Biografia Ivete Sangalo: como a cantora baiana se tornou a Rainha do Brasil

Ivete Sangalo é o típico perfil de baiana arretada que conquistou o mundo inteiro. Mesmo quem não gosta do estilo musical da cantora é obrigado a concordar que seu carisma e alto astral é contagiante.

A junção do seu jeito de levar a vida e a carreira, provavelmente tem muita contribuição com o seu crescimento e estabelecimento na música. Obviamente, tudo isso unido ao fato incontestável de que ela é um grande talento musical.

Então, se quiser saber mais sobre a história e a vida da cantora que arrasta multidões, literalmente, e representa muito bem a música brasileira, é só ficar com a gente até o final dessa leitura.

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação / TV Globo

Quem é Ivete Sangalo?

Um dos maiores ícones da música baiana e brasileira tem sua origem, claro, na Bahia, na cidade de Juazeiro. Em maio de 1972, Ivete Maria Dias de Sangalo já nasceu na música. Vinda de uma família de músicos, Ivete passou a infância cantando em família e nos colégios por onde passou.

Apesar do talento claro e nato, a artista passou por outros meios de ganhar a vida, antes de se tornar quem é. Aliás, bem cedo Ivete teve de aprender a se virar para ajudar em casa, já que perdeu o pai precocemente.

Quando a carreira começou de fato

Ivete Sangalo até que cogitou outras carreiras, mas a música estava no sangue. Assim, durante a juventude, chegou a iniciar cursos da área administrativa e secretariado. Contudo, depois de um tempo como vendedora do shopping e empreendedora de marmitas com sua mãe, a cantora finalmente resolveu se lançar no mundo artístico.

Sua carreira teve início como a da maioria dos cantores, tocando em barzinhos. À época, o cachê de Ivete era a própria comida do local. Mas, depois de ser introduzida pela irmã, Mônica, a artista começou a espalhar sua música pelas redondezas.

Ainda aos 17 anos Ivete já era bastante requisitada. Inclusive, chegou a abrir shows importantes como o de Geraldo Azevedo. Em 1992, a cantora chegou a formar uma banda de funk e samba. Mas, foi ao se apresentar no carnaval do Morro do Chapéu, que a Rainha do Brasil recebeu o convite para o ingresso na Banda Eva. Essa foi a virada na carreira, que impulsionou Ivete Sangalo para o mundo.

Primeiro Grande Sucesso de Ivete Sangalo

É quase impossível separar a história de Ivete Sangalo da caminhada da Banda Eva. Isso porque, o crescimento das duas se deu de maneira unida. E foi na Banda Eva, com a interpretação de Ivete, que a primeira música explodiu.

Na verdade, o sucesso da Banda Eva veio com vários sucessos emplacados. Os mais expressivos dessa época de início de carreira foram canções como Arerê, Flores e Levada Louca.

Depois de deixar a banda, em 1999, Ivete continuou a crescer em sua carreira, tendo Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim como uma das primeiras músicas a levar seu sucesso ainda mais alto. A composição de Hebert Vianna e Paulo Sérgio Valle não poderia ter encontrado um intérprete melhor do que a estrela baiana.  A música chegou a fazer parte da trilha sonora de Uga Uga, carimbando o sucesso.

As canções mais famosas de Ivete Sangalo

Uma das principais características artísticas de Ivete Sangalo é o fato de ela conseguir passear divinamente por diversos ritmos musicais. Apesar de ter um lugar cativo no axé baiano e no carnaval do país inteiro, ela é uma representante genuína da música brasileira como um todo. Sendo assim, não é nenhuma novidade que a cantora tenha diversos singles de sucesso, e em estilos diferentes.

Carro velho

Talvez seja a canção mais emblemática da carreira da cantora. É impossível ouvir Carro Velho e não associar a música à sua criadora. A composição é uma parceria de Ivete com Ninha Brito. E o resultado é uma multidão cantando toda vez que a música toca.

Canibal

Junto com Carro Velho, Canibal é um dos hits super aclamados em todos os carnavais. Com a batida típica de trio, a canção é também uma declaração de amor e desejo. A letra conta um enredo e referências divertidas, o que aproxima bastante a canção do público.

Festa

Outro grande símbolo da alegria da cantora baiana é a música Festa. A composição de Anderson Cunha virou o hino de toda e qualquer movimentação festiva no país. A propósito, seu lançamento, no fim de 2001, calhou de estar próximo da Copa do Mundo, quando o hit virou o hino da vitória. Mais do que isso, o refrão do single chegou a receber o título de melhor refrão do século.

Agora Já Sei

Como nem só de carnaval vive Ivete Sangalo, composições românticas e ao estilo MPB também fazem sucesso na voz da artista. Agora Já Sei, por exemplo, A música retrata o presente que é encontrar o amor de verdade e reconhecê-lo. Na ocasião de seu lançamento, se manteve por semanas nas paradas de todo o Brasil.

Dançando

Dançando é um retrato do sucesso internacional de Ivete Sangalo. A propósito, que sucesso! Essa é aquela música que conta com a participação de, nada menos que, Shakira. É impossível imaginar que a parceria entre duas artistas desse nível não daria certo.

Ivete Sangalo e a carreira atualmente

Depois de mais de 30 anos na estrada, Ivete Sangalo continua sendo a mesma musa dos anos 90. Entretanto, claro, agora ela acumula outros títulos como esposa, mãe e empresária.

Sua carreira artística segue a todo vapor, nacionalmente e internacionalmente. Como prova disso estão sua participação e realização de shows super expressivos em lugares como a Madson Square, em New York, e o Rock in Rio, em Lisboa.

Parece que Ivete já alcançou todos os níveis possíveis em sua carreira musical, não é mesmo? Depois de se conquistar inúmeros títulos, se apresentar em eventos importantes e ao lado de artistas mundialmente conhecidos, esse poderia ser o auge. Mas, não para Ivete, que segue ativíssima conduzindo sua carreira nos palcos ao mesmo tempo em que apresenta programas como The Voice Brasil, The Masked Singer e outros.

O legado de Ivete Sangalo

Com toda a certeza do mundo, Ivete Sangalo é a prova de que é possível explorar o mundo da música e suas vertentes. Apesar de não negar suas raízes, a cantora passou toda a sua carreira explorando campos e estilos novos.

O talento da artista certamente a levou ao topo, mas foi o seu carisma e transparência que a mantiveram no topo desde sempre. Como resultado disso, vemos uma carreira sóbria e estruturada, e uma artista multi, que coleciona boas parcerias com diferentes perfis de artistas, do Brasil e do mundo.

Além de Ivete Sangalo, outros inúmeros artistas estão construindo a própria história e escrevendo capítulos do cenário musical brasileiro. Então, vale a pena passear pelo Versos e Prosas e acompanhar de perto cada evolução.     

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *