Roberto Carlos: conheça a trajetória musical e de vida do eterno Rei

Roberto Carlos é sem dúvidas um dos maiores cantores e artistas brasileiros de todos os tempos.

Tendo mais de 50 anos de carreira e 140 milhões de álbuns vendidos, o Rei vem conquistando corações e a devoção dos fãs desde seus primeiros sucessos, com uma trajetória marcada por grandes êxitos e a conquista da imagem de ícone eterno da música brasileira.

Descubra a baixo a trajetória musical, os grandes sucessos e os principais pontos da carreira de um dos maiores nomes da música nacional.

Origem e primeiros anos de carreira

Nascido em 19 de abril de 1941, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, o rei teve os primeiros contatos com a música ainda criança, cantando em festas da família e da igreja.

Na década de 1950, começou a carreira ainda na cidade natal, se apresentando na rádio local, o que lhe rendeu, em 1955, um de seus primeiros trabalhos, como cantor de bolero.

Mudando-se para o rio de janeiro anos depois, apostou em uma carreira musical seguindo os ritmos vigentes na época, como o rock, e sendo influenciado por diversos artistas, como Elvis Presley, Bill Haley e Chuck Berry.

Com um grupo de amigos que havia conhecido na cidade , formou o seu primeiro grupo musical, os Sputniks, ao lado de Tim Maia, que acabaram ganhando certa notoriedade em um programa de TV da época.

Mas foi com a Jovem Guarda, anos depois, que o rei se destacou.

A Jovem Guarda e a mudança de estilo na década de 70

Durante a década de 1960, Roberto Carlos se dedicou a fazer música jovem e lançou um novo álbum em 1963, intitulado “Splish Splash”.

Ele e seu amigo, ninguém mais que Erasmo Carlos, um dos maiores parceiros de composição de Roberto, criaram versões de músicas populares, como a canção homônima, lançada no disco e também escreveram canções próprias que se tornaram sucessos, como “Parei na Contramão”.

No ano seguinte, o rei lançou outro álbum, chamado “É Proibido Fumar” (1964), que incluiu sucessos como “O Calhambeque” e a faixa-título.

Em 1965, foi convidado a apresentar um programa de TV chamado “Jovem Guarda”, ao lado de outros artistas. Este programa é considerado a origem do movimento cultural da Jovem Guarda, que marcou a carreira do Rei para sempre.

Na década de 70, buscando se distanciar do que havia feito com o sucesso da Jovem Guarda, o rei assumiu um estilo mais romântico, mudando drasticamente o caminho da sua carreira, e se consolidando como o artista que hoje conhecemos.

Com essa veia, passou a também lançar músicas de cunho mais religioso, como o material do álbum “Jesus Cristo” (1970), e a canção de mesmo nome.

O disco marcou a parceria do Rei com o amigo de longa data Erasmo Carlos, que rendeu vários álbuns e até mesmo a participação em um filme.

Entre outros álbuns de sucesso dessa época, estão os discos “ Roberto Carlos a 300 por hora” e “Emoções”, de 1971 e 1972, respectivamente.

O sucesso Internacional

Além do sucesso estrondoso como ícone da Jovem Guarda e cantor romântico, Roberto Carlos também alcançou sucesso como cantor e compositor não apenas no Brasil, mas também em outros países latino-americanos e nos Estados Unidos.

Ele se juntou a artistas como Carmen Miranda, Tom Jobim e João Gilberto como um dos poucos artistas nacionais a ter discos lançados com sucesso ou elogios da crítica no exterior.

Seu talento foi amplamente apoiado por bons empresários e uma gravadora de grande poder de divulgação internacional, assim como aconteceu com artistas como os Beatles e Elvis.

Na década de 80, acabou recebendo um prêmio da CBS por vender 5 milhões de discos fora do Brasil, além de também ser premiado, pouco depois, com um Grammy de melhor cantor latino-americano, fato que mostra a força e universalidade da sua música.

Maiores hits da carreira do Rei

Durante a carreira, o rei Roberto Carlos teve uma disgrafia ampla, e repleta de sucessos. Com tantos anos de estrada e tantas conquistas, não é de admirar que a lista de músicas que marcaram a vida dos brasileiros seja grande.

Entre os sucessos mais importantes da sua trajetória estão:

A lista de sucessos vai muito além, incluindo versões das suas músicas em espanhol, e muitos outros trabalhos que fez durante seus primeiros anos como cantor.

Apesar disso, suas canções se mantiveram relevantes até hoje, e sua simplicidade e emoção continuam conquistando o coração dos brasileiros.

Acústico MTV e a década de 2000

Durante a década de 2000, o rei continuou consolidando sua carreira e fazendo apresentações marcantes, aumentando ainda mais sua influência com o público e reafirmando seus sucessos a cada ano. Confira outros perfis de artistas conosco.

Entre as apresentações que fez, se inclui sua participação na série Acústico MTV, que rendeu um álbum Ao Vivo com as músicas gravadas no programa.

Também teve a sua discografia relançada em caixas comemorativas, além de realizar grandes feitos musicais, como apresentar seu tradicional show de fim de ano no ginásio do Maracanãzinho, em 2003, e o lançamento de diversos outros álbuns e marcos na carreira, incluindo a gravação de um álbum na Espanha.

Influência e legado de Roberto Carlos para a música brasileira

Com tantas conquistas, sucessos e relevância cultural, Roberto Carlos é definitivamente uma das figuras mais influentes, relevantes e soberanas da música nacional.

Com um estilo único e inconfundível, o Rei conseguiu o sucesso em duas etapas da carreira, marcando gerações e transitando entre gêneros distintos como o rock e a música romântica.

Suas inspirações musicais vão desde o rock’n roll dos anos 50 até a música Sertaneja e o som macio de lendas como Frank Sinatra.

Além da influência na música, o rei também deixou um importante legado para a cultura Brasileira, sendo um ícone da música nacional e um dos artistas mais populares do mundo, com milhões de fãs em todos os continentes.

Assim como tantos outros grandes da nossa música, o Rei continuará influenciando e transformando as novas gerações de artistas por vir, e será sempre lembrado pela sua contribuição para a arte musical do Brasil.

Confira os maiores sucessos do Rei, no canal oficial de Roberto Carlos no YouTube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *