Leandro e Leonardo – Pense em Mim: Conheça a história da canção

A dupla mais saudosa do universo sertanejo é também uma espécie de legado. Leandro e Leonardo – Pense em mim, é uma faixa que vai muito além de uma boa união entre letra e melodia. Na verdade, essa canção é uma espécie de marco do país, já que é o maior sucesso dos dois cantores enquanto dupla.

Não se trata de uma composição de nenhum dos componentes da dupla, mas é um dos maiores sucessos na voz dos dois. Pense em mim alcançou números estrondosos na década de 90, e assim segue até hoje.

Para conhecer tudo sobre uma das músicas mais emblemáticas do Brasil, é só ficar por aqui com a gente, até o final desta leitura.

Pense em mim
FOTO: Freepik.

Quem compôs “Pense em Mim?

Nós já adiantamos que Leandro e Leonardo e “Pense em mim” não têm uma ligação de criador e criatura. Aliás, a história da canção reúne até algumas polêmicas, e até hoje é assunto recorrente.

A letra escrita por Douglas Maio, José Ribeiro e Mário Soares nasceu em 1985, cinco anos depois de estourar na voz de Leandro e Leonardo. Há boatos de que a versão inicial foi um reggae, mas foi no sertanejo que ela explodiu no cenário nacional.

Os três criadores que iniciaram a história de Leandro e Leonardo – pense em mim, contam uma história curiosa sobre a música. Conforme os três amigos, a letra foi escrita em cerca de 10 minutos e veio de um insight do momento.

Na verdade, os protagonistas da composição, ao que tudo indica, são Douglas Maio e José Ribeiro. Depois de virem uma mulher chorar na boate em que estavam, um deles levantou a questão sobre o desejo de ser o centro daquela atenção. E não é que isso virou música?

Mário Soares entra na história como primeiro cantor da música. Na verdade, a sua inclusão como autor veio de um acordo com os compositores a fim de ceder a música à dupla Leandro e Leonardo. Seja como tenha sido, o resultado é o sucesso que estamos vendo até agora.

Pense em mim: história da música

Depois de todo esse trâmite, a história da canção como Leandro e Leonardo gravaram “Pense em Mim”, em 1990. A propósito, há quem diga que essa tenha sido a música que impulsionou a carreira da dupla, apesar de “Entre Tapas e Beijos” já estar em evidência nessa época.

A música que deu nome ao CD já tinha cheiro de sucesso, e foi Leonardo quem farejou isso. Depois de ouvi-la em um programa de calouros, na voz de Mário Soares, o cantor tratou logo de negociar o direito de gravar com sua dupla.

Ele estava certo, afinal, esse não só fez a dupla explodir, como é um dos maiores símbolos de sua carreira até hoje. Depois da partida de Leandro, a música continuou a ecoar, tanto na voz de Leonardo como de outros grandes artistas.

Pense em mim e a explosão no cenário musical

A carreira de Leandro e Leonardo vai muito além de “Pense em mim”. Aliás, em proporções menores, “Entre Tapas e Beijos” já era um sucesso local antes do lançamento do quarto CD da dupla.

Depois da explosão da música em questão, a dupla também emplacou outros grandes sucessos. Entre uma lista imensa, alguns deles se destacaram ainda mais.

Eu juro

Esse é aquele tipo de música que parece uma autobiografia universal, se é que isso existe. Mas, a verdade é que ela conta a história ideal de todos os amores. Afinal, amar é acreditar que é para sempre. Quem nunca?

Temporal de amor

Mais um clássico da dupla, temporal de Amor emplacou o CD lançado pela dupla em 1992. A propósito, o sucesso foi tão grande que transcendeu os limites nacionais e foi também uma sensação fora do país.

Cumade e Cumpade

Apesar de ter sido um grande sucesso, Leandro não chegou a ver a explosão dessa canção. Infelizmente, o CD só foi lançado alguns meses depois de sua partida. Entretanto, mesmo que não tenha visto daqui, Cumade e Cumpade foi um dos maiores sucessos do 12º álbum da dupla e alcançou números incríveis.

Um Sonhador

Se houvesse em algum tempo, qualquer dúvida de que Leandro e Leonardo jamais foram uma dupla de “uma música só”, essa é a música que contestaria isso. Um Sonhador também se destacou de maneira brilhante no último álbum da dupla.

Juntamente com as outras faixas, o sucesso trouxe retornos em números de audições e de rendimento. Como uma espécie de homenagem ao irmão que havia partido, Leonardo destinou uma parte das vendas do último CD para instituições de combate ao câncer.

Por quê “Pense em mim”?

O contexto da criação da música de Leandro e Leonardo – Pense em Mim, não é tão filosófico ou profundo. Aliás, como já mencionamos acima, ela foi o resultado de um momento real.

Uma cena cotidiana de amigos em uma banda informou e deu a base para todo o sucesso. Não se trata de uma grande reflexão, mas de uma cena cotidiana onde os compositores presenciaram uma colega de trabalho chorando pelo término de um relacionamento.

Um momento de descontração entre 2 trabalhadores da construção civil virou música. Mais do que isso, se transformou em um sucesso estrondoso que ecoa até hoje.

Análise da letra

A descrição acima não diminui em nada a importância de “Pense em Mim”, de Leandro e Leonardo. Ao contrário, é perfeitamente legítimo que as canções retratem acontecimentos reais. Inclusive, talvez seja isso o que aproxima tanto a letra dos espectadores.

Vamos entender melhor a melodia:

Ao invés de você
Ficar pensando nele
Ao invés de você
Viver chorando por ele

A ideia inicial é de se oferecer como uma espécie de consolo para substituir alguém por quem não valeria a pena chorar. Quem sabe, um outro alguém não mereceria todo o sentimento?

Pense em mim
Chore por mim
Viva para mim
Não ligue para ele, para ele
Não chore por ele

Então, o pedido é que os sentimentos sejam redirecionados. Segundo os autores, ao invés de ser desperdiçado sem merecimento, os sentimentos seriam melhor aproveitados com quem valeria a pena.

Se lembre que eu
Há muito tempo te amo
Te amo, te amo
Quero fazer você feliz

O amor do poeta não seria algo novo, inclusive. Mas um sentimento alimentado há muito tempo e que só agora teria vindo à tona.

Ao fim de tudo, uma solução hipotética para uma situação real se tornou um grande sucesso musical. Do reggae para o country e, finalmente, no sertanejo, a composição encontrou todo o espaço que precisava para explodir.

Quem foi a dupla Leandro e Leonardo?

Caso você tenha dormido nas últimas décadas, saiba que a dupla Leandro e Leonardo foi o grande início da carreira solo de Leonardo que você conhece hoje.

Os dois irmãos, Luís José da Costa e Emival Eterno da Costa iniciaram juntos a caminhada musical e assim permaneceram até que Leandro faleceu, vítima de um câncer.

Em dupla, os dois lançaram 13 álbuns e, à exceção dos dois primeiros, foram sucesso absoluto em sua época. Aliás, muitos dos sucessos se perpetuaram ao longo dos anos, foram gravados por grandes nomes e sustentados por Leonardo, em carreira solo.

Leonardo segue atuante e em evidência no cenário musical. Inclusive, há muito dele aqui no Versos e Prosas para você acompanhar bem o seu trabalho.

E, para matar um pouco da saudade dos dois cantando juntos, separamos uma versão linda dessa época. Com certeza é um gatilho de saudade, mas, é também um alimento para a alma.

Aperta o play:

.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *