Ivete Sangalo – Se eu não te amasse tanto assim: História da música sucesso da rainha do Axé
Ivete Sangalo é uma cantora com hits incríveis em toda a sua carreira. Contudo, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, com certeza é um dos singles mais ouvidos na trajetória musical da cantora.
Como toda canção, há sempre uma história que faz com que se entenda melhor a letra e, às vezes, até o sucesso da música. E com essa não seria diferente, e a gente que te mostrar o porquê.
Então, fique por aqui, com a gente, até o fim desta leitura para descobrir como nasceu um dos maiores hinos de Ivete Sangalo.
Quem compôs Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim?
Apesar de ter estourado na voz de Ivete Sangalo, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim não foi composta por ela, o que não diminui em nada a sua participação. Na verdade, a história da música é o resultado de uma parceria entre dois grandes nomes da composição brasileira.
Hebert Vianna e Paulo Sérgio Valle são os responsáveis pela criação da letra. Embora não tenha sido criada especialmente para Ivete, já na criação eles sabiam que não era o perfil de Palamas do Sucesso, banda de Hebert.
A história da música Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim
A junção da inspiração de Valle com a musicalidade de Hebert Vianna resultou em Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, esse presente para os românticos. E foi na voz de Ivete, no seu primeiro álbum solo, que a música ganhou as paradas, em 2000.
Essa canção marca a entrada de Ivete Sangalo na carreira solo, depois de 5 anos como vocalista principal da Banda Eva. Já no seu primeiro trabalho a canção foi um estouro, e chegou a fazer parte da trilha sonora da novela “Uga Uga”.
Depois de tanto tempo estrelando os palcos com axé, a sua estreia em carreira individual teve essa canção como uma espécie de ruptura. Como se pode perceber, não foi uma separação da música baiana, mas um plus que mostra o quanto a artista é multitalentosa.
Artistas de sucesso que regravaram a canção
De tanto sucesso que fez, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim ganhou versões em vozes diferentes e igualmente importantes.
Depois do timbre forte de Ivete, a canção foi gravada por Sandy, em 2004, com a doçura e delicadeza que são próprias da artista. A própria Ivete regravou a canção contando com a participação mais do que especial do Rei Roberto Carlos, no mesmo ano.
Em 2006, a canção rompeu as fronteiras do Brasil e foi gravada pela própria cantora, em espanhol, se chamando “Si Yo No Te Amase Tanto Asi”.
E não parou por aí: uma versão da música ganhou a voz de Fábio Jr. especialmente para compor a trilha musical de Amor e Intrigas.
Finalmente, a regravação mais recente do single foi feita em 2018, por Biquini Cavadão. Aliás, não poderia ser uma ocasião mais perfeita para a banda utilizar a música, já que o álbum de destino seria exatamente dedicado a Hebert Vianna, autor da canção.
O que Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim representa ?
É possível que uma das principais razões de a música ser um sucesso absoluto é o fato de Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim trazer a mensagem de um amor incondicional. Afinal, esse é um desejo e um objetivo da maioria das pessoas.
Assim, a primeira parceria entre os amigos Hebert Vianna e Paulo Sérgio Valle surgiu de maneira poética e romântica. Essa exaltação à admissão da transformação que o amor pode fazer está presente do início ao fim da canção.
Vamos entender um pouco disso.
Analisando a letra da canção
Meu coração, sem direção
Voando só por voar
Sem saber onde chegar
Sonhando em te encontrar
E as estrelas
Que hoje eu descobri
No seu olhar
As estrelas vão me guiar
O personagem da canção mostra reconhecer que, mesmo sem saber onde está, o destino é encontrar o amor. A utilização das estrelas como instrumento de direção dá esse aspecto de iluminação, que mostra exatamente aonde ir.
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez perdesse os sonhos
Dentro de mim
E vivesse na escuridão
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez não visse flores
Por onde eu vim
Dentro do meu coração
A referência ao poder de transformação que o amor tem, fica claro nesse trecho.
Aliás, diferente do conceito distorcido tão comum do que o sentimento pode fazer nos relacionamentos, aqui se tem uma mudança genuína. Ao invés de alteração de comportamentos, há a complementação do sentido da vida.
Conheça mais sobre Ivete Sangalo
Não saber quem é Ivete Sangalo, certamente não é uma hipótese, se você vive neste mundo.
A rainha da música baiana está muito além do axé. Na verdade, além de elevar o principal hit de suas origens de suas raízes, a cantora passeia lindamente, e com igual competência, por diversos ritmos.
Ivete virou um meteoro quando ainda estava na Banda Eva. Como vocalista principal, a artista viu sua banda vender mais de 5 milhões de discos em pouco tempo. Depois de cinco anos em carreira conjunta, a artista resolveu se aventurar na carreira solo, e não poderia ter tomado uma decisão mais acertada.
Depois de mais de duas décadas do lançamento de Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Ivete continua entre as principais figuras musicais do país. Aliás, além da cantoria, a mulher ainda encontra espaço para carreiras paralelas como empresária e apresentadora. Tudo isso sem perder o rebolado nos papéis de mãe e esposa, que se orgulha muito de exercer.
No auge dos seus 50 anos, Veveta está super em forma, em todos os sentidos, e segue com agenda cheia com shows por todo o país. Isso acontece durante todo o ano, mas, é no carnaval que a artista faz suas principais apresentações, puxando trios e multidões.
Passeando pelo Versos e Prosas você verá que tem muito mais da carreira da artista por aqui. Além claro, de materiais exclusivos e muita informação sobre as principais canções e artistas do mundo musical.
Enquanto escolhe sua próxima leitura, nada melhor do que fazer isso ouvindo Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. Porém, agora com toda a representação que a letra traz.
Aperta o Play.