Leandro e Leonardo – Não Aprendi Dizer Adeus: A História da Música

O mundo sertanejo nunca mais foi o mesmo depois que Leandro e Leonardo lançaram Não Aprendi Dizer Adeus. Esse é aquele sertanejo raiz, que destrava um arsenal de memórias afetivas quando a gente ouve tocar.

Como sempre, os clássicos do cenário musical sempre carregam uma história por trás. Além de dizer muito sobre a composição, a história da música ainda ajuda o interlocutor a enxergar a mensagem como ela realmente é.

Então, vale a pena ficar por aqui e descobrir com a gente os detalhes, informações e curiosidades sobre esse hino da música sertaneja.

FOTO:Freepik.

Quem compôs Não Aprendi Dizer Adeus?

Curiosamente, a música que é cara da dupla não só não foi composta por nenhum deles, como também não foi lançada por ela no primeiro momento. Na verdade, o autor da canção é Joel Marques, que a compôs sem imaginar que um dia seria um hino de saudade e homenagem a Leandro, da dupla Leandro e Leonardo.

Apesar de muita gente atribuir a letra a relacionamentos amorosos, esse não foi o intuito inicial. É verdade que a letra cabe exatamente em um ambiente romântico. Mas, originalmente, a sua inspiração veio de um momento dolorido de um amigo que perdeu o pai.

Não Aprendi Dizer Adeus: A história da música

Joel Marques conta a história da criação de uma de suas maiores músicas como uma lembrança de sua juventude. Depois de ver o seu melhor amigo perder o pai, que era muito presente, o companheiro de futebol de Joel dividiu sua dificuldade de aceitar a morte. 

Ouvir do amigo que ele não havia aprendido dizer adeus ao pai, fez acionar um insight no autor da canção. Mas, quando tudo aconteceu, ele sequer poderia imaginar que esse insight viraria um completo sucesso alguns anos depois.

A música levou algum tempo para ser concluída e apresentada. Mas, em uma demonstração despretensiosa e até desacreditada do seu autor, finalmente a canção encontrou um bom intérprete. Já na primeira versão, começou a fazer sucesso. Mas, na aposta de Leandro e Leonardo que ela ganhou a projeção nacional, se tornando quase que um símbolo da dupla.

Principais artistas que gravaram Não Aprendi Dizer Adeus

Como nós já adiantamos, Leandro e Leonardo – Não Aprendi Dizer Adeus, não foi a primeira versão da música. Na verdade, a canção foi gravada primeiro por Juliano Cezar, a quem Joel Marques ofereceu a canção pela primeira vez.

Foi em 1991 que a canção recebeu uma versão na voz da dupla Leandro e Leonardo. Aliás, o sucesso foi imediato e absoluto, o que impulsionou o quinto álbum da dupla a alcançar a marca incrível de 2.500.000 de cópias vendidas.

Mas o sucesso não parou na voz da dupla. Depois de Leandro e Leonardo, outros inúmeros artistas gravaram a canção. Foram muitas regravações ao longo dos anos. E, algumas delas foram feitas por grandes nomes da música como Xitãozinho e Xororó, e Zezé Di Camargo e Luciano.

Não Aprendi Dizer Adeus e seu significado

Depois da gravação de Não Aprendi  Dizer Adeus, já se passaram mais de 30 anos. Nesse meio tempo, alguns significados diferentes já foram atribuídos à canção. 

A maneira mais comum de interpretação está sempre voltada para o romance. Aliás, nada de estranho aqui, já que o amor sempre foi tema recorrente nas canções da dupla.

O próprio Joel admite ter mudado uma ou outra palavra na letra da música nos últimos ajustes, a fim de deixá-la menos fúnebre. Mas, não há qualquer referência a um casal ou relacionamento amoroso. Ainda assim, convenhamos, ela cabe em um romance.

Existe também uma parcela de ouvintes que relaciona a música à partida de Leandro. Sem nenhuma intenção de ofender, esse é um público bem desavisado. Afinal, o próprio Leandro foi parte da gravação, ou seja, ele estava bem vivo quando ela se tornou um sucesso.

Mas, sim, ela se tornou um símbolo da saudade do cantor, e isso não se pode negar. Especialmente porque ele próprio eternizou o sucesso com sua voz, e depois nos deixou com a saudade e sem qualquer treino para a despedida.

Análise da letra

Dito isso, vamos aos fatos. O significado mais próximo da fidelidade é aquele atribuído pelo próprio autor da letra. Então, além de se referir a um episódio triste que ele presenciou, a canção é um lembrete do quanto estamos despreparados para ver a vida acabar.

Não aprendi dizer adeus
Não sei se vou me acostumar
Olhando assim nos olhos seus
Sei que vai ficar nos meus
A marca desse olhar

Aqui se tem uma demonstração universal de que ninguém nunca está suficientemente preparado para sofrer perdas. Sejam elas de qualquer natureza, as despedidas sempre deixam as marcas de dores e saudades.

Não tenho nada pra dizer
Só o silêncio vai falar por mim
Eu sei guardar a minha dor
E apesar de tanto amor
Vai ser melhor assim

Nessa estrofe é possível ver claramente a referência da vivência do autor em relação à inspiração da música. Afinal, foi exatamente a dificuldade enfrentada pelo amigo antigo em colocar para fora os sentimentos que tocou o compositor profundamente.

Não aprendi dizer adeus
Mas tenho que aceitar
Que amores vem e vão
São aves de verão
Se tens que me deixar
Que seja, então, feliz

Por sua vez, o refrão chama novamente para a reflexão generalizada da vida. Apesar da falta de habilidade para a finitude das coisas, aceitar que isso é real é o primeiro passo para a felicidade, a própria e a alheia.

Não aprendi dizer adeus
Mas deixo você ir
Sem lágrimas no olhar
Se o adeus me machucar
O inverno vai passar
E apaga a cicatriz

Ao fim de tudo, resta a aceitação de tudo acaba em algum momento. Apesar da dor e frustração que isso causa, nada é melhor do que o tempo e as estações para fazer com que a dor diminua até que restem apenas as lembranças.

Conheça melhor Leandro e Leonardo

A dupla portadora do sucesso de Não Aprendi Dizer Adeus também é uma das representantes mais fiéis da música sertaneja no Brasil. Vindo de origem simples, os dois irmãos encontraram na música uma paixão intensa e uma ferramenta para mudar de vida.

Depois de algumas tentativas e muito trabalho, o terceiro disco da dupla finalmente fez a carreira decolar. A partir dele, sucesso e mais sucessos foram emplacados sem descanso.

Infelizmente Leandro nos deixou em 1998, vítima de um câncer raro. Mas Leonardo seguiu a carreira sozinho, e continua a fazer sucesso na música brasileira.

Abaixo você pode ouvir, e cantar junto, esse símbolo da carreira de Leandro e Leonardo. E, passeando pelo Versos e Prosas você vai encontrar muito mais de entretenimento musical.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *