Single Meu Garimpo, de Tiago Araripe, canta a Amazônia e os povos indígenas

O single Meu Garimpo, do cantor e compositor cearense Tiago Araripe, já está disponível em todos os aplicativos de música.

O single Meu Garimpo, assim como outros trabalhos do artista cearense, radicado em Portugal desde 2018, não deixa d elado a questão ambiental e trata da questão da Amazônia e dos povos indígenas.

A faixa conta com a participação especial do multi-instrumentista Caio Castelo. Meu Garimpo mistura ritmos como world music e MPB

Confira os detalhes do single Meu Garimpo, de Tiago Araripe, na sequência, com o Versos e Prosas.

Single Meu Garimpo e a preocupação ambiental de Tiago Araripe

Da remota vila portuguesa onde mora há mais de quatro anos, o cantor e compositor cearense Tiago Araripe acompanha há muito notícias das diversas vidas tiradas na Amazônia, no decorrer do avanço indiscriminado dos garimpos, da grilagem de terras, da extração de madeira e outros insumos da floresta.

O artista já mostrou, em outros trabalhos, a importância de se cuidar do planeta em que vivemos. No início de 2022, estreou a canção Pequeno Planador, em defesa da preservação ambiental.

No ano anterior, realizara o álbum Terramarear, lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal, com músicos e artistas de diversos países, em que o assunto está igualmente presente. Uma das faixas, Você É um Oásis, tem parceria e participação de Zeca Baleiro.

Agora, Tiago Araripe retoma e amplia o tema socioambiental por meio de um novo single, já nas plataformas de música: Meu Garimpo.

O clipe da canção e a mistura de ritmos

Com parceria e participação do multi-instrumentista Caio Castelo, o single Meu Garimpo marca a estreia da distribuição do trabalho musical de Tiago pela Tratore.

Na gravação, em compasso 6/8, os climas instrumentais criados por Caio, a percussão de Jefferson Portela e o canto de Tiago registrado em 22 canais de voz, criam um canto tribal e envolvente, diluindo fronteiras entre gêneros como world music e MPB. Confira outros lançamentos conosco.

Além do single, um clipe, gravado na Amazônia pelo jornalista e fotógrafo Augusto Pessoa, amplia a visibilidade não só da música, mas também de uma causa baseada nos valores essenciais que movem Tiago Araripe: respeito aos direitos dos povos indígenas, preservação ambiental e valorização da vida.

Ficha técnica:

Composição, produção executiva, voz, vocais: Tiago Araripe

Composição, produção musical, arranjo, voz, guitarra, baixo, piano, sintetizadores: Caio Castelo

Arranjo, percussão (tambor, pandeirola, bumbo, caixa, caxixi, jatobás, talking drum): Jefferson Portela

Gravação, mixagem, masterização: Caio Castelo, no estúdio Orelha, Fortaleza-CE (julho/agosto 2022)

Gravação de vozes de Tiago Araripe: home studio do artista em Bombarral, Portugal (julho 2022)

Capa | Ilustração: Juliana Siebra | Arte final: Caio Castelo

Distribuição: Tratore

Videoclipe: Imagens e edição de Augusto Pessoa.

Confira o single “Meu Garimpo”, de Tiago Araripe, em seu tocador de áudio favorito. Agora, para assistir ao clipe da canção, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *