The Masked Singer Brasil, novo reality da Globo, bomba na web

O The Masked Singer Brasil terá mais um episódio exibido hoje, pela Rede Globo de televisão. O novo talent show do Brasil estreou na última terça-feira (10), comandado pela cantora e apresentadora baiana Ivete Sangalo, e já teve grande destaque nas redes sociais, sendo o assunto mais comentado do Twitter por oito horas, segundo levantamento feito pela Decode, empresa de client acquisition e consulting pertencente ao Grupo BTG Pactual.

No The Masked Singer Brasil, que é originário de um reality semelhante da Coreia do Sul, um time de celebridades selecionadas nas mais diversas áreas de atuação é dividido em dois grupos, que se apresentam de forma irreconhecível.

No reality, fantasias e disfarces instigam o voto da plateia, que escolhe três vencedores e três possíveis desmascarados. No final, são os jurados que decidem o melhor da noite e a personalidade que terá a identidade revelada no palco.

Acompanhe todos os detalhes do The Masked Singer Brasil, novo reality show musical da TV Globo, na sequência, com o Versos e Prosas.

O que é o The Masked Singer Brasil?

O “The Masked Singer Brasil” estreou na noite da última terça-feira (10), na Rede Globo de televisão, apresentado pela cantora baiana Ivete Sangalo, e traz 12 personalidades fantasiadas em uma disputa musical. Por aqui, o reality, que já é sucesso em mais de 40 países, é uma coprodução da TV Globo com a Endemol Shine Brasil e conta com quatro jurados de peso: os atores Rodrigo Lombardi e Taís Araújo, o humorista Eduardo Sterblitch e a cantora Simone Mendes (da dupla com Simaria).

Acompanhando os bastidores do The Masked Singer Brasil, a ex-participante do Big Brother Brasil 21 (BBB21) Camilla de Lucas faz sua estreia como contratada da emissora carioca. Outra presença marcante no talent show é a plateia, que participa votando com o júri.

Como funciona o Reality?

O The Masked Singer Brasil funciona da seguinte maneira: o time de celebridades selecionadas, nas mais diversas áreas de atuação, é dividido em dois grupos, que se apresentam de forma irreconhecível. Fantasias e disfarces instigam o voto da plateia, que escolhe três vencedores e três possíveis desmascarados. Ao fim daquele episódio, são os jurados que decidem o melhor da noite e a personalidade que, enfim, terá a identidade revelada no palco.

No formato original, o da Coreia do Sul, o apresentador sabe de tudo, mas Ivete preferiu também ser pega de surpresa. “Cada participante tem um guardião, eles não sabem quem são entre si, eles não falam para as próprias famílias que estão participando do programa”, explica Sterblitch. “É uma alegria durante todo o programa, mas quando a pessoa tira a máscara é um choque. A experiência é muito divertida”, opina Rodrigo Lombardi. “O público pode esperar um programa em que o único intuito é se divertir”, completa Taís. “Fiquei impactada com as fantasias. E o palco faz parecer que você está em um show de Las Vegas”, emenda Simone.

Como foi o primeiro The Masked Singer Brasil

O primeiro episódio funcionou da seguinte forma: 12 mascarados foram divididos em dois grupos, mas apenas seis se apresentaram na estreia. Unicórnio, Arara, Coqueiro, Girassol, Astronauta e Dogão foram as fantasias usadas pelos artistas que soltaram a voz no primeiro episódio.

A disputa é feita por meio de três batalhas que ocorrem em dupla. A plateia vota no seu favorito e no final os jurados imunizam um dos participantes prediletos e salvam dois dos que menos agradaram ao público. Acompanhe as duplas dos combates:

A primeira batalha contou com Unicórnio vs Arara. A música escolhida pelo Unicornio foi Shallow, da Lady Gaga, enquanto a Arara apostou em K.O, do Pablo Vittar. Com 61% dos votos da plateia, o Unicórnio venceu a disputa.

A segunda batalha teve Astronauta vs Coqueiro. A música escolhida pelo Astronauta foi “Get Lucky”, de Daft Punky, enquanto o coqueiro soltou a voz ao som de “Atrasadinha”, de Felipe Araújo. Com 59% dos votos da plateia, o Coqueiro venceu a disputa.

Por fim, a última batalha da noite contou com Dogão vs Girassol. A música escolhida pelo Dogão foi “Sai da Minha Aba”, de Alexandre Pires, enquanto o Girassol apostou no clássico “Here Comes de Sun”, de Beatles. Com 64% dos votos da plateia, o Girassol venceu a disputa.

A melhor apresentação

Para eleger a melhor performance do primeiro episódio de The Masked Singer Brasil, os jurados avaliaram os três mascarados mais bem votados pela plateia – Unicórnio, Coqueiro e Girassol. Entre os três, o escolhido foi o Unicórnio que chamou atenção pelos vocais. “Os três surpreenderam a gente na graça e no carisma, mas hoje nós vamos dar essa moral para a apaixonante Unicórnio”, disse Edu Sterblitch.

Os jurados apontaram Manu Gavassi, Wanessa Camargo e Priscilla Alcantara como nomes possíveis para a artista fantasiada de Unicórnio.

O primeiro eliminado do programa

Fantasiado de cachorro-quente gigante, o Dogão, Sidney Magal cantou “Sai da Minha Aba”, do grupo Só Pra Contrariar, mas não agradou aos jurados como os outros participantes, e acabou sendo o primeiro desmascarado do reality.

Para decidir o eliminado da noite, os jurados salvaram dois dos três menos votados pelo público. “Precisamos ver mais Arara e resolvemos salvar essa semana, o Astronauta”, afirmou Edu ao anunciar a decisão.

Sidney se despediu do programa e revelou que cumpriu com o objetivo de enganar aos jurados sobre sua identidade. “Eu não podia chegar próximo daquilo que eu sou. Esse foi o motivo maior da minha entrada no programa. Eu sou avô da Madalena e eu queria que essa imagem ficasse para sempre nela”, disse o cantor.

The Masked Singer Brasil: plateia presencial de grupos familiares

De acordo com a produção do reality, a plateia presencial está de volta aos estúdios Globo com participantes de grupos familiares vacinados, testados, usando máscara e cumprindo distanciamento social. “Seguindo todos os Protocolos de Segurança, um grupo restrito – composto por pessoas de uma mesma família – terá acesso ao estúdio onde o programa será gravado, em São Paulo.

Todos serão testados no dia, e permanecerão de máscara durante toda a gravação. Para assistir ao show, os grupos familiares ficarão separados por uma divisória de acrílico, deverão ser moradores da cidade de São Paulo, e precisarão comprovar que tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina há mais de 30 dias”, explicou a Rede Globo.

The Masked Singer Brasil bastante comentado nas redes

Na última terça-feira, dia 10 de agosto, ocorreu a tão esperada estreia de The Masked Singer Brasil, e os “detetives” da internet já estão discutindo sobre a possível identidade de alguns cantores. Se você ainda não está por dentro das pesquisas (e trends) sobre esse talent show, a Decode, empresa de client acquisition e consulting pertencente ao Grupo BTG Pactual, coletou alguns dados talentosos para te ajudar (e surpreender).

O The Masked Singer Brasil é a versão brasileira de outro talent show sul-coreano chamado King of Mask Singer, lançado dia 05 de abril de 2015, o qual também possui uma versão americana, lançada na Fox em 2 de janeiro de 2019. No programa, 12 celebridades são fantasiadas de um personagem, escondendo assim a sua real identidade, e fazem performances que serão avaliadas por jurados. A cada episódio, um ou mais personagens são eliminados e revelam sua identidade até que só sobre um vencedor.

Quase tomou outro rumo

Antes de a Rede Globo anunciar a compra do formato, o reality quase tomou outro rumo no Brasil: o SBT. Com altos índices de audiência no exterior, o programa conquistou os olhares de ambas as emissoras, porém a rede de televisão de Silvio Santos avaliou que aquele não era o momento certo para fazer um investimento tão grande. O The Masked Singer foi pensado pela Globo como uma solução para substituir o Domingão do Faustão, porém acabou sendo fixado nas noites de terça-feira, com Ivete Sangalo como apresentadora.

The Masked Singer Brasil em alta nas redes

Podemos dizer que a Globo realmente acertou na aposta de The Masked Singer Brasil. A pesquisa da Decode revela que, só nos últimos sete dias, foram publicadas 399 matérias sobre o programa no Brasil e nas redes sociais, o assunto alcançou por volta de 11.289.077 pessoas. Além disso, na Twiterland, a #TheMaskedSingerBR foi o tema mais discutido por 8 horas seguidas, junto de outros termos relacionados:

• Sidney Magal: alcançou 2ª posição;

• Priscila Alcântara: alcançou 2ª posição;

• Sandra de Sá: alcançou 3ª posição;

• Arara: alcançou 7ª posição;

• Babu Santana: alcançou 8ª posição;

• Tiago Abravanel: alcançou 12ª posição;

• Ivete: alcançou 13ª posição.

O show também gerou repercussão para Ivete Sangalo, a apresentadora:  a busca por “Programa da Ivete” cresceu 950% nos últimos 7 dias e, no Facebook, 60% dos usuários desaprovaram sua escolha de roupa, enquanto os outros 40% aprovaram.

Sidney Dogão: o primeiro desmascarado

A primeira temporada de The Masked Singer Brasil já começou com tudo, revelando que por baixo de uma fantasia de hot-dog (conhecido também como “dogão”) estava ninguém mais, ninguém menos do que Sidney Magal, uma das vozes mais famosas da música brasileira. Dois fatos mais chocantes do que esse:

• O amante latino cresceu mais de 10.000% apenas no dia de sua aparição no programa;

• Após menção de Sidney a respeito do filme escrito por Paulo Coelho no qual ele foi ator principal, as buscas dispararam no Google: aumento de 9.900% pelo título cinematográfico, seguido pelo volume de buscas pelo escritor de 9.800%.

Com essa revelação bombástica, o Twitter está à procura da identidade secreta dos outros competidores:

Unicórnio: alcançou 229 menções no Twitter

• 71% – Priscila Alcântara;

• 8% – Não sabem;

• 7% – Larissa Manoela ;

• 5% – Manu Gavassi

• 2% – Wanessa Camargo;

• 7% – Outras 5 pessoas.

Aparentemente, o unicórnio foi o personagem que mais cativou a audiência do programa: as buscas pela “personalidade” cresceram 5.800% no Google, enquanto as buscas pela música cresceram 2.400%, desde o início do reality.

Outras fantasias também em alta

Arara: alcançou 206 menções no Twitter

• 64% – Não sabem;

• 6% – Silvero Pereira;

• 2% – Letícia Spiller;

• 2% – Camila Queiroz;

• 26% – Outras 22 pessoas.

Girassol: alcançou 181 menções no Twitter

• 77% – Sandra de Sá;

• 6% – Fafá de Belém;

• 4% – Não sabem;

• 2% – Carla Diaz;

• 12% – Outras 12 pessoas.

Coqueiro: alcançou 177 menções no Twitter

• 47% – Não sabem;

• 10% – Lucas Penteado;

• 5% – Thiago Martins;

• 5% – Érico Brás;

• 34% – Outras 24 pessoas.

Astronauta: alcançou 156 menções no Twitter

• 35% – Tiago Abravanel;

• 19% – Babu Santana;

• 16% – Não sabem;

• 11% – Sérgio Loroza;

• 20% – Outras 16 pessoas.

The Masked Singer Brasil no Facebook

a estreia do programa dividiu os internautas no Facebook: enquanto 55% afirmam terem gostado, os outros 45% afirmam o contrário.

Dos que gostaram:

• 54% Elogiaram aspectos gerais do programa;

• 28% Elogiaram a apresentadora Ivete Sangalo;

• 8% Amaram pela participação de Sidney Magal;

• 4% Elogiaram Sandra de Sá;

• 3% Elogiaram os jurados;

• 1% Elogiou a Taís Araújo;

• 1% Elogiou a Camilla de Lucas.

Dos que não gostaram:

• 45% acharam o programa sem graça;

• 21% não simpatizaram com a ‘Camilla do BBB’;

• 17% acharam os jurados ‘forçados’;

• 9% Acham que Ivete deveria continuar na carreira como cantora;

• 3% acharam as dicas fracas;

• 3% criticaram o alto volume de propagandas;

• 2% por achar que era música ‘dublada’.

O The Masked Singer Brasil estreou nessa semana e o assunto que mais domina a cabeça dos brasileiros é: como conviver com tantas dúvidas e pistas e ter que esperar até a próxima terça-feira para descobrir quem é mais um dos mascarados?

O The Masked Singer Brasil é exibido toda terça-feira, pela Rede Globo, logo após a novela Império, a partir de 22h20. Você pode acompanhar o programa também pela plataforma Globoplay.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *