Single Hiatos é inspirado em mais de 30 anos de pausa na carreira de Tiago Araripe

O single Hiatos, do cantor e compositor cearense Tiago Araripe, já está disponível em todos os tocadores de áudio digitais.

O single Hiatos surgiu após uma brincadeira de seu grande parceiro, amigo e padrinho musical, Zeca Baleiro.

A canção é bastante alegre e vibrante e faz uma ponte entre o passado e a abertura de novos horizontes musicais para Tiago Araripe.

Confira os detalhes do single Hiatos, de Tiago Araripe, na sequência, com o Versos e Prosas.

As múltiplas paisagens sonoras de Tiago Araripe

O artista cearense funde estilos e influências que abrangem da cultura popular brasileira à música pop que ouvia no rádio quando criança. Suas canções têm forte presença poética, em letras ora bem humoradas, ora líricas e reflexivas.

Em São Paulo, dividiu palcos e estúdios com Tom Zé, integrou o grupo Papa Poluição e o movimento gerado pelo Lira Paulistana, que produziu seu prestigiado álbum Cabelos de Sansão (1982), relançado 26 anos depois em CD por Zeca Baleiro. Seu disco seguinte, Baião de Nós, produzido em Recife e São Paulo, tem a participação e coprodução musical de Zeca.

No álbum Terramarear (2021), Tiago inclui faixas gravadas em Portugal, onde mora desde 2018, e faz a produção executiva dos próprios fonogramas. Entre estes, novos singles, como Meu Garimpo, parceria com Caio Castelo, que estreou em outubro de 2022, nas redes sociais.

O novo single Hiatos dá sequência ao percurso musical do artista e dialoga com a sua trajetória.

Single Hiatos fala de passado e futuro de Tiago Araripe

Hiato (Etm. do latim: hiãtu) (Figurado)

Suspensão de uma continuidade qualquer: falha, falta, intervalo, lacuna, interrupção

(Léxico – Dicionário Português Online)

Entre o primeiro álbum de Tiago Araripe (Cabelos de Sansão, 1982, Lira Paulistana) e o segundo (Baião de Nós, 2013, produzido por ele e Zeca Baleiro), passaram-se nada menos que 31 anos. Daí Baleiro dizer, brincando, ser esse o maior hiato na música brasileira.

Vieram mais um álbum e um punhado de singles, mas a brincadeira permaneceu na memória de Tiago, até se tornar letra musicada depois por Pachelly Jamacaru, cearense do Crato, mesma cidade de origem do parceiro.

Na composição, Pachelly capta o clima descontraído do texto, também transmitido por Jefferson Portela no arranjo.

O resultado é uma canção alegre e vibrante, ponte sobre o hiato do passado e horizonte aberto a novas produções de Tiago Araripe.

A estreia do single Hiatos, disponível em todos os players de áudio desde sexta-feira (13), acontece num momento de esperança e renovação na vida dos brasileiros, sinalizando a coragem e a persistência como valores essenciais para que as dificuldades sejam superadas.

Araripe explica um pouco mais sobre esta brincadeira do hiato em sua carreira na música:

Há alguns anos, voltei a gravar e realizar concertos. Mas depois da estreia do meu primeiro álbum Cabelos de Sansão (1982), aconteceu um longo hiato até chegar o segundo, Baião de Nós (2013). “O maior hiato na música brasileira”, como brincou um dia Zeca Baleiro, por sinal responsável pela minha volta à ativa musical. É essa a inspiração da nova canção Hiatos, que fiz em parceria com Pachelly Jamacaru”, detalha Tiago Araripe.

Single Hiatos: ficha Técnica

Composição: Pachelly Jamacaru, Tiago Araripe

Voz: Tiago Araripe

Produção musical, arranjo, percussão (alfaia, ferro, timbau, bongô), programação (ritmo, teclados), efeitos: Jefferson Portela

Guitarras, baixo: Joel Silva

Confira o single “Hiatos”, de Tiago Araripe, em seu tocador de áudio predileto. Agora, para assistir ao clipe da canção, acesse o player.

 

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *