Yo Te Amo: álbum de Tim Maia em espanhol é lançado 50 anos depois

O álbum Yo Te Amo, com nove faixas de Tim Maia cantando os grandes sucessos da carreira em espanhol, teve seu lançamento mundial na última semana de março, em todas as plataformas digitais.

As músicas foram encontradas nos arquivos da gravadora Vitória Régia pelo filho do cantor, Carmelo Maia, produtor e responsável pelo projeto.

“Revirar o baú gigantesco do gênio tem todo um mistério e uma conexão com ele. Estava digitalizando as fitas analógicas que entraram em processo de oxidação e eis que escuto aquela voz, não tão grave como nos últimos anos e em outro idioma”, conta Carmelo, no material de divulgação.

Os bastidores de Yo Te Amo

Capa do álbum Yo Te Amo
Foto: Divulgação

As fitas, que se encontravam em processo de oxidação, precisaram de um tratamento todo especial e foram restauradas e remasterizadas pelo engenheiro de som André Dias, ganhador de múltiplos prêmios Grammy.

“Tive que usar soluções de engenharia muito específicas, com alto nível de complexidade para reconstruir e restaurar partes perdidas e danificadas do conteúdo”, explica o engenheiro em nota.
Além disso, o profissional revela que foi um dos trabalhos mais desafiadores e emocionantes da sua carreira.

Homenagem ao eterno parceiro

O lançamento de Yo Te Amo é uma homenagem ao cantor e compositor Cassiano, um dos maiores parceiros de Tim Maia e que morreu vítima da covid-19, no último dia 7 de maio.

Entre os grandes sucessos da carreira de Tim, presentes no álbum com uma nova versão em espanhol, estão: Eu Te Amo, Azul da Cor do Mar e Primavera.

“Fiz questão de deixar tudo como estava. Minha reação foi a mesma de receber um filho. Foi pura emoção e felicidade plena. Tim Maia foi um extraterrestre ou um cometa que passou em forma de humano. É atemporal e nos alimenta de amor com o poder da sua música”, revela, bastante emocionado, Carmelo Maia.

Grandes artistas dão seu depoimento sobre Yo Te Amo

A produção de Yo Te Amo convidou grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira (MPB) e que tiveram alguma relação com o eterno e saudoso Tim Maia, para falar sobre a obra, lançada mais de 50 anos após as gravações feitas por Tim.

Para começar, o próprio filho do artista, Carmelo Maia, dá seu depoimento.

Carmelo conta que lhe faltou ar nesta hora. O ambiente todo estava ali no material. As falas, o jeitão, a respiração, os erros de gravações. “Fiz questão de deixar tudo como estava. Minha reação foi a mesma de receber um filho. Foi pura emoção e felicidade plena. Tim Maia foi um extraterrestre ou um cometa que passou em forma de humano. É atemporal e nos alimenta de amor com o poder da sua música”, acredita o filho do artista.

Carmelo ainda completa. “Gostoso pra mim é que amo surpresas e administrar as obras de um artista desta magnitude é o melhor brinquedo que já inventaram. Faço meu pai renascer através dos musicais, biografia, músicas inéditas vindo do baú e isso sempre leva para um único lugar. Ele não morreu, está vivo e ao nosso lado”.

Yo Te Amo: Caetano Veloso

O cantor e compositor baiano Caetano Veloso também comentou sobre Yo Te Amo, o álbum em espanhol de Tim Maia.

“Tim Maia em espanhol, uma maravilha! As faixas que eu ouvi, ele está com um falsete espetacular! Tim Maia é inacreditavelmente criativo, a pessoa dele é surpreendente! Ele fez um programa comigo e com o Chico (Buarque) na TV Globo, ele fez um ensaio deslumbrante! De noite, não foi para a gravação do programa. (risos) Mas, era tão bom o que ele fez no ensaio, que o pessoal que dirigia aproveitou as imagens do ensaio e colocou no programa à noite. Só Tim Maia”!

E para arrematar, Caetano ainda falou que ama Tim Maia em vários idiomas!

Yo Te Amo: Rogério Flausino e Wilson Sideral

Os cantores e compositores mineiros Rogério Flausino (vocalista da banda Jota Quest) e Wilson Sideral foram convidados por Carmelo Maia, para ouvir, antes mesmo do lançamento, o álbum em espanhol Yo Te Amo. A dupla mineira também falou sobre a obra e do próprio Tim Maia que, inclusive, teve uma colaboração decisiva no nome da banda liderada por Flausino.

“A gente já sabia do talento de Tim Maia em português, agora em espanhol… O cara é global”, afirma Wilson Sideral.

Segundo a dupla mineira, Tim Maia gravou o disco na década de 1970, enquanto fazia um álbum em português e, 50 anos depois, o filho do artista, resolveu publicar este trabalho.

Tim Maia e a influência no nome do Jota Quest

Além de comentar sobre Yo Te Amo, Rogério Flausino aproveitou para explicar um pouco mais sobre a influência de Tim no nome da banda que lidera, o Jota Quest, que, antigamente, se chamava J.Quest.

“A história do Jota Quest se cruza com o Tim Maia, ele é o nosso padrinho. Eu me lembro quando eu liguei para o Tim Maia uma vez, a gravadora estava correndo atrás para liberar uma canção, em nosso primeiro disco tem uma música que se chama Dance Enquanto É Tempo, do Tim. A gente queria gravar e ninguém conseguia falar com ele para liberar.

Aí, eu tinha umas amigas que tinham o telefone do Tim Maia. Eu falei: ‘Cara, eu vou ligar lá’. Liguei e quem atendeu? O próprio!”, descreve Flausino, que continua.

Mais lançamentos do Portal Versos e Prosas

“’Quer falar com quem’? Com o Tim Maia. ‘É ele, o que você quer’? ‘Então, a gente quer gravar uma música sua Tim, eu tenho uma banda aqui em Minas, o J.Quest… ‘J.Quest? Como é que chama a banda?’ Aí, eu falei: ‘J.Quest, Jota Quest’. ‘Ah, Jota Quest! Que música você quer gravar’? Aí, eu falei: ‘Dance Enquanto É tempo’. E ele: ‘Pô, ninguém nunca gravou essa música, pode gravar’! Obrigado Tim, e com quem eu tenho que falar? ‘Não tme que falar com ninguém, pô, está falando com o Tim Maia e eu to falando que pode, então grava, pô’”!

Segundo Flausino, a canção abriu todos os shows da primeira turnê da banda que, por atritos com a dona de um desenho animado, o Jonny /Quest, precisou mudar de nome e ele não teve dúvidas.

“A gente tocou com o Tim Maia no Planeta Atlântida (em 1998), nesse dia ele chamava a gente só de Jota Quest, e poucos meses depois, o Tim Maia morreu. E pouco tempo depois, recebemos uma notificação de que o nome da banda deveria ser trocado, porque era o nome do desenho animado. E aí, não tivemos dúvidas. O padrinho Tim Maia flaou que é Jota Quest, então será Jota Quest”, finaliza Rogério Flausino.

Os depoimentos dos artistas foram dados no Instagram oficial dedicado a Tim Maia e sua obra.

Agora, para ouvir as nove faixas de “Yo Te Amo”, o álbum em espanhol de Tim Maia, é só clicar neste link e escolher sua plataforma de áudio favorita!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *