História da música Fullgás de Marina Lima

Um símbolo da música Pop mainstream na década de 80, Fullgás alavancou a carreira da cantora Marina Lima e a lançou ao estrelato, se tornando um dos maiores hits da época com um som elegante e descolado.

Se você quer saber a história dessa música que marcou uma geração e representa  o pop brasileiro dos anos 80, está no lugar certo.

Confira abaixo tudo sobre os bastidores de Fullgás, de Marina Lima.

História da Música Fullgás, de Marina Lima

A história de Fullgás começou  em 1984, quando foi gravada e lançada  por Marina Lima no álbum que leva o mesmo nome da canção,  quinto disco de estúdio da cantora.

Trazendo uma cara pop com letra animada e flertando com o rock, a canção estourou nas rádios de todo o Brasil, com um som leve e elegante, marca da personalidade da cantora,  e logo caiu no gosto do público mainstream.

Fullgás chamava atenção pela letra, composta por Marina e pelo Irmão Antônio Cícero, e trazia influências do estilo New Wave, com uso de sintetizadores e baterias eletrônicas que tanto marcaram a música pop dos anos 80.

Traço também marcante e original  é o trocadilho do título, uma brincadeira com as palavras Fugaz, em português, e a expressão em inglês full gas, usada para descrever algo ou alguém cheio de energia.

Toda essa energia foi sentida na canção, que repercutiu de forma avassaladora e se tornou o grande hit da carreira da cantora, um marco da música brasileira nos anos 80.

O hit que marcou a carreira de Marina Lima

Quando ganhou fama com Fullgás, Marina Lima já tinha 4 álbuns na bagagem  e ainda não havia encontrado sua voz.

 

Tendo passado por várias gravadoras e sentindo a interferência dos produtores no seu trabalho, a cantora estava insatisfeita, e buscava liberdade criativa para fazer o tipo de música que sempre quis. Foi então que nasceu o álbum e essa canção. Confira outras histórias das músicas conosco.

 

Com melodia simples e alegre, a canção marcou o tom do disco e abriu de vez o trabalho da cantora para o Brasil, e o país  abraçou a onda pop descolada e pessoal de Marina.

 

Sendo a 9ª música mais tocada nas rádios brasileiras em 1984, Fullgás mostrava tudo que Marina queria fazer, trazendo um som elegante e vanguardista que ditou o estlilo da música Pop no país e se tornou um verdadeiro hit na bagagem da cantora.

 

Com o sucesso, Marina marcava seu nome no cenário brasileiro, dona de uma das canções mais influentes de sua época e da história da música nacional.

 

Tamanha foi a repercussão  de Fullgás, que a canção acabaria sendo regravada  por grandes artistas brasileiros anos depois.

Regravações de Fullgás por outros artistas

Com essa canção, Marina Lima havia  alcançado o sucesso e a liberdade que tanto queria, se tornando uma cantora reconhecida nacionalmente, mas a música também ganharia repercussão entre os artistas.

 

Ao longo dos anos, Fullgás foi regravada por vários cantores da música brasileira, mostrando como reverberou seu estilo muito além dos agitados anos 80.

 

Confira quem são os artistas que fizeram sua própria versão da canção:

  • Lulu Santos – O cantor, amigo de Marina, lançou uma gravação da música com um ritmo eletrônico em 1995, no álbum Eu e memê, Memê e Eu.

 

  • Ivete Sangalo – Em 2001, a cantora baiana também deu sua voz a canção em uma versão acústica gravada ao vivo.

 

  • Simone – Vinda escola do MPB e do samba, a cantora Simone  lançou uma versão de Fullgás no álbum Em boa companhia, de 2010.

 

  • Fábio Júnior – O cantor e sua filha Tainá Galvão também  gravaram a canção em dueto para o álbum Íntimo em 2011.

As influências musicais e o retrato de uma época

O álbum Fullgás, assim como a canção, trouxeram para a cena musical brasileira um estilo diferente do que vinha sendo feito na época, com influências das batidas bem marcadas e dos sons eletrônicos que já faziam sucesso no circuito americano.

 

Por ter vivido nos EUA, Marina Lima trazia toda a bagagem do pop revolucionário de cantores como Michael Jackson, e isso certamente influenciou a produção do disco.

 

O disco Thriller, do rei do pop, foi a principal influência para a  concepção de seu álbum, servindo como uma escola para ela e os companheiros de produção.

 

A influência do Thriller foi tamanha, que a linha de baixo de Fullgás foi praticamente copiada da melodia de Billie Jean, segundo conta a cantora em uma entrevista.

 

Com isso, Fullgás acabou se tornando uma canção que encapsulava muito da sua época, e talvez por isso tenha ficado na memória de quem viveu aquele período, marcado por um estilo musical característico.

Significado da letra de Fullgás

A letra de Fullgás  fala sobre um amor juvenil, com versos simples e poéticos que conquistaram o público pelo tom alegre. Nela, o eu lírico fala sobre uma paixão que é difícil de largar, assim como a vontade de viver o momento.

 

Confira as duas primeiras estrofes:

 

Meu mundo você é quem faz

Música, letra e dança

Tudo em você é fullgás

Tudo você é quem lança

Lança mais, e mais, e

 

Só vou te contar um segredo

Não, nada, nada de mau nos alcança, não

Pois tendo você meu brinquedinho

Nada machuca, nem cansa

 

A paixão arrebatadora  também pode ser percebida em trechos como “ o que será da minha vida, sem você?”, mostrando que o eu lírico  não pode mais viver sem um amor e longe daquele carinho.

Confira a estrofe completa:

 

Então venha me dizer o que será

 

Da minha vida, oh, sem você

 

Noites de frio, dia não há

 

E um mundo estranho pra

 

Me segurar

Como está Marina Lima  hoje?

Após o Sucesso de Fullgás , Marina Lima acabaria lançando outros discos, mas sua carreira sofreria um impacto durante a década de 90, período em que perdeu o pai, passou por uma separação amorosa e sofreu problemas clínicos com sua voz.

 

A soma dos problemas acabaria levando a cantora  à depressão e ao cancelamento posterior de turnês, fazendo com que se afastasse dos holofotes até voltar aos palcos no ano 2000, quando retomou sua carreira já sem o brilho do sucesso retumbante.

 

A cantora, hoje com 66 anos, continua compondo e lançando  trabalhos pontuais e vive em São Paulo.

 

Que tal relembrar um dos maiores sucessos da sua carreira e da música nacional?

 

Clique no Player abaixo e escute de novo a melodia de Fullgás.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *