Skank – Vou deixar: a história por trás da música

Um grande sucesso dos anos 2000, essa é uma daquelas canções que não tem data de validade. Isso quer dizer que Skank – Vou Deixar, continua a ser um grande sucesso mesmo após duas décadas de estrada.

A banda mineirinha nasceu há mais de 30 anos. Desde então, Samuel Rosa e sua trupe estão sempre nos holofotes da música brasileira. Isso porque tiveram inúmeros sucessos emplacados desde lá. 

Mas, cada letra tem sua própria história, e não poderia ser diferente com Vou Deixar. Então, vale a pena ficar por aqui e descobrir o que está por trás desse grande sucesso.

Vou Deixar
FOTO: Freepik.

Quem é o compositor de Vou Deixar?

Como a maioria das canções da banda, essa também é um fruto da criatividade de Samuel Rosa. Nesse caso, Skank – Vou Deixar também contou com a parceria de Chico Amaral, um músico consagrado por suas composições e desempenho no saxofone. 

Depois de começar pela melodia, Samuel Rosa já tinha certeza que a canção seria um sucesso. 

Com auxílio de Chico Amaral na letra, a música tinha tudo o que precisava para estourar no mundo do pop. Aliás, essa foi uma das músicas que inaugurou a época dos ringtones e, claro, foi campeã de downloads.

Como nasceu Vou Deixar: História da música

Conforme o próprio Samuel Rosa, a história da música do Skank – Vou Deixar nasceu durante uma participação da banda em um reality show.

Era a segunda edição de Big Brother Brasil, na TV Globo. Enquanto passava o som de uma apresentação diferente e restrita, Samuel cantarolou Vou Deixar, o que seria um grande sucesso com a letra acrescida. 

E foi exatamente assim. Depois de ser lançada no álbum Cosmotron, a música alcançou números incríveis. Inclusive, a canção pode ter sido um grande plus para o alcance do Grammy Latino 2004 de melhor álbum.

 Afinal, o Cosmotron é que foi o grande vencedor. E também em 2004, a canção foi tema da família Sardinha, nas cenas de “Da Cor do Pecado”.

Maiores sucessos de Skank

Vou Deixar, de Skank, surgiu no cenário musical em 2003. Mas, antes disso a banda já havia emplacado outros sucessos e, depois disso, continuou a fazer história na música. 

É injusto escolher apenas algumas canções para representar as melhores de uma carreira incrível. Mas, as seguintes se destacaram em épocas diferentes:

Vamos fugir

Esse é aquele tipo de representação que poderia ser autobiografia de qualquer um. A música demonstra o desejo que todo mundo tem em algum momento na vida, de deixar tudo para trás e seguir para uma coisa totalmente nova. Apesar de ter sido grande sucesso na voz de Skank, a composição é de Gilberto Gil, outro gênio da música brasileira.

É uma partida de futebol

Como boa belorizontina, a banda Skank não poderia deixar de homenagear o futebol do estado. Aliás, foi durante um clássico mineiro que surgiu a canção que seria um grande sucesso. 

Inclusive, o clipe da música foi gravado no Estádio Mineirão. Nada poderia ser mais propício, não é mesmo?

Garota nacional

Garota nacional faz parte do terceiro disco da banda Skank. Inclusive, as próprias impressões da banda, antes do lançamento, já apontavam para o sucesso que a canção alcançaria. 

Ela foi lançada em 96, mas ainda hoje é repertório obrigatório por onde a banda passa.

Acima do sol

Mais uma parceria entre Samuel Rosa e Chico Amaral, Acima do Sol também é um grande sucesso da carreira da banda Skank. 

A propósito, ela é comumente utilizada como uma referência de valorização feminina e conta a história de alguém que não valorizou a companheira como deveria.

Jackie Tequila

Por fim, embora não esgote a extensa lista de sucessos da banda Skank, Jackie Tequila fecha essa pequena demonstração de fenômenos musicais de Samuel Rosa e seus amigos. Também é a história de um personagem, como outras músicas de sua carreira.

A mensagem de Vou Deixar

O contexto em que Vou Deixar foi criada não diz muito sobre o significado por trás da música. Por outro lado, trata-se de uma composição super autoexplicativa e atual também.

Ao que tudo indica, a ideia da música é contar a história de alguém que deixa outro alguém. Apesar da decisão de se deixar levar pela vida, há algumas nuances de apego a quem deixou para trás.

Análise da letra

A letra de Vou Deixar é profunda e, em certa medida, triste. Isso porque, primeiro, há uma liberdade proposta e, depois, uma espécie de reconhecimento de que talvez não tenha sido uma boa escolha. 

Vou deixar
A vida me levar pra onde ela quiser
Estou no meu lugar, você já sabe onde é
Não conte o tempo por nós dois, pois
A qualquer hora posso estar de volta
Depois que a noite terminar

Vou deixar
A vida me levar pra onde ela quiser
Seguir a direção de uma estrela qualquer
Não quero hora pra voltar, não
Conheço bem a solidão, me solta
E deixa a sorte me buscar

Eu já estou na sua estrada
Sozinho não enxergo nada

As primeiras estrofes denotam essa decisão de se deixar levar pela vida e pelos acontecimentos. Nada de compromissos ou de prisão, a ideia é ser guiado pelos acontecimentos ao redor.

Mas vou ficar aqui
Até que o dia amanheça
Vou me esquecer de mim
E você se puder não me esqueça

Já no refrão, o personagem, depois de reconhecer que precisa de quem deixou para trás, decide manter sua ideia inicial. 

Ao que tudo indica, a ideia é permanecer onde está até que se clareie, quem sabe, as ideias. Depois disso, no mundo ideal, quem sabe não se daria um desfecho diferente, não é mesmo?

Skank  e Vou Deixar

Sem qualquer sombra de dúvidas, Samuel Rosa é a cara da banda Skank. Mas, obviamente, ele não foi o único responsável pelo sucesso da banda, mas é quem dá voz ao grupo, literalmente.

Sobre Vou Deixar, Samuel nunca negou que acreditava no sucesso. Ao contrário, ainda antes de possuir uma letra, quando ainda era apenas uma melodia cantarolada, Vou Deixar já se mostrava forte e impactante, conforme quem a ouvia de Samuel Rosa.

Para Samuel, a escolha de Chico Amaral para a parceria da letra não poderia ter sido melhor. Afinal com toda a sua experiência e sensibilidade, o compositor soube explorar uma letra com sonoridade, conexão e total sinergia com a melodia já criada.

Você ainda pode ver tudo o mais sobre a história por trás da banda Skank, e de inúmeros outras bandas, aqui no Versos e Prosas. 

E também pode aproveitar o momento e ouvir uma boa versão de Vou Deixar, que separamos aqui para você.

Então aperte o play e aproveite:

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *