Álbum Gonzaga, de Daniel Gonzaga, traz faixas autorais, de Gonzaguinha e de Gonzagão
O álbum Gonzaga, de Daniel Gonzaga, já está disponível em todos os aplicativos de áudio, desde sexta-feira (22).
O projeto, que também conta com um audiovisual disponível no YouTube, possui 16 faixas e conta um pouco da história do filho de Luiz Gonzaga Júnior e neto de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Daniel Gonzaga.
O artista falou, ao canal do YouTube do Versos e Prosas, sobre este seu mais novo projeto, sua ligação com um circo no Rio de Janeiro, onde o audiovisual foi gravado e, é claro, sobre as influências de Gonzaguinha e Gonzagão em sua carreira como cantor e compositor: “Nós somos um clã, né, uma dinastia”, afirma Daniel Gonzaga.
Confira, a seguir, tudo sobre o álbum Gonzaga, bem como trechos da entrevista concedida por Daniel Gonzaga, ao YouTube do Versos e Prosas.
Álbum Gonzaga: a síntese da trajetória dos Gonzaga
O álbum Gonzaga, do cantor e compositor Daniel Gonzaga, já está disponível em todos os tocadores de áudio digitais, desde sexta-feira (22). Além do disco, é possível acompanhar um projeto audiovisual no canal do YouTube da Biscoito Fino,
Gravadora que editou o mais recente trabalho do filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão.
O álbum Gonzaga, que traz um apanhado da trajetória de Gonzaguinha, Gonzagão e de canções autorais de Daniel, foi resultado do registro ao vivo de um show que Daniel Gonzaga realizou em 2015, no Circo Crescer e Viver, no Rio de Janeiro (RJ), e que agora está disponível a todos.
A relação de Daniel Gonzaga com o Crescer e Viver é bastante antiga, como ele relata, em entrevista concedida ao canal do YouTube do Versos e Prosas:
“Minha ligação com o Circo Crescer e Viver vem de 2007, quando eu fiz o primeiro espetáculo, a primeira trilha para circo. Eu estou, inclusive, neste momento, fazendo trilhas para o Crescer e Viver, já fiz dezenas de trilhas para eles, com diretores italianos, chineses, australianos, brasileiros, lógico, diretores de teatro. É um lugar bem bacana de se conhecer”, conta o artista.
Gonzaga ainda explica porque decidiu lançar, neste momento, o registro de um show de 2015:
“Ele tem uma parte significativa do meu trabalho, foi um projeto difícil de ser finalizado. Enfim, após este tempo todo de pandemia, que a gente mudou tanto, a gente decidiu soltar esse projeto, porque ele sedimenta uma parte da minha vida que existia ali, naquele momento”.
A dinastia da família Gonzaga
Daniel Gonzaga ainda contou, ao Versos e Prosas, os critérios utilizados para a escolha das canções que integram o álbum Gonzaga. Segundo ele, a escolha foi feita observando-se sua carreira e trajetória naquele momento (2015) e interpretando canções do avô e do pai que o marcaram, de certa maneira. Para exemplificar, Daniel Gonzaga cita trechos de duas canções de Luiz Gonzaga que integram o álbum Gonzaga: Pé de Serra e A Vida do Viajante:
“Isso é um apanhado do que estava acontecendo na minha vida naquele momento (2015), era o show que a gente levava para a estrada. Então, tem músicas que eu acho que são muito icônicas, porque eu acho que, falar sobre ser um Gonzaga, envolve explicar algumas coisas. Por exemplo, uma delas dentro de mim, é o Exu (PE), é a cidade do meu avô, no interior de Pernambuco, a aproximadamente 700 km do Recife. Eu trago o Exu aqui no braço: Novo Exu, que é como eu gosto de chamar, e no meu coração! Então, cantar: ‘Lá no meu pé de serra, deixei ficar meu coração’. É uma verdade dentro de mim! Quando eu junto essa música com A Vida do Viajante: ‘Minha vida é andar por este país’, eu não estou só cantando minha família, eu estou falando de uma realidade que é a minha realidade, enquanto artista, enquanto Gonzaga”, relata. Confira outros lançamentos conosco.
Ao comentar sobre o critério utilizado para a escolha das canções do audiovisual Gonzaga, Daniel mais uma vez deixou clara a importância e o peso da família em sua carreira:
“Nós somos um clã, né, uma dinastia. Então, em todo show, eu tento contar um pouco sobre aonde eu vim e aonde eu estou. Então, eu misturo um pouco do Gonzagão, alguma coisa do Gonzaguinha, mas é menos conhecida, Festa, Da Vida, João do Amor Divino, são coisas que eu trago para mim, enquanto compositor”, explica Daniel Gonzaga.
O álbum Gonzaga e os convidados especiais
Daniel Gonzaga ainda comentou, ao canal do YouTube do Versos e Prosas sobre a importância do pai, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, e do avô, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em sua carreira.
Além disso, Gonzaga falou sobre as parcerias do álbum Gonzaga, com nomes como Paulinho da Viola, o filho do sambista, João Rabello, a irmã, Nanan Gonzaga, e o parceiro de décadas, Marcos Trança.
O artista ainda nos contou algumas curiosidades sobre a gravação do show, falou sobre sua própria definição de um “artista inquieto”, que transita por vários estilos, e apontou a faixa preferida do álbum Gonzaga.
Para fechar a entrevista, Daniel Gonzaga nos adianta que está trabalhando em dois novos álbuns, de maneira simultânea, e afirma que a gente tem que resgatar uma brasilidade, um apelo a uma cultura nossa.
Confira, abaixo, o repertório do álbum Gonzaga:
- NASCIMENTO (Daniel Gonzaga)
- PÉ DE SERRA (Luiz Gonzaga) + A VIDA DO VIAJANTE (Hervê Cordovil / Luiz Gonzaga)
03.RIACHO DO NAVIO (Zé Dantas / Luiz Gonzaga)
- JANELA (Daniel Gonzaga/ Kiko Furtado)
- LUZ (Daniel Gonzaga)
- ESPERE POR MIM MORENA (Gonzaguinha)
Participação Especial: Nanan Gonzaga
- JOÃO DO AMOR DIVINO (Gonzaguinha)
- A MORTE DO VAQUEIRO (Luiz Gonzaga / Nelson Barbalho)
- A VOLTA DA ASA BRANCA (ZéDantas / Luiz Gonzaga)
- #40 (Daniel Gonzaga)
- # 35 (Daniel Gonzaga)
- O QUE É, O QUE É (Gonzaguinha)
Participação Especial: Paulinho da Viola e João Rabello
- FESTA (Gonzaguinha)
Participação Especial de Marcos Trança
- DA VIDA. (Gonzaguinha)
- ROENDO UNHA (Luiz Gonzaga / Luiz Ramalho)
- XOTE RELATIVO (Daniel Gonzaga)
Para conferir o álbum “Gonzaga”, do cantor e compositor Daniel Gonzaga, clique em sua plataforma de áudio predileta. Para assistir ao audiovisual, acesse o canal da Biscoito Fino no YouTube.
Agora, para conferir a entrevista, na integra, de Daniel Gonzaga ao canal do YouTube do Versos e Prosas, acesse o player abaixo.