História da música Pai, de Fábio Junior

Fábio Júnior já contou em várias entrevistas que Pai é sua música favorita de todas as que já criou, e sempre se emociona ao lembrar da relação entre ele e seu próprio pai, marcada por momentos de alegria e turbulência.

Canção alavancou a carreira do artista, no fim da década de 1970. Confira seus bastidores, com o Versos e Prosas.

Canção que marcou a carreira de Fábio Júnior, Pai é um dos seus trabalhos mais pessoais e foi a responsável por lançar seu nome ao nível de sucesso nacional.

Quer saber tudo sobre a história dessa música tão sentimental? Então acompanhe o conteúdo que o Versos e Prosas preparou para você, vamos te contar tudo sobre ela logo abaixo.

História da Música Pai

Canção que mais marcou a carreira de Fábio Jr., Pai foi composta pelo próprio cantor, e lançada em 1978, como parte do seu segundo disco de estúdio.

Com uma letra emocional que retrata com realismo a relação universal entre pais e filhos, a canção se tornou um marco na carreira do cantor, e o relato mais pessoal que já colocou em versos.

Fruto de um sentimento genuíno, Pai logo ganhou a preferência do público, e até hoje é uma das canções mais emblemáticas sobre o tema da paternidade no Brasil, e certamente a que mais emociona Fábio Jr.

Fábio já contou em várias entrevistas que Pai é sua música favorita de todas as que já criou, e sempre se emociona ao lembrar da relação entre ele e seu próprio pai, marcada por momentos de alegria e turbulência. Confira outras histórias das músicas conosco.

Mas apesar do amargor da lembrança, o cantor é muito grato pelo hit, que alavancou sua carreira, quase por acaso, no final da década de 1970.

A canção que marcou o estrelato de Fábio Júnior

Antes de ganhar o Brasil com a melodia de Pai, Fábio Júnior já tentava carreira na música e na televisão há alguns anos.

Tendo participado de grupos musicais com os irmãos desde criança, o cantor já tinha até lançado canções em inglês com o nome artístico de Mark Davis, e foi apresentador e ator de novelas antes mesmo de se lançar como cantor solo.

Porém, foi só em 1978 que sua vida mudou.

Fazendo parte do seriado Ciranda Cirandinha, o cantor compôs Pai e apresentou a música pela primeira vez no programa, chamando a atenção da escritora Janete Clair, que procurava uma canção tema para sua nova história, a novela Pai herói. Era tudo que o cantor precisava…

A música foi usada na abertura da novela e se tornou um grande sucesso, lançando o nome de Fábio Júnior ao estrelato.

Na esteira do sucesso musical, o cantor também passou a integrar o elenco de algumas novelas de grande repercussão na época, como Cabocla(1979) e Água Viva(1980), se tornando um dos principais galãs da rede Globo.

Pai e os 5 maiores sucessos de Fábio Júnior.

Apesar de ter ajudado a lançar a carreira musical de Fábio Júnior, Pai não foi o único sucesso do cantor, que desistiu da atuação para se dedicar totalmente à música ainda na década de 80.

Como cantor solo, o artista emplacou vários outros sucessos, se tornando uma das vozes românticas mais bem reconhecidas do país.

Confira 5 grandes sucessos de Fábio Júnior:

 

Esses são apenas alguns hits da longa carreira desse artista, que acumulou muitos outros sucessos e popularidade no Brasil inteiro.

Mas apesar da lista de grandes canções, Pai nunca deixou de ser a música mais especial do seu grande repertório, principalmente por falar de questões muito pessoais à Fábio Junior, como a relação conturbada com a família.

Por que Fábio Júnior compôs Pai?

Quando perguntado em entrevista sobre a criação da canção, Fábio geralmente reforça a relação de amizade e carinho que tinha com seu próprio pai, mas, como em todas as relações familiares, nem sempre tudo é alegria.

O cantor também já revelou que teve uma infância conturbada no seio familiar, onde via seus pais brigando constantemente, fato que marcou sua vida e o fez ir embora de casa ainda jovem.

Por conta disso, parte da tristeza que viveu foi transportada para a canção, onde pôde despejar, junto ao carinho, um pouco da insatisfação que também sentia em relação a sua família, fato que pode ser comprovado em alguns versos da música.

Apesar desse problema, o cantor costuma lembrar com tristeza da morte de seu pai, e chegou até mesmo a lhe mostrar a canção antes que ele partisse, provando que a despeito dos problemas, a amizade entre os dois sempre prevaleceu.

Analisando a letra de Pai

Com todas as questões pessoais do cantor, não por acaso os primeiros versos da letra de Pai falam exatamente sobre a possibilidade de uma relação que seja mais que companheirismo, e sim uma conexão verdadeira entre pai e filho, que talvez nunca tivesse acontecido de verdade.

Confira as primeiras estrofes:

Pai

Pode ser que daqui algum tempo

Haja tempo pra gente ser mais

Muito mais que dois grandes amigos

Pai e filho talvez

Pai

Pode ser que daí você sinta

Qualquer coisa entre esses 20 ou 30

Longos anos em busca de paz

No andamento dos versos, também podemos perceber o carinho do eu lírico com a figura do pai, ressaltando que apesar de já estar crescido, ainda sente insegurança, e a vontade de expressar seu amor fraternal, ou mesmo ter a coragem de pedir um conselho.

Pai

Senta aqui que o jantar tá mesa

Fala um pouco tua voz tá tão presa

Nos ensina esse jogo da vida

Onde vida só paga pra ver

Pai

Me perdoa essa insegurança

É que eu não sou mais aquela criança

Que um dia morrendo de medo

Nos seus braços você fez segredo

Nos seus passos você foi mais eu

Sobre a carreira de Fábio Júnior

Com uma longa carreira na música brasileira, Fábio Júnior começou a cantar ainda cedo, na década de 1960, participando de conjuntos musicais e programas de auditório ao lado dos irmãos.

Na década de 1970, seguiu como cantor de músicas em inglês, adotando os pseudônimos de Uncle Jack e Mark Davis, mas seria só no final da década que teria repercussão com suas músicas autorais, ganhando fama com o lançamento de Pai e com sua carreira na televisão, trabalho que abandonou para se dedicar somente a música.

Ao longo de sua trajetória, o cantor já conquistou 7 discos de ouro e alcançou 4 vezes a marca de disco de platina, e vem ganhando os corações de fãs e adoradores no Brasil há mais de 40 anos.

Que tal relembrar a emoção de uma de suas músicas mais pessoais?

Clique no Player abaixo e escute a melodia de Pai.

Marcos Aurélio

2 comentários sobre “História da música Pai, de Fábio Junior

  1. A música PAI do cantor Fábio Júnior é muito marcante mesmo. Fala a verdade! Para os filhos que tiveram uma relação harmoniosa com seu pai, esta música toca na alma, e para os filhos que tiveram uma relação conturbada, ela toca mais ainda, lá dentro do coração, principalmente, quando o pai não está mais aqui na Terra… Se foi. É uma música totalmente maravilhosa. Pode passar gerações e gerações, tenho certeza que esta linda canção de Fábio Júnior nunca vai ser esquecida. Jamais será esquecida!

  2. Até hoje tento entender meus filhos e não consigo mostrar Que eu não quis ensinar a eles.mas sim me mostrar como eu vivi.e vivia prá eles quando eu sentava na minha mesa de escritório e tinha que fazer minhas tarefas do cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *