Álbum Laranja, do Detonautas, faz uma forte crítica social e política

O Álbum Laranja, do Detonautas Roque Clube, já está disponível em todas as plataformas de streaming, desde a última sexta-feira (23). O Álbum Laranja, o sétimo disco de estúdio da banda, conta com 11 músicas e com as participações mais do que especiais de Gabriel o Pensador e Gigante no Mic.

O Álbum Laranja, que tem a capa toda nesta cor, é uma alusão clara a LPs clássicos da história do rock, como o álbum branco dos Beatles ou o álbum preto do Metallica.

O Álbum Laranja possui uma forte temática de cunho político e social, tema, aliás bastante presente em diversas canções do Detonautas.

Saiba todos os detalhes do Álbum Laranja, do Detonautas que, em poucas horas de lançamento, já atingiu mais de 3,5 milhões de plays no Spotify. Você vem nessa com a gente?

Capa do Álbum Laranja, do Detonautas
Foto: Divulgação

O Detonautas Roque Clube

O Detonautas Roque Clube é uma banda de rock formada, em 1997, na cidade do Rio de Janeiro. Geralmente, as letras de suas canções referem-se a amor, violência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda. O Detonautas já abriu shows de diversas bandas internacionais, como Spy vs Spy, Silverchair, Red Hot Chilli Peppers, Evanescence, dentre outras.

Em 2004, a banda lançou seu primeiro DVD, Roque Marciano, pela gravadora Warner Music Brasil. Em 2009, a banda gravou no Polo de Cinema e Vídeo o segundo DVD, Detonautas Roque Clube Acústico, lançado pela Sony Music, e em 2012 a banda lançou seu terceiro DVD, Ao Vivo no Rock in Rio, pela MZA Music.

O Detonautas Roque Clube é formado por Tico Santa Cruz (vocal), Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (bateria), Phil (guitarra) e André Macca (baixo).

O Álbum Laranja e o sucesso desde o lançamento

O Álbum Laranja, que está disponível desde a última sexta-feira (23) em todas as plataformas digitais, conta com 11 músicas, sendo que oito delas já foram lançadas em singles, durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e outras três inéditas foram reveladas, com o novo disco. Clareiras, Bandeira do Brasil e Carta ao Futuro (versão acústica) formam o Álbum Laranja, o sétimo disco de estúdio da banda Detonautas, que conta com participações de Gabriel o Pensador e Gigante no Mic.

O Álbum Laranja já conta com mais de 3,5 milhões de plays no Spotify, maior plataforma de áudio por streaming do mundo. A informação foi repassada e comemorada por Tico Santa Cruz, vocalista da banda, em seu Instagram oficial.

As faixas que integram o disco do Detonautas

O Álbum Laranja conta com canções como Kit gay, Político de Estimação, Mala Cheia e Micheque, que já forma lançadas, em forma de singles, ao longo da quarentena, imposta pela pandemia da Covid-19. A capa do Álbum Laranja é toda nesta cor, numa alusão clara a LPs clássicos da história do rock, como o álbum branco dos Beatles ou o álbum preto do Metallica.

Confira mais Lançamentos no Portal Versos e Prosas

Como uma banda de rock que faz o seu contundente papel crítico há tempos, o Detonautas Roque Clube vem se posicionando com suas canções. São músicas lançadas com temas que abrangem interesses do povo brasileiro, seja com temática social ou política, como os últimos lançamentos durante o período de isolamento social.

Carta ao futuro, um dos singles recém-lançados com o Álbum Laranja, é um exemplo claro. Seu videoclipe é uma animação que conta, de maneira lúdica, o sentimento dos brasileiros diante do obscurantismo negacionista que tomou conta do país. O desastre na gestão da saúde em plena pandemia, as alegorias fascistas e as tentativas de golpear e enfraquecer a democracia são retratadas e simbolizadas por zumbis que aterrorizam Brasília, acompanhados de um forte aparato repressivo e seitas obscurantistas.

Por sua vez, “Micheque” chega com tom bem-humorado e faz contundente sátira sobre o episódio do envolvimento de Michelle Bolsonaro com os R$ 89 mil em cheques depositados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, notícia que foi amplamente divulgada e também satirizada nas redes sociais de todo o país. “Micheque” conta com a participação do ator Marcelo Adnet, com áudio de uma imitação do humorista com uma fala do Presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, Bandeira Brasileira mostra uma mistura de rock com ritmos nacionais.

O Álbum Laranja e o otimismo, apesar de tudo

Como, felizmente, nem tudo são trevas, também há espaço para o otimismo no “Álbum Laranja”. Fica Bem é, nas palavras de Tico Santa Cruz, “uma música que fiz no início da quarentena. Cheguei a postar nas redes sociais uma versão violão e voz, no mesmo dia em que criei. As pessoas gostaram tanto que resolvemos gravar com a banda completa. Emociona, arrepia e faz chorar de alegria”, detalha o vocalista.

“Clareiras”, a nona faixa, também tem uma pegada pra cima, com a esperança de um mundo melhor, com mais liberdade.

Enfim, o “Álbum Laranja” procura mostrar o turbilhão ao qual o povo brasileiro está sendo submetido há algum tempo com contundência, humor e uma pitada de otimismo. Tudo isso ao som do rock vigoroso dos Detonautas!

E então, quer acompanhar, faixa a faixa, do “Álbum Laranja”, do Detonautas Roque Clube? Então, escolha sua plataforma de streaming favorita! Agora, para curtir o clipe de “Clareiras”, também lançado na última sexta-feira (23), acesse o canal do Detonautas no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *