Os 10 maiores sucessos dos Beatles para celebrar o Dia do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado nesta quarta-feira (13) e o Versos e Prosas, é claro, não poderia deixar a data passar em branco.

A comemoração se iniciou em meados da década de 1980, mas você sabe o motivo? Como se deu a origem da data?

Para celebrar o momento, nós, do Versos e Prosas, te explicamos isto e ainda apontamos os 10 maiores sucessos dos Beatles, banda inglesa que tão bem representa tal data. Confira conosco!

Dia Mundial do Rock: por que é comemorado em 13 de julho?

Você sabia que, apesar do nome, o Dia Mundial do Rock é comemorado, basicamente, no Brasil? As rádios daqui começaram a reverenciar a data, a partir da década de 1990.

O dia 13 de julho ficou marcado como o Dia Mundial do Rock porque, em 1985, ocorreu o Live Aid, um mega evento mundial de rock, com vários shows senso realizados ao mesmo tempo, e que contou com nomes como B. B. King, Madonna, Paul McCartney, U2 e Queen.

A apresentação da banda liderada por Freddie Mercury foi tão marcante que foi recriada no cinebiografia do grupo “Bohemian Rapsody”.

Após o espetáculo, um dos maiores do gênero pelo mundo, Phil Collins sugeriu, de maneira despretensiosa, que este fosse determinado o Dia Mundial do Rock.

Estima-se que cerca de dois bilhões de espectadores acompanharam o evento, em mais de cem países, ao mesmo tempo.

Em suma, o Dia Mundial do Rock é comemorado apenas no Brasil porque, em outras localidades, há a preferência por outras datas, como o dia 5 de julho, quando Elvis Presley gravou That ‘s All Right, e que os Beatles se apresentaram, pela primeira vez, nos Estados Unidos.

Dessa maneira, o Live Aid foi mais marcante aqui do que em outros lugares mundo afora.

Os 10 maiores sucessos dos Beatles no Dia do Rock

Para celebrar o Dia Mundial do Rock, mesmo que comemorado apenas aqui no Brasil, nada melhor que listar os 10 maiores sucessos dos Beatles, dentre tantos clássicos defendidos pela histórica banda de Liverpool.

Sem dúvida alguma, a banda formada, em 1960, por John Lennon (vocais), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria), marcou época e, ainda hoje, mesmo mais de 40 anos após seu encerramento, é tocada e reverenciada, por várias partes do planeta.

Por isso mesmo, o Versos e Prosas escolheu os 10 maiores sucessos dos Beatles para celebrar o Dia Mundial do Rock, que é comemorado neste 13 de julho.

Yesterday (1965)

Um dos maiores sucessos dos Beatles indubitavelmente é Yesterday. Não à toa, foi a faixa mais gravada do mundo, com mais de 2.200 versões.

A composição desta verdadeira obra-prima foi feita apenas por Paul McCartney, que, após sonhar com a melodia, a eternizou logo após acordar, para não correr o risco de esquecer.

Yesterday foi gravada apenas por McCartney ao violão, sendo acompanhado somente por um quarteto de cordas.

A faixa ainda foi eleita pela MTV e pela revista Rolling Stone como a melhor música pop de todos os tempos.

Maiores sucessos dos Beatles: Let It Be (1970)

A canção, um verdadeiro hino da música mundial, foi composta por Paul McCartney, e lançada no mesmo ano do fim da banda, 1970, após um sonho que o artista teve com sua mãe, Mary, que faleceu de câncer quando Paul tinha apenas 14 anos.

Ela sempre lhe falava: “Let it be” (“deixe estar”, em português). O que McCartney não sabia era que a canção se tornaria quase um hino religioso.

Here Comes The Sun (1969)

Mais um dos maiores sucessos dos Beatles, Here Comes The Sun foi composta pelo guitarrista George Harrison, e lançada no álbum Abbey Road.

Após a letra da canção, John Lennon e Paul McCartney, que eram majoritariamente os compositores do grupo, começaram a dar mais atenção às composições de Harrison.

Maiores sucessos dos Beatles: Something (1969)

A canção fez tanto sucesso, que foi regravada por nomes como Ray Charles, James Brown, Elvis Presley e Frank Sinatra, que disse que considerava Something a maior canção de amor dos últimos 50 anos.

De acordo com a então esposa de George Harrison, autor da letra da música, quando o artista cantou a música para ela, foi um dos melhores momentos de sua vida.

Lennon também falou sobre a canção e disse que a considerava a melhor do álbum Abbey Road.

Hey Jude (1968)

A canção, outra dos maiores sucessos dos Beatles, foi escrita por Paul McCartney, para consolar a filha de John Lennon, Julian Lennon, filha da primeira esposa de John, Cynthia Lennon, após a separação do casal.

John se divorciou de Cynthia, quando conheceu sua segunda esposa, Yoko Ono. Confira outras listas musicais conosco.

Maiores sucessos dos Beatles: Come Together (1969)

A canção foi escrita por John Lennon como um jingle para uma campanha eleitoral, no caso, do professor de Harvard, psicólogo, neurocientista e escritor, Timothy Leary. Ele ficou famoso na década de 1960, como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD.

Na época, Leary havia se candidatado a governador da Califórnia.

A faixa foi lançada no álbum Abbey Road.

Yellow Submarine (1966)

Feita para se tornar uma cantiga infantil na voz de Ringo Starr, outro, dos maiores sucessos dos Beatles, Yellow Submarine, foi interpretada de modo mais psicodélico pelo público.

A faixa foi composta por McCartney, John Lennon e pelo músico britânico Donovan, e lançada no álbum Revolver.

Maiores sucessos dos Beatles: A Hard Day’s Night (1964)

O título da música, homônima ao terceiro álbum dos Beatles, A Hard Day’s Night, surgiu após uma brincadeira do baterista Ringo Starr, como ele mesmo explica:

“Nós estávamos trabalhando dia e noite. E eu fiquei pensando que ainda era dia e disse: ‘It’s been a hard day’ [‘está sendo um dia duro’]. Ao perceber que já estava escuro, completei com: ‘… ‘s night!’ [‘… noite!’]”, disse o artista.

Outra curiosidade é que John Lennon compôs a música em apenas uma noite e os Beatles a gravaram em apenas três horas.

All You Need Is Love (1967)

A música, composta por John Lennon, é considerada um hino pacifista dos Beatles, em um período em que se vivenciada a Guerra do Vietnã (1955 – 1975).

Em mais um dos maiores sucessos dos Beatles, o empresário da banda inglesa, Brian Epstein, disse: “Era uma canção inspirada e eles realmente queriam transmitir uma mensagem ao mundo. O bom dela é que não tem como ser mal interpretada. É uma mensagem clara dizendo que o amor é tudo”, arrematou.

Maiores sucessos dos Beatles: Help! (1965)

Mais um dos sucessos dos Beatles: Help! Foi escrita por John Lennon, em um momento conturbado de sua vida, já que ele estava em depressão.

Na faixa, feita em parceria com Paul McCartney, Lennon demonstra sua tristeza com a fama, seu desânimo com a banda e com o casamento com a primeira esposa.

Enfim, Help! Era, de fato, um pedido de socorro!

E aí? Gostou da seleção dos 10 maiores sucessos dos Beatles, para celebrar o Dia Mundial do Rock? Então, acesse a playlist exclusiva do Versos e Prosas e confira cada canção selecionada!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *