O Tempo Não Espera, de Zeca Baleiro: a necessidade de se reconstruir tudo
O Tempo Não Espera, o mais novo single do cantor e compositor Zeca Baleiro, já está disponível, desde sexta-feira (17), em todas as plataformas de streaming. Em um projeto inédito lançado por Baleiro no Brasil, fãs se tornaram coprodutores do single ao adquirir tokens da música via tecnologia blockchain.
Dessa forma, cada vez que O Tempo Não Espera tocar nos aplicativos de streaming, quem adquiriu as cotas da canção vai receber um dinheiro, que será compartilhado via tecnologia blockchain.
O Tempo Não Espera, composta pelo próprio Zeca Baleiro, fala sobre estes tempos de dor e incertezas pelos quais estamos passando, devido à pandemia da Covid-19.
Acompanhe mais detalhes de O Tempo Não Espera, de Zeca Baleiro, bem como deste projeto inédito no Brasil, no qual fãs coproduzem a canção e ganham um dinheiro a cada vez que a música é executada nos players de áudio.
Como funcionam as chamadas cotas tokenizadas
O cantor e compositor Zeca Baleiro lançou cotas tokenizadas no valor de R$ 100 de sua nova música, O Tempo Não Espera. Dessa maneira, cada vez que a música tocar em algum serviço de streaming, o dinheiro será repartido entre os fãs que compraram cotas, via tecnologia blockchain.
O token é um fragmento intransferível e é uma forma de financiamento de obras musicais através da venda das participações nos projetos. A partir das compras de cotas estabelecidas de uma obra, o artista recebe o dinheiro para gravar, produzir e promover seu projeto.
Depois do lançamento do single, como ocorreu por exemplo com O Tempo Não Espera, o coprodutor divide os royalties junto com o artista a cada ‘play’. Quanto mais a faixa for executada nas plataformas digitais de música, mais o artista — e o fã coprodutor — aumentam suas receitas, de acordo com a quantidade de cotas adquiridas.
Sendo assim, os fãs que comprarem cotas da música receberão trimestralmente, durante os próximos 3 anos, relatórios das receitas de streaming e o dinheiro em uma conta registrada.
A TuneTraders é a responsável pela distribuição da música nas plataformas digitais e por disponibilizar relatórios com os royalties coletados e divididos para cada fã, de acordo com a cota adquirida.
A trajetória de Zeca Baleiro
José Ribamar Coelho Santos, o Zeca Baleiro, nasceu em Arari, no Maranhão, em 11 de abril de 1966. Zeca é cantor, compositor, cronista e músico brasileiro de MPB.
Zeca Baleiro se mudou para São Paulo,, em 1991, onde lançou sua carreira artística. Zeca canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Claudia Leitte.
Em 2011, Zeca lançou um livro de crônicas intitulado Bala na agulha.
O Tempo Não Espera e a reflexão pelo momento de incertezas
O Tempo Não Espera” é um reggaeton composto por Zeca Baleiro, durante a pandemia da Covid-19, especialmente para esse projeto. “É uma reflexão sobre este tempo de dor e incerteza em que estamos mergulhados, e da necessidade de, de certo modo, ‘reconstruir o mundo’, o de fora e o de dentro.
Apesar do texto reflexivo, a música é um convite à dança, à alegria e à esperança por dias melhores. Vamos dançar sobre as cinzas”, comenta o artista maranhense. Acompanhe outros lançamentos conosco.
Com a diluição do mercado fonográfico, que foi modelo de trabalho eficaz por muitos anos, novos mercados e modelos estão surgindo para os artistas da música. Projetos audaciosos como a tokenização de artistas, músicas e obras, oferecem um formato inovador que alia o financiamento coletivo à tecnologia blockchain e possibilita uma maior conexão entre o artista e seu fã. Atento a esse novo cenário, Baleiro resolveu lançar O Tempo Não Espera em parceria com a plataforma TuneTraders, um projeto inédito no Brasil que tornou fãs coprodutores de seu novo single.
Nesse projeto, o fã coprodutor tem um papel importante no processo de divulgação e desempenho da música, influenciando no resultado para si e para o artista. “É muito bom que estejam surgindo novas formas de divulgar e comercializar a produção dos artistas da música. Novas picadas vão se abrir deste casamento entre tecnologia e música, o futuro da arte aponta para esse caminho”, avalia Zeca Baleiro.
Para conferir “O Tempo Não Espera”, basta escolher sua plataforma de áudio preferida, dançar e refletir bastante, sobre estes momentos difíceis pelos quais estamos passando, mas que vamos sair ainda mais fortes, como nos passa Zeca Baleiro com a letra da canção!