Ela é tarja preta une Anna Ratto e Arnaldo Antunes em single

Ela É Tarja Preta, segundo single do projeto da cantora e compositora carioca Anna Ratto, em que a artista faz a releitura de canções de Arnaldo Antunes, já está disponível em todas as plataformas de streaming, desde esta sexta-feira (1).

Ela É Tarja Preta conta com a participação mais do que especial do próprio Arnaldo Antunes, que dividiu os vocais da canção com Anna Ratto.

Ela É Tarja Preta integra o álbum Contato Imediato, em que Anna Ratto interpreta grandes composições do artista paulistano, ex-integrante da banda Titãs.

Confira tudo sobre Ela É Tarja Preta, em que Anna Ratto divide os vocais com o próprio Arnaldo Antunes, a seguir, com o Versos e Prosas.

A carreira de Anna Ratto

Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto, a Anna Ratto, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de novembro de 1978. Anna Ratto é cantora e compositora.

Com apenas 13 anos, a artista começou a tomar aulas de violão e, pouco depois, de canto. Desde então, Anna estudou também percepção musical, piano, percussão, entre outros temas relacionados à música.

Formou-se em Psicologia e, pouco depois, recebeu convite do diretor artístico da gravadora Deckdisc para gravar o projeto Novelas Acústico, lançado em 2003, ano em que também começou a compor. Em 2005 gravou seu primeiro disco de carreira, Do Zero, que inclui composições suas, de parcerias e também de Seu Jorge, Pedro Luís, Rodrigo Maranhão e uma regravação de Rodrigo Amarante.

Após se apresentar no Canecão, foi convidada para participar da homenagem a Raul Seixas no programa Som Brasil.

Em 2012 por questões judiciais Anna mudou seu nome artístico, antes Anna Luisa passou a ser Anna Ratto, por haver outra artista de nome semelhante, que o registrara anteriormente.

A trajetória de Arnaldo Antunes

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, o Arnaldo Antunes, nasceu em São Paulo, no dia 2 de setembro de 1960. Antunes é músico, poeta, compositor e artista visual, mostrando toda a sua versatilidade.

Arnaldo Antunes iniciou seu contato com as artes já na adolescência, ao ingressar no Colégio Equipe, onde conhece Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos e Ciro Pessoa, seus futuros colegas de Titãs.

Em 1978, o paulistano iniciou o curso de Letras na USP. Porém, não chegou a concluir, voltando sua atenção para o meio artístico. Em 1980, Antunes formou a Banda Performática, ao lado de Paulo Miklos e do artista plástico José Roberto Aguilar.

Em 1982, Arnaldo Antunes participou da formação dos Titãs do Iê Iê Iê, banda que mudou o nome apenas para Titãs. Em 1984, lançou seu primeiro álbum por uma grande gravadora. A partir de então, o cantor passou a ser conhecido em todo o país e teve suas músicas gravadas por artistas como Belchior, Marisa Monte, Nando Reis, Zélia Duncan, além da banda Barão Vermelho, dentre tantos outros.

A carreira solo e outros projetos

Após dez anos com os Titãs, Arnaldo deixou a banda, no final de 1992, para seguir sua carreira solo. Lançou o álbum Nome em 1993, que além de disco também é livro e vídeo. Seu álbum mais recente, O Real Resiste, chegou às plataformas digitais no início de 2020. Além da carreira solo, Arnaldo Antunes também participa de outros projetos, desde a gravação dos álbuns dos Tribalistas, com Marisa Monte e Carlinhos Brown, até a composição de trilhas sonoras infantis, passando por participações em mostras de artes plásticas e performáticas. Confira algumas das principais músicas de Arnaldo Antunes conosco.

Ela É Tarja Preta integra álbum que homenageia Arnaldo Antunes

Ela é Tarja Preta, a segunda releitura feita por Anna Ratto para canções compostas por Arnaldo Antunes, já está disponível, desde esta sexta-feira (1), em todas as plataformas de áudio digitais. Nesta canção, o próprio artista paulistano faz uma participação especial, em dueto com a cantora e compositora carioca.

Ela É Tarja Preta vai integrar um novo projeto de Anna Ratto, dedicado a canções do compositor, cantor e escritor Arnaldo Antunes.

Com quatro discos de carreira, de músicas autorais e de compositores que lhe são referência, “Contato Imediato – Anna Ratto visita Arnaldo Antunes” é o primeiro álbum no qual Anna surge exclusivamente como intérprete. “Poeta de tantos insights, amo a maneira como o Arnaldo traduz e percebe o mundo, as relações, a vida. Nos livros e nas canções, Arnaldo é mestre em harmonizar palavras de uma maneira toda própria, como ninguém mais faz”, comenta a cantora e compositora carioca.

O disco, que já teve liberado o single Ligado a Você, no dia 3 de setembro, está previsto para ser lançado no dia 29 de outubro e será distribuído pela gravadora Biscoito Fino.

Single conta com Arnaldo Antunes como convidado

A gravação de Ela é Tarja Preta, que assim como todo o álbum Contato Imediato – Anna Ratto visita Arnaldo Antunes teve produção musical e arranjo de Liminha, conta com a participação especialíssima de Arnaldo Antunes nos vocais. “A ideia de convidar o Arnaldo para participar do disco sempre esteve nos meus ‘sonhos’. Quando gravamos ‘Ela é Tarja Preta’, eu quase podia ouvir a voz dele com a minha. Tive a certeza que era pra ser ali, caso rolasse, nosso dueto. O tom dele é também o meu. O andamento seguiu parecido. E o Liminha arrebentou demais no arranjo.  Ficou totalmente “Tarantino”, uma onda psicodélica, dançante. Só faltava o Arnaldo topar!”, conta Anna Ratto.

Liminha, naturalmente, como parceiro e amigo, fez a ponte e enviou a música com a voz da Anna e o convite. “Arnaldo respondeu logo, feliz e satisfeito com tudo. Topou, de pronto! Depois disso, fomos enviando as outras faixas, na medida em que ficavam prontas, e ele deu retornos incríveis. Estamos muito felizes! Arnaldo no disco é a sensação de missão cumprida. Muito mais do que a cereja do bolo”, brinca a carioca.

Ela É Tarja Preta e a seleção para o disco

Sobre a inclusão da música no repertório do álbum, Anna Ratto conta: “Ela foi uma das primeiras da seleção que levei pro Liminha, já na nossa primeira reunião de repertório. Dancei muito essa música. É divertida, cheia de malícia, “safadinha”, achei que seria interessante ganhar uma interpretação feminina. Cantar com Arnaldo foi melhor ainda porque a voz masculina fica no ‘lugar’ do cara que assiste, de queixo caído, essa mulher ‘abalando no salão’ que eu incorporo (risos)”.

Além do single, Arnaldo Antunes também surge no videoclipe de “Ela é Tarja Preta”, com estreia marcada para o mesmo dia do single: esta sexta-feira (1).

Ela É Tarja Preta foi composta por Arnaldo Antunes, Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Betão Aguiar e Lue.

Para curtir “Ela É Tarja Preta”, a releitura de Anna Ratto de mais uma das canções de Arnaldo Antunes, desta vez com o próprio ex-Titã em dueto com ela, acesse sua plataforma de áudio. Para acompanhar o clipe, acesse o canal da artista no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *