Claudia Castelo Branco: cantora e compositora carioca prioriza a MPB
Claudia Castelo Branco, cantora e compositora carioca, que já lançou cinco álbuns com o Duo Gisbranco (parceria com Bianca Gismonti), e recentemente liberou seu primeiro álbum solo, é a convidada deste especial do Versos e Prosas, que aborda o outro lado musical do artista.
O que será que Claudia Castelo Branco ouve em momentos de descontração com a família? Ou em uma festa com os amigos? E o que será que ela canta no chuveiro, enquanto toma banho?
Compositora, pianista e cantora, Claudia Castelo Branco (RJ) completou 20 anos de carreira esse ano. Com o Duo Gisbranco, ao lado de Bianca Gismonti, ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Arranjadora, lançou cinco álbuns e se apresentou em diversos países como França, Portugal, Espanha, Turquia, Canadá, Holanda e Irlanda. Os últimos trabalhos do dueto foram o CD “Pássaros”, de composições autorais em parceria com Chico Cesar e “Bruta flor”, com Júlia Vargas.
Claudia Castelo Branco lançou em 2016 o CD também autoral “Você na Nuvem” em parceria com Marcos Campello. Faz parte do coletivo de cantautores Selva Lírica, ao lado de Ilessi, Demarca e Thiago Thiago de Mello. Também atuou como compositora e diretora musical dos espetáculos “SAIA” e “Um palco para Narcisa”, dirigidos por Joana Lebreiro.
A artista carioca integra os espetáculos “Você corta um verso, eu escrevo outro” e “O som da Palavra”, ambos com o grupo MPB4, com quem lançou dois singles em 2020: Gota D’Água e Maria Maria. É Bacharel em Piano (UFRJ) e Mestre em Composição (UNIRIO).
Em novembro de 2021, Claudia Castelo Branco lançou seu primeiro álbum solo, o Cantada Carioca, que possui 11 faixas, que foram gravadas durante o isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, em agosto de 2020. Em cada faixa, Claudia interpreta uma canção de uma compositora carioca da MPB contemporânea. Nomes como Ilessi, Elisa Fernandes, Bianca Gismonti, Gabi Buarque e Suely Mesquita ganham versões inéditas em piano e voz. Confira outras matérias especiais como esta conosco.
E Claudia Castelo Branco comenta, com o Versos e Prosas, o que costuma ouvir, em seus momentos de folga. Ela enumera alguns nomes da MPB os quais admira. “Gosto de tudo, e ultimamente tenho ouvido bastante Gal Costa, Chico Cesar e Mariana Aydar”.
Já em uma festa com seus amigos, a cantora e compositora carioca define um estilo único do Brasil, que prefere ouvir. “Em festa curto ouvir samba”.
Agora, em um churrasco de domingo com a família, Claudia Castelo Branco ressalta que, geralmente, não é ela quem faz a playlist. Apesar disso, ela cita um conjunto cubano, fundado em 1996, que sempre rola quando ela está com os parentes. “Dificilmente sou eu que escolho a trilha sonora, então varia muito. Mas em festa de família temos o hábito de começar com Buena Vista Social Clube”.
Ao falar sobre o que gosta de tocar e cantar ao violão com os amigos, Claudia Castelo Branco foi direta e específica, citando um grande nome do nordeste, um dos ícones da MPB. “Geraldo Azevedo”.
Por sua vez, no carro, enquanto encara o trânsito caótico do Rio de Janeiro, onde mora, Castelo Branco citou um dos líderes da Tropicália e a eterna Guerreira. “No carro ouço muito Gilberto Gil, as canções de “Eu, tu, eles” e Clara Nunes”.
Já no chuveiro, a artista prefere memorizar as canções e canta “geralmente o repertório do próximo show/gravação”.
Para conferir a playlist com as canções que Claudia Castelo Branco mais ouve, basta acessar nosso canal do YouTube. Comente conosco o que achou da seleção da cantora, compositora e pianista carioca.