História da música Chico Mineiro de Tonico e Tinoco

Se você é fã de música sertaneja,  certamente já sabe da importância da dupla Tonico & Tinoco, uma das mais famosas e consagradas da história do gênero.

Mas será que você conhece a história de Chico Mineiro, uma de suas músicas mais famosas e emblemáticas?

A canção responsável por alavancar a dupla ao sucesso conta uma história trágica baseada em uma lenda popular, e ganhou o Brasil na voz dos irmãos do sertanejo caipira.

Quer saber tudo sobre os bastidores da criação dessa canção? Então acompanhe o conteúdo que preparamos para você, contamos os detalhes sobre ela logo abaixo.

História da Música Chico Mineiro

Cheia de desdobramentos interessantes, a história de Chico Mineiro começou quando a dupla Tonico & Tinoco resolveu desencavar e registrar uma composição antiga do seu repertório de canções de viola.

Sob a ameaça de ter o contrato de discos cancelado, os irmãos criaram a canção baseada em um poema de uma lenda que ouviam na infância, a história do Chico Mineiro, eternizando o causo na canção, que se tornou o ponto de virada da sua carreira musical.

Composta por Tinoco com a ajuda de Francisco Ribeiro, um amigo que lhe mostrou o poema, a música foi lançada em 1946  e alcançou um grande sucesso de público, caindo no gosto popular e salvando a carreira da dupla que até então só era conhecida regionalmente.

A canção  acabou se  tornando o primeiro grande hit dos irmãos e um clássico da moda de viola, um estilo tipicamente caipira.

Mantendo sua relevância por mais de 50 anos, também foi regravada por  grandes nomes da música sertaneja, como Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis e  até mesmo Michel Teló.

A canção e a lenda do Chico Mineiro

A música conta a história da tragédia de Chico Mineiro, um boiadeiro que resolve ganhar a vida em Minas Gerais com seu amigo José Mendes, e um dia, após conquistar grande fortuna, é baleado e morto na frente do companheiro, que só então descobre que ele e Chico Mineiro eram, na verdade, irmãos legítimos. Confira outras histórias das músicas conosco.

Com grande peso dramático, a canção reconta uma lenda muito famosa das regiões sertanejas, contada de pai para filho e difundida principalmente em cidades do interior de Goiás.

Com isso, o personagem central do causo  se tornou um mito entre a população, sendo conhecido em várias regiões e ganhando até mesmo nomes diferentes, como Chico Goiano, ou Chico Paulista.

Com a força da história, não restava dúvida que o sucesso da canção aguardava a dupla Tonico e Tinoco, que conseguiu difundir o causo do Tropeiro de Minas Gerais para muito além do imaginário do povo sertanejo.

Chico Mineiro e os maiores sucessos de Tonico & Tinoco

Tendo alcançado o sucesso com Chico Mineiro, a dupla ganharia o Brasil em uma carreira de mais de 60 anos, se tornando a dupla sertaneja mais conhecida e mais vendida da história do gênero no país, emplacando muitos sucessos em seus mais de 80 discos gravados.

Confira 5 canções mais  famosas de Tonico e Tinoco:

As canções dos irmãos seriam marcadas pelo teor caipira e pelos temas que tratam da realidade do homem sertanejo, e lhes renderam grande reconhecimento nacional, chegando  até mesmo a serem chamados de “Dupla coração do Brasil”.

Será que Chico mineiro existiu?

Com tantas histórias derivadas do causo de Chico Mineiro, há quem diga que o herói trágico sertanejo existiu de verdade, e não é só  fruto da imaginação dos violeiros e contadores de histórias.

E a verdade sobre isso é que sim, ele realmente existiu.

Segundo historiadores, o Chico Mineiro original provavelmente nasceu na cidade de São Gotardo, em Minas gerais, vindo a morrer nas regiões do interior de Goiás, onde se encontra eternizado em um monumento em sua homenagem, a Cruz de Chico Mineiro, na cidade de Goiás (GO).

A existência do lendário personagem também foi confirmada por uma moradora de sua cidade natal, que diz ter conhecido os familiares do Chico de carne e osso, fato que reforça ainda mais sua influência na cultura regional.

Os detalhes da sua vida são pouco conhecidos, mas muitas histórias são contadas sobre seus feitos, e sejam eles reais ou não, não deixam de ser uma ótima fonte de inspiração para cantores e artistas Brasil afora.

Analisando a letra da canção

A letra começa com a narração de José Mendes, amigo de Chico Mineiro que relembra os momentos bons que viveu com ele, demonstrando a profunda tristeza que sente pelos tempos que passaram.

O sentimento pode ser visto nos primeiros versos:

Cada vez que me alembro

Do amigo Chico Mineiro

Das viage que nois fazia

Era ele meu companheiro

Sinto uma tristeza

Uma vontade de chorar

Alembrando daqueles tempos

Que não mais há de voltar

Em seguida, José Mendes conta algumas das histórias que viveram juntos, até o dia em que a tragédia acontece, em uma festa do Divino.

Confira o trecho:

Viajamos muitos dias

Pra chegar em Ouro Fino

Aonde nós passemo a noite

Numa festa do Divino

A festa tava tão boa

Mas antes não tivesse ido

O Chico foi baleado

Por um homem desconhecido

Após a morte do amigo, o narrador apresenta o final da história, mostrando sua profunda tristeza e a surpresa em descobrir que o amigo de que tanto gostava era na verdade seu irmão.

Despois daquela tragédia

Fiquei mais aborrecido

Não sabia da nossa amizade

Porque nois dois era unido

Quando vi seu documento

Me cortou meu coração

Vim saber que o Chico Mineiro

Era meu legítimo irmão

Sobre a carreira de Tonico & Tinoco

João Salvador Perez, o Tonico (São Manuel, 2 de março de 1917 — São Paulo, 13 de agosto de 1994), e José Salvador Perez, o Tinoco (Botucatu, 19 de novembro de 1920 — São Paulo, 4 de maio de 2012), formaram uma das duplas mais relevantes da música sertaneja, lançando 83 discos e quase 1000 gravações em 64 anos de carreira.

Tendo ganhado popularidade ao tocar em circos e eventos populares, Tonico e Tinoco conquistaram notoriedade nacional na década de 1940, se tornando fenômenos do sertanejo caipira e inspirando várias gerações de artistas dali em diante.

Com vendas totais chegando a quase 50 milhões de discos, suas músicas também inspiraram filmes e a formação de novos artistas, como os irmãos Chitãozinho e Xororó.

Ficou com vontade de ouvir a canção que marcou a carreira dos velhos irmãos?

Então clique no Player abaixo e curta a clássica melodia de Chico Mineiro, na interpretação única de Tonico e Tinoco.

Marcos Aurélio

2 comentários sobre “História da música Chico Mineiro de Tonico e Tinoco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *