Clipe de Morada, de Lívia Mendes, celebra a diversidade
O clipe de Morada, de Lívia Mendes, chega nesta sexta-feira (27) e retrata o dia a dia de um casal de mulheres, celebrando a diversidade. A atriz e diretora Marcella Rica dirige o vídeo, que mostra cenas da cantora paraense com imagens de casais de mulheres da vida real.
O clipe de Morada, de Lívia Mendes, é disponibilizado após o lançamento do single, ocorrido no dia 11 de junho, no mês em que se celebra os eternos namorados.
No clipe de Morada, de Lívia Mendes, podemos acompanhar alguns momentos da vida de duas mulheres que estão juntas há algum tempo, além de cenas cotidianas que revelam uma relação de cuidado e carinho.
Sapulha Campos, guitarrista da Plutão Já Foi Planeta, assina a produção de Morada.
Saiba todos os detalhes do clipe de Morada, de Lívia Mendes, cantora e compositora paraense, a seguir, com o Versos e Prosas.
A trajetória de Lívia Mendes
Lívia Mendes é cantora, compositora e professora paraense. Definida como artista pop, Lívia também circula com desenvoltura pelo folk e pela MPB.
No primeiro trabalho gravado, “Passarinhar” (2019), Lívia apresenta composições narrativas sobre uma pessoa que se apaixona. “As primeiras músicas são sobre um amor, desses em que a gente faz coisas desmedidas e toma decisões impulsivas; depois, algo acontece nesse relacionamento, as coisas não vão muito bem, e as músicas começam a ficar mais densas, mais tensas, mais tristes. As últimas faixas caminham pra uma liberdade, um amor consigo, fala sobre empoderamento e combina com ‘Passarinhar’ (faixa de encerramento), com o voo final, pro caminho da liberdade”, disse a artista, em entrevista recente.
Lívia escreveu todas as canções, salvo as parcerias nas faixas Passarinhar, com Eddy Fernandes, músico e compositor da cidade de Castanhal, e em Céu e Mar, com André Coruja, cantor e compositor de Belém do Pará.
Após o lançamento de alguns singles, Lívia Mendes disponibilizou, em junho, “Morar”, composição própria que celebra o amor entre duas mulheres.
O single Morada
Antes do clipe de Morada, de Lívia Mendes, a cantora e compositora paraense lançou, no dia 11 de junho, o single Morada, em todas as plataformas de streaming.
O single Morada, que fala sobre um pedido de namoro entre duas mulheres, foi inspirado pela própria vivência da artista como mulher bissexual, e da intenção de falar de forma honesta e aberta sobre um relacionamento entre duas mulheres. O lançamento da faixa próximo ao Dia das Namoradas (ou “dos Namorados”) e durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+ , é também uma forma de celebrar essas datas e dar mais visibilidade à discussão.
“Partindo do meu local de fala e de escuta, como bi, penso que é necessário lutar para acabar com o senso comum que estigmatiza mulheres bissexuais/lésbicas e que sempre nos coloca num lugar de fetiche ou promiscuidade”, destaca Lívia. “Falar abertamente sobre isso enquanto canto e mostro uma relação de amor saudável e bonita entre duas mulheres é minha forma de contribuir um pouco com essa luta”, se engaja a artista. Acompanhe outros lançamentos conosco.
A faixa também adiciona a influência da música brasileira ao trabalho de Lívia, até aqui mais marcado pelo folk. Na verdade, ela explica que a nova fase representa também um acolhimento das suas memórias musicais da infância, quando costumava ouvir Djavan com as tias.
“Esse amor pela música brasileira e sua história sempre morou em mim, mas por algum motivo estava um pouco de lado enquanto eu mesma me rotulava como ‘cantora folk’. Agora me vejo como uma cantora brasileira que pode cantar absolutamente tudo que meu coração sentir, me vejo como uma artista livre”, revela Lívia.
Sapulha Campos, guitarrista da Plutão Já Foi Planeta, assina a produção de “Morada”. A distribuição é da Agulha Produções.
O clipe de Morada
O clipe de Morada, de Lívia Mendes, já está disponível desde esta sexta-feira (27)O clipe de Morada, de Lívia Mendes, conta com a direção da atriz e diretora Marcella Rica.
A canção, que celebra o amor entre duas mulheres, ganhou um clipe que combina cenas filmadas com a cantora com imagens de casais de mulheres da vida real.
No clipe de Morada, de Lívia Mendes, acompanhamos alguns momentos da vida de duas mulheres que estão juntas há algum tempo, além de cenas cotidianas que revelam uma relação de cuidado e carinho. A narrativa do clipe também traz registros reais de pedidos de casamento homoafetivos entre mulheres. O pedido da diretora Marcella Rica para a atriz Vitória Strada também aparece no clipe.
A defesa do relacionamento homoafetivo
Lívia conta que a intenção era fazer do clipe de Morada não só um retrato da sua realidade, como também um manifesto em prol da visibilidade bissexual e lésbica.
De acordo com a artista paraense, a ideia para o vídeo nasceu praticamente ao mesmo tempo da música, como um complemento à letra. “Quis mostrar o relacionamento de mulheres reais, que se amam e se cuidam diariamente, morando juntas ou não”, conta Lívia, que prossegue.
“Em 2020 comecei a rabiscar um roteiro e, ao longo dos meses, a ideia foi mudando e tomando mais forma. Foi quando eu conheci a Marcella e, assim que contei a ideia pra ela, já começamos a falar sobre como esse roteiro poderia virar realidade e outros elementos foram surgindo”, detalha a artista.
O single Morada conta com produção de Sapulha Campos, guitarrista da banda Plutão Já Foi Planeta, e distribuição da Agulha Produções.
Para assistir ao clipe de “Morada”, de Lívia Mendes, basta acessar o canal da cantora e compositora no Youtube.