Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto se juntam para homenagear Tom Jobim
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto se uniram para realizar, neste fim de semana, uma live com o espetáculo O Tom da Takai, homônimo ao disco da líder do Pato Fu, lançado em 2018, que homenageia um dos grandes nomes da nossa MPB e um dos líderes da bossa nova, Antônio Carlos Jobim, ou simplesmente Tom Jobim (1927-1994).
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto abrem a série de eventos do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions, que vai misturar boa música e informação. A série de encontros terá cinco apresentações, uma a cada mês, e contará com nomes como Ana Carolina, Diogo Nogueira e Alceo Valença.
Saiba todos os detalhes desta série, bem como da união entre Fernanda Taxai e Orquestra Ouro Preto, que vai homenagear um dos maiores nomes do cancioneiro não apenas brasileiro, mas mundial: Tom Jobim.
A trajetória da Orquestra Ouro Preto
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda.
Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.
Sob os signos da excelência e versatilidade, a Orquestra Ouro Preto atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto.
Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD e sete DVDs.
Criada em 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto é um projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica que propõe o desenvolvimento técnico de músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto.
Atualmente, o projeto conta com 42 bolsistas, com idades entre 18 e 28 anos. Os alunos têm em comum a paixão pela música e enxergam nela um futuro promissor como porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura.
A trajetória de Fernanda Takai
Fernanda Barbosa Takai, a Fernanda Takai, nasceu em Serra do Navio 25 interior do Amapá, no dia 25 de agosto de 1971. Fernanda Takai é cantora, compositora e multi-instrumentista.
Embora ainda atue como vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai concilia seu trabalho junto à banda com sua carreira solo, desde 2007, com boa repercussão, chegando a gravar um disco em parceria com o ex-guitarrista do The Police, Andy Summers, em 2012.
Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para o Pato Fu.
O Tom da Takai
O disco O Tom da Takai, lançado por Fernanda Takai em 2018, conta com canções do chamado “lado B” de Tom Jobim, mais especificamente do início de sua carreira, quando ele e seus companheiros, como João Gilberto, Vinícius de Moraes, João Donato, dentre tantos outros, lançaram a bossa nova, movimento de grande relevância para a nossa MPB.
O álbum O Tom da Takai reproduz a época mágica em que toda uma geração pareceu despertar para a beleza. No disco, estão algumas das primeiras canções de Tom que contemporâneos e companheiros do artista tiveram a felicidade de conhecer. Canções que, por Tom ter produzido tantas obras-primas pelo resto da vida, foram ficando para trás, quase esquecidas.
Dentre elas, destacam-se: “Olha pro céu”, “Aula de matemática”, “Outra vez”, “Ai quem me dera”, “Brigas nunca mais” e tantas outras.
O Tom da Takai, com Fernanda Takai, contou com a produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle, também grandes expoentes da bossa nova.
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto: a primeira etapa de um novo projeto
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto se uniram para homenagear, em live que ocorre neste fim de semana, um dos grandes craques da bossa nova, o gênio Tom Jobim, no espetáculo O Tom da Takai. Acompanhe outras notícias com o site Versos e Prosas.
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto abrem a série de eventos do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions, que vai misturar boa música e informação de qualidade para quem acompanhar este mais novo projeto.
A série de encontros, com cinco apresentações inéditas junto a grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira, faz parte do Circuito SulAmérica de Música e Movimento.
Até dezembro, uma vez por mês passarão pelas sessões virtuais artistas como Diogo Nogueira (setembro), Ana Carolina (outubro), Alceu Valença (novembro) e Lulu Santos (dezembro).
“A SulAmérica tem muito orgulho de fomentar a arte e a cultura no país por meio de projetos maravilhosos como a Orquestra Ouro Preto”, afirma Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica.
“Este apoio está totalmente alinhado com a nossa visão de Saúde Integral, que incentiva as pessoas a viverem melhor por meio do equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira. A música leva cuidado e bem-estar às pessoas, o que tem sido importante neste momento de pandemia”, completa a diretora de marketing da seguradora.
Como vai funcionar a série com a Orquestra Ouro Preto?
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto é o primeiro de uma série de eventos, que vão ocorrer mensalmente, até dezembro, com grandes nomes da MPB. Maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo vai conduzir bate-papos leves, descontraídos e informativos com os artistas convidados.
Algumas edições contarão ainda com a participação dos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto, projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica.
Todos os concertos, incluindo Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto, com o espetáculo O Tom da Takai, serão transmitidos pelo canal 500 da Claro TV (Canal Like), pelo canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube e ainda na programação da rádio e do app SulAmérica Paradiso, do Rio de Janeiro.
O grande encontro entre Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto será neste domingo (22), a partir das 18h30, e será transmitido ao vivo, pelos canais citados acima, além do canal do Youtube da Orquestra Ouro Preto. Não perca!