Fábio Júnior – Alma Gêmea: A História da Música
Alma Gêmea, de Fábio Júnior é poesia purinha. E não poderia ser diferente, vindo de onde veio. Essa é uma daquelas músicas que embalam grandes amores e marcam a memória. Da Velha à novíssima Guarda, todo mundo se pega cantarolando a canção quando ela toca. E esse sucesso estrondoso tem uma razão de ser.
Descobrir o caminho que a música percorreu até ser figurinha carimbada nas rádios, é uma maneira excelente de encontrar ainda mais sentido na canção. Por isso, reunimos as melhores informações e curiosidades sobre esse tesouro no cenário musical romântico brasileiro.
Fique com a gente até o fim desta leitura e se apaixone ainda mais.
Quem é o compositor de Alma Gêmea?
Se você puxar na memória, é impossível separar Fábio Júnior de Alma Gêmea. Obviamente, foi na voz do intérprete que ela ganhou toda a projeção que possui hoje. Mas, a sua origem mesmo é de outro artista, igualmente talentoso e genial.
A letra da canção Alma Gêmea foi escrita em 1976, e surgiu inspirada por um grande amor vivido por Peninha. Isso mesmo, o amor retratado na canção é parte da história do próprio autor da letra. Logo, fica claro aqui que Alma Gêmea é uma das composições mais famosas de Peninha, que tem inúmeras outras criações consagradas e gravadas por grandes nomes da música.
Alma Gêmea – História da Música
Alma Gêmea é o tipo de música que já nasceu com grandes perspectivas e uma história de sucesso. Primeiro porque, já em sua composição, contou com a sensibilidade, criatividade e genialidade musical de Peninha. Então, convenhamos, não daria para esperar menos do que sucesso, não é?
O próprio Peninha teve o insight de que seria uma boa música para o repertório de Fábio Jr. Aliás, ele estava completamente certo quando foi atrás do artista para oferecer a música.
A canção foi lançada em 1994 por Fábio Jr. o intérprete mais emblemático da canção. A propósito, de tão bem aceita que a música foi, o próprio cantor a regravou em mais quatro de seus CDs.
Uma década depois de seu lançamento,Alma Gêmea foi a abertura de uma novela da Rede Globo, cujo nome era o mesmo da música. O que fica aqui é a dúvida, se o folhetim de Walcyr Carrasco impulsionou ainda mais o sucesso da música, ou se a letra da canção ditou parte do sucesso da novela.
Seja como for, música e novela tiveram grandes resultados. Aliás, isso é fácil de provar, já que a novela foi transmitida por três vezes pela emissora, desde 2005. Ou seja, há quase 25 anos a canção é letra fácil nos lábios da maioria dos brasileiros.
Principais artistas que regravaram Alma Gêmea
Certamente, FábioJr. é o principal intérprete da canção. Mas, dar voz a essa canção tão clássica não foi privilégio privativo do artista. Além dele, outros artistas importantes no cenário musical brasileiro fizeram e fazem performances de uma das canções mais importante da história de Peninha.
Agnaldo Timóteo, por exemplo, é um desses grandes cantores que deu seu toque à letra de Peninha. Alma Gêmea está eternizada no Álbum “Sucessos Sempre”, que o cantor gravou com Ângela Maria, em 1999.
O próprio Peninha, compositor de Alma Gêmea, inclui a canção em seus shows. Segundo o próprio cantor, ele gosta de representar músicas suas que fizeram sucesso em outras vozes. Além dele, Wando, patrimônio nacional do estilo romântico, também inclui a música comumente em seus repertórios. Inclusive, muitas dessas vezes ele o faz em parceria com o próprio Peninha.
Alma Gêmea e o seu significado
Já deixamos claro que Alma gêmea, de Fábio Jr. é o resultado de uma experiência de amor vivida pelo compositor. A propósito, o próprio Peninha admite e conta, como parte da história da música, que estava apaixonado quando escreveu a letra.
Portanto, a letra da canção descreve um amor profundo, descrito como um encontro de almas. Para o personagem da música, trata-se de um amor inseparável, e que se completa um no outro. A propósito, a música traz à tona uma polêmica antiga sobre haver, ou não, um amor determinado para cada um.
Análise da letra
Dito isso, e cientes de que se trata realmente da declaração e exposição de um apaixonado, é hora de entender isso, ponto a ponto, na letra da canção. Compreender Alma Gêmea é mergulhar no romantismo. Então vamos lá.
Por você eu tenho feito
E faço tudo que puder
Pra que a vida seja mais alegre
Do que era antes
Aqui está a declaração de uma paixão que pretende se esforçar para que tudo no amor seja o melhor possível. Aparentemente, a intenção do personagem é se dedicar para o bem estar do outro.
Tem algumas coisas
Que acontece
Que é você
Quem tem que resolver
Acho graça quando
Às vezes louca
Você perde a pose
E diz: foi sem querer
Apesar de seus esforços, o apaixonado reconhece que nem tudo é possível se fazer pelo outro. Assim, algumas decisões e atitudes realmente precisam partir da outra ponta do relacionamento. Parece justo, já que uma relação se faz com mais de uma parte.
Quantas vezes
No seu canto em silêncio
Você busca o meu olhar
E me fala sem palavras
Que me ama, tudo bem
Tá tudo certo
Para o personagem, é importante se sentir amado. Contudo, nem sempre isso precisa vir de palavras. Então, parece suficiente encontrar essa expressão no companheiro, seja como for.
De repente você põe
A mão por dentro
E arranca o mal pela raiz
Você sabe como me fazer feliz
Mesmo dizendo se satisfazer com expressões nem sempre ditas, o personagem reconhece que é quando o outro se mostra mais claramente, que ele realmente se sente feliz. Aqui, aparece uma exaltação e incentivo para que se derrubem as barreiras da relação a fim de que a entrega seja sem reservas.
Carne e unha
Alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade
De você!
É no refrão que a música traz a impressão de que o amor transcende a vida, que os apaixonados insistem em reproduzir. Além de uma reafirmação do quanto foram feitos um para o outro, esse parece um compromisso de ser assim sempre.
Alma Gêmea para Fábio Jr.
Quando se trata do autor da canção, Peninha reconhece a importância de Fábio Jr. para a história da música Alma Gêmea. Por sua vez, Fábio Júnior reconhece que a canção foi um marco em sua carreira.
Segundo o artista, cantar sobre o amor é parte de sua essência. A propósito, as músicas com o tema recebem uma certa identificação por parte do público já que, nas palavras do cantor: “todo mundo busca o ‘grande amor’.”.
Além dessa, outras músicas incríveis têm sua história contada aqui no Versos e Prosas. E, enquanto você decide pela próxima leitura, vamos embalar sua busca com uma boa versão de Alma Gêmea.