Nando Reis e Orquestra Petrobras Sinfônica se unem para releituras de clássicos do ex-Titã
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis, no qual oito grandes clássicos do ex-Titã que, há 20 anos segue carreira solo, ganhou releitura em formato de concerto, já está disponível, em todos os players digitais, desde esta sexta-feira (25).
Grandes hits de Nando, tais como Os Cegos do Castelo, Luz dos Olhos e Pra Você Guardei o Amor integram a parceria entre o artista paulistano e a orquestra carioca, que conta com a regência do maestro Isaac Karabtchevsky.
Confira todos os detalhes do álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis, a seguir, com o Versos e Prosas.
A Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina.
Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Inovadora e com forte presença digital, a Orquestra Petrobras Sinfônica tornou-se a orquestra brasileira com mais seguidores da plataforma YouTube.
A parceria entre Nando Reis e a Orquestra Petrobras Sinfônica
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis, no qual oito grandes clássicos do ex-Titã que, há 20 anos segue carreira solo, ganhou releitura em formato de concerto, já está disponível, em todos os tocadores de áudio digitais, desde esta sexta-feira (25).
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis é o resultado de apresentações ocorridas, em parceria entre Nando e a orquestra, liderada pelo maestro Isaac Karabtchevsky, realizadas, primeiro em 2017 e, depois, em turnê por seis capitais brasileiras, em janeiro de 2019. Das 13 canções iniciais, oito delas integram o novo disco.
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis traz à luz dos olhos e ouvidos, canções clássicas do músico paulistano sob a égide da criação harmônica de uma orquestra sinfônica, feito inédito na carreira do artista até então.
Com a regência do maestro paulistano Isaac Karabtchevsky, o trabalho conta com oito canções de Nando regimentadas sobre uma sensorial resolução harmônica, contemplativa e imersiva, produzindo um trabalho de profunda investigação das composições do artista que fez história na música brasileira com sua melodia e linguagem. Confira outros lançamentos conosco.
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis e seu repertório
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis conta com oito faixas, compostas de maneira solitária pelo ex-integrante do grupo Titãs, e que ganharam uma nova roupagem, agora em formato de concerto.
Por ter sido gravado em tempo real, as canções mantiveram sua formatação de maneira orgânica e expressiva. Em Os Cegos do Castelo (1997), faixa escolhida como ponta de lança do álbum, os arranjos de Alexandre Caldi edificam os símbolos e significantes da letra que trazem um tom apoteótico em sua resolução final.
Já Luz dos Olhos (1996), canção que rege parte do clímax das apresentações de Nando, também foi arranjada por Alexandre Caldi e tem um resultado sonoro quase epopeico, entremeando harmonias e as sutilezas dos instrumentos de sopro à força poética substancial da música, dramática em sua essência, que é ouro bruto da carreira de 40 anos do artista.
Além das duas canções citadas anteriormente, completam o repertório do disco Pra Você Guardei o Amor (2009), Sei (2012), Só Posso Dizer (2016), All Star (2000) — composta em homenagem a quem mais interpretou suas canções, Cássia Eller (1962 – 2001) —, Espatódea (2006) e Por Onde Andei (2004).
Nando Reis e maestro Isaac Karabtchevsky comentam a parceria
O álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis foi gravado na sede da orquestra, situada na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (RJ). Todas as faixas foram mixadas no estúdio Cia dos Técnicos, também no Rio, por Arthur Luna. A produção é de Felipe Cambraia e Cristiano Alves.
“Tocar com a Orquestra Petrobras Sinfônica é como dar um pulo no céu e flutuar com os anjos. Os arranjos acrescentaram às canções camadas dramáticas, intensas e celestiais. Tudo ficou muito lindo”, diz Nando sobre o trabalho.
O maestro Isaac Karabtchevsky também comemora a parceria: “A trajetória que já tive a alegria de percorrer com Nando Reis, entre concertos, turnês e gravações, me trouxe um senso de musicalidade e plenitude. Nando Reis não é apenas um excelente cantor. Ele é um intérprete que assume a função de um poeta, daquele que é consciente do poder da palavra. Fizemos juntos esse disco, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, gravação essa que eu considero antológica. Recomendo efusivamente a sua aquisição. Não percam!”, convida o maestro.
Então, siga as orientações do maestro Isaac Karabtchevsky e curta o álbum Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis e suas oito faixas, que ganharam uma releitura para lá de especial!