Lulu Santos: história, sucessos e carreira
Com 40 anos de carreira, Lulu Santos é uma das maiores figuras do Pop Rock brasileiro, e um dos maiores cantores e compositores da nossa música.
Com sucessos como “Tempos Modernos e “Toda forma de amor”, conquistou o Brasil com um som irreverente e original, sendo parte da cena musical efervescente dos anos 80, e marcando presença no cenário artístico brasileiro até hoje.
Vem com a gente conhecer a história e carreira desse ícone do pop nacional.
Primeiros anos e início da carreira
Luiz Maurício Pragana dos Santos, o Lulu Santos, nasceu em 4 de maio de 1953, no Rio de Janeiro, filho de um militar da força aérea e de uma advogada.
Tendo vivido boa parte da infância nos Estados Unidos, por conta de uma transferência de trabalho do pai, Lulu entrou em contato com os grandes nomes do Rock da década de 60, como Beatles e Rolling Stones, assim como grandes movimentos brasileiros, como a jovem guarda e a bossa nova.
Inspirado pelos ídolos, o cantor, ainda adolescente, começou na música com uma banda cover dos Beatles, o grupo Cave Man, expressando toda a paixão que tinha pelo rock e pela música pop que fazia sucesso na época, fato que se fez ainda mais evidente nos outros grupos de que também participou durante a década de 70.
Foi só nos anos 80, no entanto, que Lulu realmente entrou no cenário da música nacional, lançando um compacto simples com o nome de Luiz Maurício pela falecida Polygram, que não recebeu muita atenção, e o seu primeiro disco de relevância, Tempos Modernos.
Tempos modernos e o sucesso nos anos 80
Tempos Modernos foi o primeiro grande trabalho de Lulu, lançado em 1982, dando origem ao hit de mesmo nome, mas não foi um grande sucesso na época.
Apesar da recepção fria, o disco deu ao cantor a oportunidade de entrar da cena musical brasileira, se tornando um artista real e emplacando músicas nas rádios, além de ganhar recepção na TV, o que gerou mais álbuns nos anos seguintes, como “O ritmo do momento” e “Tudo Azul”, além, é claro de um bom repertório de sucessos.
Os hits ganharam o público pouco a pouco, como a própria “Tempos Modernos”, fazendo com que se consolidasse no cenário nacional e fosse aos poucos ganhando seu espaço como artista relevante.
Essa relevância rendeu a Lulu uma aparição memorável no Rock in Rio de 1985, uma das grandes performances e marcos da sua carreira, onde pôde se apresentar com lendas da música mundial, como Queen e Rod Stewart.
Uma época de experimentação
Ainda na década de 80, Lulu Santos passou por experimentações, com o álbum “Normal”, de 1985, onde produziu, se consolidou como letrista e experimentou com sons afro-caribenhos, marcando mais uma consolidação na carreira, que se mostrou ainda mais evidente com o sucesso de mais um trabalho, “Lulu”, lançado no ano seguinte. Confira outros perfis de artistas conosco.
Lulu lançaria, em seguida, álbuns como “Toda forma de amor”, que gerou mais um de seus grandes sucessos, a canção de mesmo nome do disco, e posteriormente o disco que trouxe um frescor para a sua trajetória musical, o trabalho “Popsambalaço e outras levadas” de 1989, que trazia ritmos dançantes e percussões bem marcadas.
A experimentação ficou ainda mais forte nos anos 90, com trabalhos como “Honolulu” de 1990, “Mondo Cane” 1992, e toda a sua trajetória longe dos holofotes do mundo do pop e do rock, apostando em uma parceria com o DJ Memê, e toda a força da música eletrônica, que ganhava cada vez mais prestígio.
Maiores hits da carreira de Lulu Santos
A carreira de Lulu acabou ganhando mais e mais relevância com os anos 2000, consolidando ainda mais sua imagem como um artista nacional e rendendo trabalhos como seus Shows Acústicos na MTV, que trouxeram muitas de suas músicas ao estrelato.
E falando em Hits, o cantor colecionou muitos ao longo da carreira, ganhando notoriedade com músicas antes e depois do sucesso dos Shows acústicos.
Entre os maiores sucessos da carreira de Lulu Santos, estão:
- Tempos Modernos;
- Toda forma de amor;
- De repente Califórnia;
- Como uma onda;
- Um certo alguém;
- Sereia;
- A cura.
Os acústicos da MTV trouxeram mais notoriedade para alguns de seus trabalhos, aumentando ainda mais o seu repertório de sucessos, fato que surpreende até mesmo o próprio Lulu, e prova a sua relevância até os dias de hoje.
The Voice Brasil e a carreira fora dos palcos
Para além da música, Lulu também é conhecido pelo seu trabalho no meio musical como jurado do The Voice Brasil, dividindo o programa com outros grandes ídolos nacionais como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, e alcançando mais uma conquista na carreira como figura pública de reconhecimento nacional.
Lulu Participou do programa por muitos anos, e foi o único membro do time de técnicos a permanecer por 11 temporadas, marcando sua presença não só como um ícone da música nacional, mas como um representante da música e da cultura popular brasileira, responsabilidade que levou com muita leveza.
Qual o legado de Lulu para a música brasileira?
Apesar da longa carreira, Lulu Santos está longe de se aposentar da música, e continua produzindo novos trabalhos, como o mais recente disco, “Pra Sempre”, de 2019, seus Shows e apresentações Ao Vivo, colaborações com outros artistas e novos projetos musicais.
Com mais de 40 anos de estrada, Lulu deixou um grande legado para a música brasileira, marcando a vida de muitas pessoas com hits de sucesso, trilhas de novelas e trabalhos marcantes na música e no entretenimento, influenciando muitos artistas da nova geração com a capacidade de se expressar de maneira original, e criar novos caminhos para o cenário nacional, feito pelo qual será sempre lembrado.
Confira os grandes hits da carreira de Lulu Santos, em seu canal oficial no YouTube.