Como Vai Você, clássico de Roberto Carlos, ganha releitura do trio italiano Il Volo

Depois do sucesso extraordinário da turnê 2022, que passou pelas principais cidades europeias, bem como Canadá, América do Norte, Japão e Austrália, e após o sucesso do cover da famosa música “HAPPY XMAS (WAR IS OVER)”, de John Lennon e Yoko Ono, o trio italiano Il Volo tem mais uma surpresa, além dos shows já anunciados no Brasil inteiro: eles acabam de lançar uma releitura de “Como Vai Você”, sucesso do Rei Roberto Carlos, um dos mais importantes artistas brasileiros.

Para Il Volo, é uma enorme honra propor uma nova versão de “Como Vai Você”, inclusive para levar até as novas gerações, ao redor do mundo, esta belíssima música do repertório brasileiro. Com produção, arranjo e gravação de Mariano Perez, a música integrará o novo projeto do disco Latino de Il Volo, que será lançado nos próximos meses.

Os integrantes comentam a escolha: “Roberto Carlos é, certamente, um de nossos artistas prediletos e, acreditamos, também um ícone da música e da cultura brasileiras. Estamos muito orgulhosos de ter a oportunidade de interpretar esta obra, tão rica em história, e assim permitir que as novas gerações conheçam e se aproximem desta música, cheia de poesia”.

Il Volo confirma datas dos shows no Brasil

O trio italiano tem datas confirmadas para março no Brasil, com a tour “IL VOLO LIVE IN CONCERT”. Os shows acontecerão nos dias 08 e 09 de março, no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 11 de março, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, no dia 14 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no dia 17 de março, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre e no dia 18 de março, no Teatro Guaira, em Curitiba. Novas datas podem se juntar à agenda inicial.

No repertório dos shows, canções como “Grande Amore”, “O Sole Mio”, “História de um Amor”, “Volare”, “Granada” e algumas árias de ópera, como “Nessun Dorma”, além da nova “Como Vai Você”, todas em arranjos especiais acompanhados no Brasil pela Orquestra Sinfônica Villa Lobos. Para mais informações, bem como para adquirir os ingressos, acesse este site.

Il Volo, que reúne Piero Barone, Gianluca Ginoble e Ignazio Boschetto, é o TRIO que encantou as plateias do mundo inteiro, conquistou milhões de discos vendidos, mais de 500 milhões de streams e quase 1 bilhão de visualizações. O último álbum, “IL VOLO SINGS MORRICONE”, é uma homenagem manifesta a Ennio Morricone, grande Maestro italiano da música para o cinema, uma viagem arrebatadora por dentro da arte de um dos maiores compositores do século XX.

A trajetória do trio italiano Il Volo

Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble estrearam em 2009 como participantes individuais no programa de talentos “Ti lascio una canzone”, do canal de televisão italiano RAI 1, onde foram vistos por Michele Torpedine, o empresário que lançou as carreiras de Andrea Bocelli, Zucchero, Giorgia e Biagio Antonacci e que decidiu então trabalhar para eles, objetivando uma carreira artística internacional. Contando com seus extraordinários talentos vocais individualmente e como trio, em um espaço de tempo extremamente curto, eles se tornaram os primeiros Artistas italianos da história a assinar contrato com uma grande gravadora americana, a Geffen Records.

O álbum de estreia autointitulado, “Il Volo” (2010), ganhou disco de platina e entrou no Top Ten da Billboard dos EUA. Apareceram nos principais programas de televisão europeus e americanos, incluindo The Tonight Show, American Idol, Good Morning America, The Today Show, Watten Das na Alemanha e o MDA Labor DAY Telethon de Jerry Lewis, e estiveram presentes ao lado da Unicef no Venice Festival de Cinema Infantil do Horn of Africa.

A venda de mais de um milhão de cópias de sua “Special Christmas Edition” (2010), juntamente com sua primeira turnê internacional e a transmissão do primeiro de seus especiais de televisão, que foram repetidos mais de mil vezes, os transformaram em superestrelas globais.

Também em 2010, eles foram os únicos artistas italianos convidados por Quincy Jones para “We Are The World for Haiti”, juntamente com 80 estrelas internacionais, incluindo Celine Dion, Bono, Lady Gaga, Carlos Santana, Barbra Streisand, Enrique Iglesias, Usher, Natalie Cole e Will.i.am do Black Eyed Peas.

Eles foram indicados a dois prêmios Grammy Latino por seus lançamentos e embarcaram em uma memorável turnê de doze concertos com Barbra Streisand nos Estados Unidos e Canadá (2012), que precedeu os duetos gravados em seu segundo álbum “We Are Love” (2012) com Placido Domingo e Eros Ramazzotti, enquanto o álbum ao vivo “Il Volo Takes Flight” e o álbum “Il Volo” ocuparam o primeiro e o segundo lugar na parada Billboard Classical Crossover.

A expansão pelo mundo

Em 2013, os ingressos antecipados foram colocados à venda para seu primeiro show no Radio City Music Hall em Nova York, e venderam 1600 ingressos em apenas 8 horas (o show esgotou em poucos dias). Este evento deu início a sua turnê pelos EUA, Canadá, América Central e do Sul, com 50 shows esgotados, confirmando o Il Volo como as estrelas em ascensão do pop operístico. “Buon Natale – The Christmas Album” foi o terceiro álbum de estúdio a ser lançado mundialmente e contém alguns dos clássicos natalinos mais conhecidos. O trio participou do grande Concerto de Natal na Basílica Superior de Assisi, transmitido pela RAI 1 no dia 25 de dezembro após a Santa Missa do Papa.

Em 2014, eles receberam o prêmio Latin Pop Albums Artist of the Year, Duo ou Group no Latin Billboard Awards em Miami. Confira outras notícias conosco.

No dia 21 de dezembro, os três jovens artistas tiveram o privilégio de se apresentar em um concerto beneficente na Câmara do Senado da República no Palazzo Madama, transmitido ao vivo pela RAI 1, após o Angelus do Papa Francisco na Praça de São Pedro.

2015 os viu dominar a cena musical. O Il Volo venceu o Festival de Sanremo 2015 com a música “Grande Amore” e a SONY lançou seu EP “Sanremo Grande Amore” que reuniu canções famosas da história do Festival reinterpretadas com um toque contemporâneo e internacional. Após o triunfo em Sanremo 2015, o sucesso do Il Volo foi imparável: o grupo alcançou o primeiro lugar no iTunes com seu EP, single e vídeo (que acumulou visualizações recorde na web) e foi direto para o topo do FIMI /Gfk classificando os álbuns e singles mais vendidos com “Sanremo Grande Amore” e “Grande Amore”, respectivamente, o primeiro com platina dupla e o último com platina.

O Il Volo representou a Itália no Festival Eurovisision da Canção 2015 e a audiência televisiva europeia premiou o grupo, dando-lhe o primeiro lugar na votação por telefone público, continuando também a apoiá-lo nas paradas de vendas: o single “Grande Amore” e o álbum “Sanremo Grande Amore” na verdade foi direto para o número um nas paradas do iTunes dos países do Eurovision. O grande carinho do público pelo grupo também foi demonstrado pelo número da plateia durante a apresentação do trio na final, sendo o deles o mais assistido da noite. O público não foi o único a se entusiasmar com o Il Volo. A crítica musical também expressou opiniões positivas, entregando ao trio o prestigioso Prêmio Marcel Besançon 2015, votado pela imprensa internacional. Na mesma época, o quarto álbum de estúdio do grupo, “L’amore si muove”, foi lançado pela SONY em 45 países, alcançando o topo das paradas em poucos dias e permitindo ao Il Volo passar um longo período nas paradas italiana e paradas internacionais com três lançamentos de CD/DVD, enquanto as vendas de seu livro “Un’avventura straordinaria”, publicado pela Rizzoli, continuaram crescendo.

A turnê italiana de 2015 levou os shows do trio às mais prestigiadas salas, incluindo Pompéia, onde o extraordinário evento foi gravado pela rede nacional de televisão americana PBS e transmitido em todos os estados. A turnê terminou no dia 21 de setembro na Arena de Verona e foi transmitida ao vivo pela RAI 1. Marcou o início de uma turnê extremamente longa nos Estados Unidos e América do Sul e uma turnê europeia que esgotou nas principais capitais.

Il Volo e a reverência a três grandes tenores

2016 e 2017 foram anos dedicados ao projeto “Notte magica”, uma homenagem ao evento TRÊS TENORES de 1990 estrelado por José Carreras, Placido Domingo e Luciano Pavarotti.

A Piazza Santa Croce, em Florença, foi o cenário extraordinário do concerto “Notte Magica – Tributo aos Três Tenores”, transmitido pela televisão italiana no Canale 5, com a extraordinária participação de Placido Domingo, que sempre foi um verdadeiro admirador do grupo, participando como maestro. Este concerto marcou o início de uma triunfante turnê mundial que em 2017, após 15 datas esgotadas nos Estados Unidos, o grupo realizar cerca de 25 datas na Itália com igual sucesso de vendas, continuando depois com uma turnê pela América Latina e pelo mundo. Além de ser exibido no horário nobre da televisão no Canale 5, “Notte magica” também foi filmado e transmitido nos Estados Unidos pela rede nacional de televisão PBS, bem como em mais de 500 cinemas na Itália e no mundo. O lançamento mundial do CD e DVD contendo a gravação ao vivo do show foi quatro vezes platina na Itália. Os números falam por si: poucos ou nenhum artista italiano alcançou a escala de sucesso global alcançada pelo Il Volo.

Em 2018, o grupo embarcou em uma turnê internacional pelo Japão e Leste Europeu (Polônia, Hungria, Eslováquia, Eslovênia e Croácia). Eles se encontraram com as forças de manutenção da paz no Líbano nas bases da UNIFIL e dedicaram seu concerto de Natal a eles na base SHAMA e no Teatro Tire, transmitido pela RAI 1 em 25 de dezembro com números de audiência muito altos. A sua homenagem de fim de ano no programa “L’anno che verrà”, transmitido pela RAI 1 a 31 de dezembro, teve o mesmo apreço do público.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *