História da música Se… de Djavan
Com um som peculiar e marcado pela criatividade de estilos, Djavan se tornou um dos músicos mais bem conceituados do cenário nacional, fato que se comprova em uma de suas músicas mais populares, a ambígua Se.
Se você quer saber tudo sobre a história e os bastidores dessa canção que é quase um hino para os homens apaixonados, está no lugar certo, preparamos um conteúdo completo e vamos te contar tudo sobre ela logo abaixo.
Não pare de ler.
História de criação de “Se…” de Djavan
Com um estilo irreverente, Se.. de Djavan foi lançada como parte do álbum Coisa de Acender, de 1992. O disco foi coproduzido pelo músico Ronnie Foster e marca uma transição no estilo do cantor, que a partir dali teria várias influências voltadas ao pop.
A mudança se reflete também na canção, que, em um ritmo original e com letra marcante, se tornou o grande sucesso comercial do álbum. Confira outras histórias das músicas conosco.
Composta por Djavan, Se… traz grande qualidade poética nos versos ambíguos, que falam sobre um jogo de sedução em uma relação amorosa.
Com isso, conquistou o gosto do público de tal forma que ainda hoje é impossível não reconhecer seu refrão.
Como muitas das músicas do cantor, a inspiração para Se… parece vir de uma situação comum a muitos relacionamentos, a dúvida sobre se entregar à paixão e ao ser amado, e talvez por isso se tornou um sucesso, gerando interpretações bem diferentes.
Sobre o que fala “Se…” afinal?
Em uma análise atenta podemos perceber o ponto de vista de um eu lírico apaixonado, que não aguenta mais os jogos amorosos da sua amada, indecisa sobre se entregar ou não a ele.
Com isso, o homem da história tenta uma sedução mais forte, tentando vencer a situação de incerteza ao usar elogios e palavras bonitas para convencê-la, truques que são muito bem representados pelo jogo de palavras de Djavan.
Em uma melodia romântica, o cantor conduz o ouvinte pela história do amor difícil, que representa uma situação corriqueira na vida dos apaixonados e cria empatia com pessoas de praticamente todas as idades.
Se.. de Djavan, no fim das contas transmite as emoções e angústias de toda pessoa que um dia já amou alguém, ou mesmo quem ainda vai amar.
Uma campeã entre os sucessos de Djavan
Com uma carreira de tantos sucessos, é quase impossível dizer que uma música do cantor é melhor que outra, ou mesmo escolher aquelas que tocam fundo o coração.
Assim como ocorreu com Se…, Djavan conseguiu lançar muitos outros sucessos, que embalaram as vidas e os amores de vários brasileiros fãs de sua música.
Confira algumas das músicas mais populares do cantor:
O Sucesso das suas composições repercutiu pelo Brasil, atingindo outras mídias e também novos artistas, como é o caso do Trio Melim, que cantou sua versão de Se.. em uma gravação de 2021.
Com personalidade e arrojo musical, suas canções já foram trilha de mais de 40 novelas e séries, rendendo até 3 discos dedicados somente a elas, o que torna ainda mais difícil escolher seus grandes sucessos.
A poesia ambígua de uma relação amorosa
Muitas músicas populares acabam caindo no gosto do público, que pode criar sua própria interpretação de uma canção, muitas vezes até chegando a se afastar do sentido original. E isso também aconteceu com Se… de Djavan.
Além da interpretação literal, que mostra os anseios de um homem apaixonado, alguns ouvintes mais cuidadosos afirmam que a canção na verdade fala sobre os esforços do eu lírico para um objetivo sexual, se baseando em trechos chaves da letra.
O fato é que, nesse caso, isso pode mesmo ser verdade.
Ao escolher as palavras com cuidado, o cantor deixa pontos de ambiguidade na letra, que podem ser interpretados de um ponto de vista sexual como a busca do narrador por ter uma noite de amor com sua amada, fato que acaba fazendo muito sentido.
Apesar disso, seja sexual ou não, a letra teve bastante impacto, e mesmo hoje é difícil conhecer alguém que não consiga se render a ela e cantar junto.
Breve análise da letra da canção
Começando pelo ponto de vista do eu lírico, Se.. de Djavan já mostra nos primeiros versos a questão com que ele se depara, e o anseio por conquistar a paixão da mulher amada.
Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber? Quando é assim
Deixa vir do coração
Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se
Com isso, o dilema do eterno “Se” já se faz presente, atormentando o narrador que só precisa de uma resposta certa, e então ele finalmente canta o refrão icônico.
Eu levo a sério mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge por favor me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não
O teor sexual vem com a interpretação da última linha, com o verbo “ dar”, que deixa em subliminar quais podem ser as reais intenções do eu lírico, que já não consegue mais aguentar a ansiedade de conquistar a mulher que deseja.
Sobre a carreira de Djavan
Djavan Caetano Viana nasceu em Maceió em 1949, e começou a carreira aos 23 anos, ao chegar ao Rio de Janeiro para tentar a vida como músico.
Com o disco A voz, o violão e a música, de 1976, o cantor estreava no cenário musical com um estilo diferente de tudo que havia na época, e se tornava uma das figuras mais importantes e criativas da música Brasileira.
Com mais de 40 anos de Carreira e 20 álbuns lançados, ganhou dois Grammys Latinos e emplacou inúmeros sucessos, se tornando um dos músicos mais bem-sucedidos e inovadores do cenário nacional.
Quer relembrar a melodia de uma de suas canções mais interessantes? Então clique no player abaixo e confira todo o ardor da paixão de Se.., de Djavan.