Álbum Sambas e Bossas, de Roberta Sá, é lançado agora para todos

O álbum Sambas e Bossas, da cantora Roberta Sá, já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio. Além disso, o álbum ainda vai ganhar uma edição em vinil.
O álbum Sambas e Bossas ainda terá uma live de apresentação, que será realizada nesse fim de semana.

O álbum Sambas e Bossas foi gravado, inicialmente, sob encomenda para uma empresa multinacional, em 2004, e não havia sido distribuído no circuito comercial, o que vai ocorrer a partir desta sexta-feira (4).

Quer saber todos os detalhes deste mais novo projeto de Roberta Sá? Por que a cantora decidiu lançar o disco neste momento? Então, continue por aqui, com o Versos e Prosas, que a gente te conta todos os detalhes, na sequência! Você vem com a gente?

A trajetória de Roberta Sá

Álbum Sambas e Bossas de Roberta Sá
Foto: Divulgação

Roberta Varella de Sá nasceu em Natal (RN), no dia 19 de dezembro de 1980. Na infância, os pais de Roberta Sá lhe apresentavam Rock (Beatles e Jovem Guarda), MPB e músicas regionais. Aos nove anos, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ). Desde criança, gostava de interpretar versões de mestres como Chico Buarque de Holanda na frente do espelho.

Aos 16 anos, Roberta Sá passou a frequentar aulas de canto apenas como atividade extracurricular. No ano seguinte, começou a cursar a faculdade de Comunicação Social: acreditava que seu futuro profissional seria ligado ao Rádio, veículo que traria proximidade com a maior paixão de Roberta, a música.

Com 18 anos, a intérprete do álbum Sambas e Bossas fez intercâmbio em Missouri (EUA) onde estudou canto num coral durante um ano.

Aos 20 anos, já de volta ao Rio, retomou a faculdade de jornalismo, trabalhava como balconista; e começou a fazer aulas de canto com Vera Maria do Canto e Melo.

Esta foi a responsável pelo pontapé inicial na carreira de Roberta. Numa das aulas, disparou: “Você já sabe que não vai ser jornalista, que é cantora, não é? O que você vai fazer com a sua voz?”.

A participação no programa Fama

Dessa forma, abriu-se uma porta na vida de Roberta Sá que, sendo bem-sucedida em testes na Rede Globo, conseguiu participar do programa Fama.

Em 2001, Roberta fez show de abertura para apresentação das bandas Liquidificalouca e Paula Leal e Os Infiéis, no Planetário da Gávea.

Em 2002, durante as férias da universidade, sua professora de canto Vera de Canto e Melo lhe recomendou que fizesse testes musicais, e Roberta acabou entrando no programa Fama, da Rede Globo.

O programa, que se pretendia uma academia de artistas, tradicionalmente moldava seus cantores num estilo americanizado, o que não agradava a jovem que foi eliminada na quarta semana.

Músicas em novelas

O grande legado do programa segundo a própria cantora foi a oportunidade de conhecer Felipe Abreu (irmão da cantora Fernanda Abreu) que se tornou seu preparador vocal e lhe incentivou preparar um show, que foi realizado no Mistura Fina alguns meses depois, e logo após lhe recomendou a gravar uma demo.

Roberta Sá gravou uma demo (contendo cinco canções), que chegou às mãos do autor de novelas Gilberto Braga em 2003, que gostou da voz da cantora e pediu que ela gravasse A Vizinha do Lado de Dorival Caymmi, que seria tema da personagem Jackie Joy – interpretada por Juliana Paes na novela Celebridade, também da TV Globo.

Roberta Sá gravou a canção e ganhou os ouvidos de Gilberto – posteriormente, ganhou também os de muitos outros brasileiros que cantarolavam a música o dia todo!

Roberta Sá e Rodrigo Campelo

Roberta conheceu Rodrigo Campello, que se torna seu produtor. Eles gravam sob encomenda de uma empresa o álbum Sambas e Bossas, do qual falaremos a seguir.

O álbum Sambas e Bossas

O álbum Sambas e Bossas foi lançado em 2004, por encomenda de uma empresa multinacional, enquanto Roberta Sá mixava o álbum Braseiro (2005), seu oficialmente disco de estreia.

O álbum Sambas e Bossas foi produzido em um curto espaço de tempo e distribuído fora do circuito comercial. Ao longo dos anos, o trabalho acabou viralizando nas redes sociais e agora, após uma infinidade de pedidos dos fãs, Roberta lançará, oficialmente, Sambas e Bossas nas plataformas digitais pela Altafonte e, posteriormente, em uma edição de vinil, pelo selo Bolachão Discos.

Live vai apresentar o álbum Sambas e Bossas

O lançamento do álbum Sambas e Bossas deu origem a uma live, que vai ocorrer no próximo sábado (5), no Teatro Claro Rio, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal 500 da Claro TV e no YouTube do teatro. As músicas do disco estarão no show, que também celebrará os 90 anos que João Gilberto completaria no próximo dia 10.

A iniciativa surgiu durante a série de lives que Roberta Sá fez no ano passado para reviver todos os discos gravados nos mais de 15 anos de carreira. ‘Sempre tinha pedidos para lançar o ‘Sambas e Bossas’. Muitos até achavam que era o meu primeiro disco, mas, na verdade, ele foi gravado logo após finalizar o (álbum) Braseiro. Recebi a encomenda para gravar um disco de sambas e bossas, mas tive total liberdade para escolher o repertório e misturei clássicos com canções que eu amava ouvir e cantar’, conta a cantora.

As faixas do disco

Entre as faixas do álbum Sambas e Bossas, estão standards, como Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Falsa Baiana (Geraldo Pereira) e O Sol Nascerá (Cartola e Elton Medeiros), mas também algumas então novidades. Samba de Um Minuto (Rodrigo Maranhão), por exemplo, foi gravada pela primeira vez no Sambas e Bossas e viraria um dos maiores sucessos da trajetória de Roberta, lançado oficialmente no seu segundo disco, Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria.

O momento de pandemia foi crucial para que Roberta pudesse rever a sua trajetória e acabar olhando novamente para Sambas e Bossas. ‘Como foi tudo feito muito rápido, nunca considerei um disco de carreira. Mas percebi que o público tinha um carinho grande por ele e me pediram muito para lançar, inclusive em vinil. Incluí algumas canções dele nas lives e percebi que era o momento para retomá-lo’, finaliza a cantora.

E aí? Quer curtir, agora mesmo, o álbum “Sambas e Bossas”, de Roberta Sá, então não perca tempo e acesse este link, para escolher sua plataforma de áudio favorita!

A live de apresentação do álbum “Sambas e Bossas” será no próximo sábado (5), no Teatro Claro Rio, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal 500 da Claro TV e no YouTube do teatro.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *