História da música O Menino da Porteira de Sérgio Reis

Inegavelmente uma das canções mais emblemáticas da música Sertaneja, O menino da porteira marcou a carreira do cantor Sérgio Reis ao estourar no Brasil inteiro, e se tornou um fenômeno nacional por muitas gerações.

Quer saber mais sobre a história dessa música tão emblemática? Então continue lendo, vamos te contar os bastidores da sua criação, suas regravações mais importantes e muito mais.

Confira o dossiê da canção  logo abaixo:

História da Música O menino da Porteira

Apesar de ter ganhado o Brasil na voz de Sérgio Reis em 1973, a história de O menino da Porteira  começou na década de 50, quando foi criada pelo grande compositor Teddy Vieira junto a  Luís Raimundo.

A canção foi gravada logo em seguida pela dupla Luizinho e Limeira, e em 1956 por Tonico & Tinoco, e se tornou um sucesso entre o público regional, animando muitos bailes daquela época.

Apesar disso, o sucesso nacional viria apenas na década de 70, com a versão gravada por Sérgio Reis, no seu segundo álbum de estúdio.

O Cantor conta que conheceu Teddy Vieira quando ainda estava começando sua carreira, e sabendo do sucesso da canção, resolveu gravá-la com algumas mudanças no arranjo, imaginando que a  música iria repercutir apenas na região de Goiás e Minas Gerais.

Quebrando todas as expectativas, a versão da música fez um imenso sucesso em todo o Brasil, e seria a responsável por tornar a história do menino e o boiadeiro um clássico, até hoje  cantado e lembrado por gente de todas as idades.

O Sucesso retumbante de um clássico nacional

Com uma história tocante cantada em ritmo de viola clássica, O menino da porteira ganhou o país  e marcou a imaginação dos brasileiros para sempre, se tornando não só um dos maiores clássicos da história do sertanejo, mas um verdadeiro marco da música Brasileira. Confira mais sobre outras histórias das músicas.

 

Até hoje, os versos iniciais que abrem a história trágica de um menino e sua amizade com um boiadeiro errante são lembrados e retratados nas mais diversas situações, além de terem se tornado parte da cultura e do imaginário do povo sertanejo.

 

Não à toa, a canção acabou sendo uma das músicas mais regravadas do Brasil, entrando em 21º lugar em um ranking de grandes regravações, realizado em 2013.

 

E a influência dessa história não pararia por aí. Ao longo dos anos, a canção ganharia versões feitas por grandes nomes do Sertanejo, e também conquistaria seu espaço em outras mídias.

Regravações e adaptações de O menino da porteira

 

Como já esperado de um sucesso desse calibre, a repercussão da canção alcançou altos patamares, influenciando novas gerações da música sertaneja e ganhando versões feitas por grandes nomes da indústria.

 

Confira 5 artistas sertanejos que fizeram sua versão de O menino da porteira:

 

 

 

 

 

 

Não bastassem as regravações pelas maiores vozes do sertanejo, e as mais de 100 versões feitas por outros artistas, a canção também deu origem a dois filmes, que levam o mesmo nome da música, lançados em 1976 e 2009, este último protagonizado pelo Cantor Daniel.

 

Com uma história e mensagens fortes, a canção conquistou o público especialmente  por sua veracidade, contando a trajetória de uma amizade com muitos toques de realismo.

 

E isso acontece porque ela de fato foi inspirada em uma história real.

 A história real que inspirou a música

Assim como em outros clássicos da música sertaneja, como Chico Mineiro, de Tonico & Tinoco, O menino da porteira também foi inspirada em uma história real, vivida pelo próprio compositor, Teddy Vieira.

 

O músico contava que a canção surgiu de um encontro real que teve com um menino em uma viagem de estrada em suas passagens pelo interior.

 

Cansado de abrir porteiras ao longo da estrada, Teddy ficou surpreso quando em uma delas, lá estava um menino para fazer o serviço, poupando o violeiro do cansaço de ter que repetir o feito mais uma vez.

 

A história porém, para por aí, e todo o resto da narrativa, segundo o próprio Teddy, surgiu da sua própria cabeça, inclusive o desfecho trágico do garoto que intitula a canção.

 

Inventada ou não, a letra marcou gerações com sua força narrativa, como boa parte das canções de Teddy Vieira, e arrancou lágrimas do rosto de muitas pessoas Brasil afora.

Analisando a letra de O menino da Porteira

A canção conta a história da relação entre um menino e um boiadeiro errante, narrador da história, culminando na trágica morte do garoto e profunda tristeza de seu companheiro.

 

Nas primeiras estrofes, podemos ver a abertura da história:

Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro Fino

De longe eu avistava a figura de um menino

Que corria abrir a porteira e depois vinha me pedindo

Toque o berrante seu moço que é pra eu ficar ouvindo

 

Quando a boiada passava e a poeira ia baixando

eu jogava uma moeda e ele saía pulando

Obrigado boiadeiro, que Deus vá lhe acompanhando

pra aquele sertão à fora meu berrante ia tocando

 

O boiadeiro então seguiu caminho, até que um dia, ao voltar para aquela estrada, não encontra mais o menino, e surpreso, recebe da sua mãe a notícia de que um boi acidentalmente o matou.

 

Nos caminhos desta vida muitos espinhos eu encontrei

mas nenhum calou mais fundo do que isso que eu passei

Na minha viagem de volta qualquer coisa eu cismei

Vendo a porteira fechada o menino não avistei

 

Apeei do meu cavalo e no ranchinho a beira chão

Vi uma mulher chorando, quis saber qual a razão

– Boiadeiro veio tarde, veja a cruz no estradão

Quem matou o meu menino foi um boi sem coração

Com isso, o boiadeiro triste então jura que nunca mais tocará um berrante, em homenagem ao garoto que tanto o ajudou em suas viagens pelo sertão, encerrando a canção em um tom de profunda tristeza.

Sobre a carreira de Sérgio Reis

Sérgio Reis é o nome artístico de Sérgio Bavini, um dos maiores cantores e compositores da música sertaneja.

Tendo começado a carreira em 1967, o primeiro trabalho no sertanejo  só seria lançado em 1972, e a partir daí o cantor acumularia grandes sucessos, entre eles O menino da Porteira.

Sendo também ator e apresentador, o cantor se tornou uma das figuras mais marcantes da música sertaneja, e sua música lhe rendeu dois Grammys Latinos consecutivos, em 2014 e 2015.

Relembre a versão do cantor de uma das músicas mais famosas do sertanejo, clique no Player abaixo e se emocione com a letra de O menino da Porteira.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *