É o amor – Zezé Di Camargo e Luciano: História da música
É impossível pensar no mundo sertanejo sem se lembrar de Zezé Di Camargo e Luciano – É o amor. Inclusive, a música tem uma história que está por trás de um sucesso tão grandioso que até ganhou vida nas telonas.
Esse é um exemplo de artistas que bombam nas paradas logo na primeira produção. Há mais de 30 anos, a música tema do primeiro disco da dupla foi também o primeiro sucesso dos dois.
Que você conhece a música, nós já sabemos. Mas, já pensou na história que há por trás dela? Então, fique por aqui para descobrir cada detalhe desse grande sucesso.
Quem é o compositor de É o Amor?
Ao ouvir Zezé Di Camargo e Luciano darem a vida à música É o Amor, já bate a curiosidade de saber de onde veio a inspiração para uma letra tão especial, não é?
A verdade é que essa é mais uma entre uma lista imensa de composições de Zezé Di Camargo. Sendo um artista completo e excelente e compositor, Zezé abre o jogo ao confessar que a inspiração veio de Maria Bethânia, seu grande ídolo musical.
Assim, depois de ouvir “Negue” tocando na rádio, o autor da letra teve um insight que resultou na canção que é um dos maiores sucessos de todos os tempos no mundo sertanejo. Em 1991 nascia, então, a música É o Amor, para o primeiro LP de Zezé Di Camargo e Luciano.
Como nasceu É o Amor
Nós já nos adiantamos acima, mas, Zezé Di Camargo e Luciano – É o Amor, se tornou um grande sucesso a partir de uma inspiração externa. Foi ouvindo um trecho de “Negue”, de Maria Bethânia, enquanto caminhava pela rua, que o artista pensou em escrever algo como uma versão masculina da canção.
Então, ao contrário do que muita gente pensa, a música não foi escrita para o seu, então, amor, Zilu. Na verdade, é isso que o filme que conta a história da dupla sugere na trama. Mas, o próprio Zezé já chegou a desmentir, contando a verdadeira história.
Por muito pouco o maior sucesso da dupla não estaria lá. Isso porque a canção nasceu em uma noite, quando todo o repertório já estava definido. Mas, ainda bem que coube mais uma no LP que, ao invés das tradicionais 12 faixas, teve 13 incríveis e que fizeram toda a diferença.
Outros sucessos da dupla
É inegável que Zezé Di Camargo e Luciano – É o Amor, é o maior símbolo dessa carreira musical. Mas, não foi a única canção a fazer sucesso na voz dos dois. Aliás, do início ao fim, a carreira da dupla foi recheada de músicas de sucesso. Entre elas estão, por exemplo, as que selecionamos abaixo.
Você vai ver
Você Vai Ver veio um pouco depois, em 1994. Diferente de É o Amor, essa não é uma letra criada por Zezé Di Camargo. Aliás, trata-se de uma composição de Carllos Cola e Elias Muniz. Embora já tivesse sido lançada por outro artista no ano anterior, foi na voz da dupla que a música ganhou projeção e notoriedade.
Será Que Foi Saudade?
Outra música que fez grande sucesso com a dupla é Será que Foi Saudade? Essa é uma faixa do décimo CD da dupla, lançado em 1999. Além dela, outras canções do mesmo trabalho explodiram, como a de nome Pare.
Dois corações e uma história
A canção retrata um término difícil e uma reconciliação de uma história com um final feliz. Esse é um exemplar entre muitas canções românticas da dupla. A composição é de Carlos Randall e Danilmar, e além de Zezé Di Camargo e Luciano, teve outras regravações também por grandes nomes.
O Dia em que eu saí de casa
Um clássico da carreira de Zezé Di Camargo e Luciano, o Dia Em Que Eu Saí de Casa é composição de Joel Marques e marcou um momento real da vida dos dois.
Talvez o grande sucesso da canção se dê ao fato de que, em algum momento da vida, todos vivem a mesma fase. Então, a identificação era o tempero que o público precisava para adotar a música.
Mentes tão bem
Aqui está um dos grandes sucessos já de um entre os últimos CD de Zezé Di Camargo e Luciano. Lançada em 2014, a música é uma versão da canção espanhola “Mientes tan bien”.
Por quê “É o Amor”?
É o Amor ultrapassou todos os limites do bom senso e respeito à modéstia. Essa letra de Zezé Di Camargo apresentou números incríveis desde que nasceu, há mais de 30 anos. Acredite, só de regravações já foram mais de 70.
Tudo isso é um reflexo da necessidade de se expressar um sentimento bonito e romântico. Aliás, essa é uma linguagem universal e, junto ao talento de Zezé e inspiração de Maria Bethânia, não tinha mesmo como dar errado.
Análise da letra de É o Amor
Apesar do caráter autoexplicativo da música, vale a pena relembrar essa declaração genuína de amor. Para cada estrofe, uma carga de sentimentos completa o sentido do que Zezé Di Camargo e Luciano quiseram dar a É o Amor.
Eu não vou negar que sou louco por você
Que estou maluco pra te ver
Eu não vou negar
Eu não vou negar, sem você tudo é saudade
que você traz felicidade
Como uma resposta à letra de “Negue”, de Maria Bethânia, a ideia é responder ao desafio com uma declaração. Ao invés de negar o amor, como sugere a letra inspiradora, o autor da canção prefere assumir a loucura e o amor.
É o amor
Que mexe com minha cabeça e me deixa assim
Que faz eu pensar em você e esquecer de mim
Que faz eu esquecer que a vida é feita pra viver
É o amor
Que veio como um tiro certo no meu coração
Que derrubou a base forte da minha paixão
Que fez eu entender que a vida é nada sem você
Finalmente, o refrão consagra o objetivo do compositor. Assim, a resposta é a adoção do amor como o total responsável pela decisão. Então, não há nada mais o que fazer a não ser sucumbir ao sentimento e se expor ao risco de ser amado também.
Zezé Di Camargo e Luciano depois de É o Amor
A verdade é que existe vida após Zezé Di Camargo e Luciano – É o amor. Na verdade, a vida da dupla ganhou uma super virada depois desse grande sucesso. E essa foi a concretização do sonho de seu Francisco, pai de Mirosmar José de Carvalho e Welson David de Carvalho.
Pelo desejo de seu Francisco, seus filhos já estavam predestinados ao sucesso. Mas, ele não só desejou isso, também trabalhou duro para que realmente acontecesse. Inclusive, logo após o lançamento do que seria o maior sucesso da carreira de seus filhos, foi o principal marqueteiro da dupla.
Bom, parece que deu certo. Depois de É o amor, a carreira da dupla alavancou de vez e emplacou um sucesso atrás do outro durante mais de 20 anos de carreira de Zezé Di Camargo e Luciano.
Depois da pandemia, muitos rumores rolaram sobre a separação da dupla. Provavelmente isso se deu em razão dos projetos em paralelo dos dois cantores e da agenda reduzida.
Contudo, nada foi oficializado ainda e não é nada difícil encontrar shows apaixonantes da dupla pelo país.
Além disso, dá para matar a saudade dos dois acompanhando momentos importantes de suas carreiras aqui no Versos e Prosas.
E, enquanto não encontra uma apresentação da dupla pertinho de você, vá matando a saudade com uma das melhores versões de É o Amor.