Caetano Veloso faz releitura de Odara com o Mundo Bita
O single Odara, mais um clássico de Caetano Veloso, ganha a releitura do artista baiano, junto ao Mundo Bita, que divulga grandes nomes da MPB para as crianças do Brasil e do mundo!
A música faz parte da Rádio Bita – Especial Caetano Veloso 80 anos e traz o cantor como um dos personagens da animação. Um dos clássicos de Caetano, Odara, foi lançada, originalmente, em 1977.
A primeira releitura disponibilizada pela parceria, O Leãozinho, já obteve mais de 10 milhões de visualizações, em apenas dois meses que está no ar e, agora, Odara promete seguir o mesmo caminho.
Confira os detalhes da releitura de Odara, feita por Caetano Veloso junto ao Mundo Bita, a seguir, com o Versos e Prosas.
A trajetória do Mundo Bita
De uma ilustração despretensiosa na parede do quarto da Bebel, filha mais velha do cantor e compositor Chaps Melo, foi criado o Bita, primeiro personagem da Mr. Plot. O amigão de bigode laranja ganhou vida a partir de uma demanda por conteúdos de entretenimento infantil de qualidade. Depois do Bita, vieram outros personagens, que, juntos, são um verdadeiro sucesso entre crianças de 1 a 5 anos e suas famílias.
A ideia deu tão certo que os mais de 100 clipes autorais lançados no Brasil ultrapassam 12 bilhões de visualizações no Youtube. Mundo Bita fala sobre preservação da natureza, criação dos filhos, inclusão social, igualdade de direitos, família, sentimentos, higiene e outros temas importantes que permeiam o universo infantil.
Presente no conteúdo audiovisual em canais como YouTube, Netflix, Amazon Prime, Net Now, PlayKids, Spotify, Deezer e, em breve, nas plataformas da Warner Media, a marca se comunica através de shows, peças de teatro, livros, espaços temáticos e produtos. Já foram mais de 500 apresentações para um público superior a um milhão de espectadores, passando por 65 cidades.
As premiações recebidas pelo projeto
Com oito álbuns lançados, o Mundo Bita foi indicado ao 19º Grammy Latino de melhor álbum infantil, com “Bita e a Natureza”. “Bita e os Animais” ganhou disco de diamante pela Sony Music e foi o segundo DVD infantil mais vendido no Brasil. “Bita e as Brincadeiras” conquistou disco de platina duplo pela Sony Music, enquanto “Bita e a Natureza”, “Bita e o Corpo Humano” e “Bita e o Nosso Dia” levaram disco de platina.
Em julho desse ano, o fenômeno infantil entrou para o ranking da Kidz Global/Brand Trends Entertainment, pesquisa encomendada pela Licensing Internacional sobre marcas e personagens. O Mundo Bita ficou entre as Top 3 de licenciadas em duas categorias: Preferida entre 0 e 2 anos e Música. O estudo feito por país revela as particularidades de cada lugar.
Licenciamentos
São mais de 30 parceiros licenciados, ultrapassando 2,9 milhões de produtos vendidos, entre acessórios, alimentos, artigos de festa, brinquedos, calçados, casa/decoração, eventos, higiene e beleza, instrumentos musicais, publicações e vestuário, com uma agenda ativa de lançamentos, como a pelúcia do dinossauro Argo, da Fun, a linha de shampoo e condicionador da View Cosméticos, as roupinhas da C&A e Renner, as sandálias Grendene, a marca de cama, mesa e banho, Lepper, e a linha de bonecos da Líder Brinquedos.
A Rádio Bita
Através da Rádio Bita, as crianças conhecem novas versões de sucessos da música brasileira, em um formato especial.
Além de O Leãozinho, lançada em fevereiro, e agora Odara, canções como “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, e “Primavera (Vai Chuva)”, de Cassiano e Sílvio Rochael, imortalizado na voz do inesquecível Tim Maia, são alguns exemplos de gravações lançadas na Rádio Bita e que estão disponíveis no YouTube e nos principais serviços de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Music.
Odara e o clipe de Caetano com o Mundo Bita
O Mundo Bita já tem a tradição de lançar clássicos da música brasileira para as novas gerações. “O Leãozinho”, primeiro clipe da Rádio Bita – Especial Caetano Veloso 80 anos, que estreou em fevereiro, acaba de ultrapassar 10 milhões de visualizações em apenas dois meses. Agora é a vez de “Odara”, música de 1977 que embala Bita, Lila, Dan e Tito em uma aventura tropicalista cheia de cores, dança e diversão ao lado do personagem de Caetano em sua já conhecida versão mágica.
A estreia de Odara e integra os mais de 100 clipes inéditos disponíveis no canal do Mundo Bita no YouTube, que ultrapassam 12 bilhões de visualizações. Confira outros lançamentos conosco.
O lançamento de Odara firma o compromisso do Mundo Bita de se manter relevante para as gerações mais recentes. Rita Lee e Gilberto Gil também deixaram o mundo ‘odara’ no álbum ao vivo chamado Refestança, numa interpretação singular.
O significado e o clipe de Odara
A versão para a Rádio Bita mistura o significado do vocábulo que intitula a canção com os símbolos utilizados na produção audiovisual que dão o tom do videoclipe. “Odara quer dizer bom, alegria, certo, luminoso. É uma palavra positiva em Iorubá e se usa muito na Bahia para definir coisas boas”, explica Caetano Veloso.
A música também traz uma visão esperançosa, quase utópica, que marcava as produções da época e que tem tudo a ver com os dias atuais.
Segundo Chaps Melo, criador do Mundo Bita, “Odara é uma música alegre, que faz bem ao coração. Trabalhamos uma roupagem bem lúdica e dançante desse clássico, misturando cordas com metais e elementos percussivos. A felicidade foi enorme em saber que Caetano gostou e agora a versão Mundo Bita chega com muito carinho para o nosso público”.
O clipe tem início num jardim no qual Bóris, o bicho-papão nada assustador do Mundo Bita, entrega flores para as crianças. Logo elas são chamadas para uma viagem em um trem fantástico, guiado por Bita, ao encontro do mago Caetano Veloso. Com sua capa de lua e estrela, o cantor recebe Bita, Lila, Dan e Tito e a brincadeira termina em música.
Confira parte da letra da música:
“Deixa eu dançar, pro meu corpo ficar odara
Minha cara, minha cuca ficar odara
Deixa eu cantar, que é pro mundo ficar odara
Pra ficar tudo joia rara
Qualquer coisa que se sonhara
Canto e danço que dará”.
O Mundo Bita acaba de ficar ainda mais Odara com este lançamento, que se une à canção “O Leãozinho”. Ao todo, quatro músicas de Caetano Veloso farão parte desta celebração especial em 2022.
O intercâmbio geracional possibilitado por iniciativas deste tipo enaltece a produção artística brasileira e tudo fica mais joia rara.
Para conferir como ficou a releitura de Caetano Veloso, ao lado do Mundo Bita, de “Odara”, um de seus clássicos, basta clicar em sua plataforma de áudio. Agora, para assistir ao clipe da canção, no qual Caetano também vira personagem infantil, acesse o player abaixo.