Single O Infalível Zen inicia parceria entre Benito di Paula e seu filho, Rodrigo Vellozo

O single O Infalível Zen, que une Benito di Paula a seu filho, Rodrigo Vellozo, pela primeira vez em estúdio, já está disponível, desde sexta-feira (12), em todas as plataformas digitais de áudio. Além disso, o single ainda ganhou um clipe.

O single O Infalível Zen foi construído de maneira coletiva e passou por transformações ao longo do processo, tendo inclusive o nome alterado por Benito di Paula.

O single O Infalível Zen dá o pontapé inicial para um álbum homônimo, que será lançado no dia dos 80 anos de Benito di Paula, comemorados em 28 de novembro.

Confira os detalhes do single O Infalível Zen, a seguir, com o Versos e Prosas.

A trajetória de Benito di Paula

Uday Vellozo, o Benito di Paula, nasceu em Nova Friburgo (RJ), no dia 28 de novembro de 1941. Benito é cantor, compositor, pianista e escritor. É conhecido pelo seu samba característico que começou ainda quando era jovem e cantava em hotéis e boates no Rio de Janeiro, onde não tocava um gênero em específico. Benito di Paula foi convidado por um amigo a tocar em Santos, onde construiu sua carreira, no Estado de São Paulo.

Fixou moradia e formou família em São Paulo, onde desenvolveu sua carreira, tornando-se o grande símbolo do Samba Paulista. Entre os anos 70 e 80 obteve grande fama, chegando a ter vendido 50 milhões de discos, sendo o 5º maior vendedor de discos do Brasil.

Além do Brasil, Benito di Paula vendeu discos em outros países, gravados em idiomas como espanhol, francês, italiano, finlandês, alemão e outros, com um total de 4 milhões de discos vendidos na Europa. Possui mais de 35 discos gravados, tendo parte importante de sua obra sido relançada em CD, devido ao seu grande sucesso.

A carreira de Rodrigo Vellozo

O cantor, compositor, pianista e ator Rodrigo Vellozo, 39 anos, é filho do também cantor e compositor Benito di Paula, que completa 80 anos no dia 28 de novembro.

Recentemente, o artista lançou o álbum O Mestre-Sala da Minha Saudade, seu quarto disco, em homenagem ao irmão caçula, o cineasta André Vellozo, que morreu, aos 36 anos, em 2019. Neste álbum, totalmente autoral e lançado em agosto de 2020, ele tenta se livrar da dor da perda cantando para sobreviver ao momento que descreve como “o mais difícil da sua vida”.

O artista afirma que começou a gravar o disco três meses após a morte do irmão. Hoje, quando ouve as músicas, percebe a “voz doída”. Ele diz que a gravação do disco foi rápida, muito difícil e um processo de “expurgar o sofrimento”, afirmou Rodrigo Vellozo, em entrevista ao F5 da Folha.

Single O Infalível Zen junta Benito di Paula ao filho pela primeira vez

O single O Infalível Zen, que já está disponível em todas as plataformas de streaming, desde sexta-feira (12), uniu, pela primeira vez em estúdio, Benito di Paula e seu filho, Rodrigo Vellozo.

O single O Infalível Zen é a faixa-título do novo disco da dupla, primeiro registro com composições inéditas de Benito di Paula em 25 anos. Confira outros lançamentos com o Versos e Prosas.

Inspirado pela descoberta de uma série de composições engavetadas por Benito Di Paula, Rodrigo Vellozo uniu a surpresa à celebração do octogésimo aniversário do pai para lançar O Infalível Zen, disco de inéditas que marca o primeiro trabalho de estúdio entre pai e filho.

O registro fonográfico, que também conta com a direção artística de Rodrigo Vellozo ao lado do compositor Romulo Fróes, está marcado para chegar no último domingo de novembro, dia 28, data em que Benito completa seus 80 anos.

O single O Infalível Zen foi a primeira canção do álbum homônimo a ser disponibilizada, como uma prévia do que vem aí.

Canção passou por transformações ao longo da composição

O single O Infalível Zen, que tem composição de Benito di Paula e letra do cantor e compositor Rodrigo Campos, foi construído de maneira coletiva, passando por uma transformação que desencadeou na música que intitula o álbum.

“Zen é o estado de felicidade plena para o budista. Aqui, a palavra é levemente subvertida, como se a paz só pudesse existir na morte, sendo ela a única força infalível no universo”, explica Campos.

A canção é um retrato sobre a relação artística entre pai e filho: “O canto do meu pai, seus improvisos vocais e sua fala trouxeram significados ainda mais profundos para as figuras míticas criadas pelo Rodrigo Campos na dramaturgia da letra. De tão definitiva que foi, a intervenção do meu pai, inclusive, mudou o título da canção, que se chamava ‘O menino no quintal’”, conta Vellozo.

“A figura mítica do ‘Infalível Zen’ que ele assume de certa forma para mim, também é vista com irreverência debochada por ele”, completa o filho de Benito.

Single O Infalível Zen e seu clipe

O videoclipe que acompanha o lançamento exibe cenas de dentro dos bastidores do estúdio Da Pá Virada, em São Paulo, com Rodrigo e Benito gravando a canção junto à banda, mostrando os músicos em seus processos criativos, seja cantando ou tocando.

“Fomos em busca de uma estética que, seja pela reverência ou pela ruptura, apresentasse um panorama das múltiplas e infinitas capacidades criativas de um artista extremamente popular como é meu pai”, conta Vellozo sobre o processo de composição do single, junto ao roteiro do videoclipe.

Para ouvir o single “O Infalível Zen”, que uniu, pela primeira vez em estúdio, Benito di Paula e seu filho, Rodrigo Vellozo, escolha sua plataforma de streaming. Agora, para assistir ao clipe da canção, acesse o canal do Youtube de Rodrigo Vellozo, no player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *