua primeira banda e, em 1987, formou-se em Economia na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).
Já em 1991, Portugal ganhou projeção nacional como tecladista do grupo SKANK, que se tornou uma das mais representativas bandas brasileiras, com uma discografia marcada pela venda de mais de seis milhões de discos, entre 11 álbuns e quatro DVDs lançados.
Em paralelo ao trabalho com o SKANK, Henrique Portugal se envolveu com música independente por meio de um programa que foi transmitido pela Rádio UOL, Rádio Oi e Rádio Globo.
Toda esta inquietação musical o levou, em 2019, a realizar e protagonizar o “Guest Music”, no Hotel Fasano, realizando apresentações solo, com convidados de renome, tais como Leoni, Léo Jaime, Wilson Simoninha e Toni Garrido. A partir deste projeto, surgiu a ideia de lançar suas próprias canções, em parceria com amigos cujas relações foram construídas durante sua trajetória musical.
O artista, agora, inicia um novo projeto, em parceria com a gravadora BMG, com canções do universo POP e misturas brasileiras.
Os novos projetos de Henrique Portugal
O primeiro single lançado, desta nova fase, foi o single Impossível, disponibilizado no dia 12 de novembro de 2021. Na sequência, Portugal regravou a mesma canção, em registro de voz e piano, que foi editada em 10 de dezembro.
Agora, além de liberar o single Paixão, Henrique Portugal dá início a seu mais novo projeto, o Henrique Portugal e Solar Big Band convidam, que trará convidados para lá de especiais, até março, para a capital mineira, Belo Horizonte. O primeiro convidado é o ator e músico Alexandre Nero, sucesso na novela das seis da TV Globo, Nos Tempos do Imperador, como o impiedoso Tonico, e que está lançando seu quarto álbum.
Semana passada, o artista falou com o Versos e Prosa sobre mais esta novidade em sua carreira, além de adiantar o que vem por aí, como a releitura do single Paixão, colocada em rotação a partir desta quinta-feira (27).
O single Paixão e a releitura pop de Henrique Portugal
Uma bela canção, que foi lançada originalmente em 1981, pela dupla Kleiton e Kledir. É deste ponto que começamos a falar de Paixão (Kledir, 1981), single que o cantor e compositor Henrique Portugal, lança nesta quinta-feira (27), em todos os aplicativos de áudio digitais.
Durante a pandemia, em suas mais de 50 Lives realizadas para dezenas de milhares de fãs, era comum, ora no violão, ora no piano, Portugal apresentar, a seu modo, o sucesso de Kleiton e Kledir. A pureza da canção e a forma sutil com a qual era interpretada, trazia calma e paz para o ambiente. A partir desta sensação, Henrique Portugal pensou: por que não dar vida a esta química que encontrei com o som? Confira outros lançamentos conosco.
A ideia da regravação veio de lembranças do passado. Por mais que o tempo passe, continuamos a ter sensações únicas quando estamos com quem amamos. Algumas palavras podem mudar com o tempo. Algumas mudam de significado, outras são substituídas como fecho ecler, mas seu significado permanece.
“A letra descreve em detalhes uma paixão avassaladora e todo o seu contexto. Um sentimento que passa por momentos intensos e também pela admiração de estar ao lado da pessoa amada. O suspiro e fazer o corpo arrepiar são assinaturas deste tipo de relacionamento. Sua gravação original é estruturada pelo som do piano, que remete ao meu descobrimento da música pop”, declarou Henrique Portugal.
A participação de PJ, do Jota Quest
Na mesma linha, o cantor e compositor completa: “procurei fazer uma versão atual, que nos levasse para um lugar tranquilo, a um momento de reflexão, dando o espaço necessário para esta letra tão bonita. ’Vou ficar até o fim do dia, decorando tua geografia’ é apenas um detalhe nesta linda letra de uma história de amor”, afirma Henrique Portugal.
A gravação do single Paixão contou com a participação do competente músico PJ, baixista do Jota Quest e produção de Ruben di Souza. O lançamento, além de ocorrer em todas as plataformas digitais, será acompanhada de um lyric video, feito com carinho para os fãs de Portugal e para cada amante da boa música.