Biografia Cássia Eller: Tudo sobre o ícone da malandragem

O rock brasileiro certamente não seria o mesmo sem Cássia Eller. E isso pode ser dito claramente, e por motivos óbvios. Afinal, ela não só foi uma boa cantora, mas criou uma espécie de marco divisório do rock antes e depois da sua carreira.

É verdade que sua trajetória foi bem mais curta do que gostaríamos de admitir. Porém o seu tempo aqui construiu uma história incrível e deixou um grande legado. Por essa razão, vale a pena conhecer os detalhes da sua vida e carreira.

Para saber mais sobre a vida e trajetória de Cássia Eller, é só ficar por aqui com a gente, até o final desta leitura.

Cássia Eller
Foto: Facebook em homenagem a Cássia Eller

De onde vem Cássia Eller?

O nome do ícone da malandragem já nasceu artístico. A cantora nasceu Cassia Rejane Eller, em homenagem à Santa Rita de Cássia. 

Com o tempo, o nome se reduziu, como se pode ver na biografia de Cássia Eller. Carioca de nascimento, esse monstro da música estreou no mundo em 10 de dezembro de 1962.

 Já o seu contato com a música veio ainda bem cedo, quando era adolescente. 

Depois de ganhar um violão, aos 14 anos, a artista não parou mais. Aliás, sua veia artística e gosto musical também a levaram a aprender inglês. Muito bom gosto, inclusive, já que suas primeiras referências vieram de grandes nomes como os Beatles.

O começo da carreira

A carreira mesmo de Cássia Eller só  aconteceu um pouco mais tarde, mas, não tão tarde assim. Logo que alcançou a maioridade, Cássia já começou a se aventurar pelo mundo da música. 

Suas apresentações eram bem diversas, o que dá à biografia de Cássia Eller um ar mais eclético. Acredite, desde música clássica de coral até forró, a artista experimentou de tudo.

Mesmo tendo começado cedo na música, a “sorte” mesmo veio quase uma década depois. 

Sem concluir a escola e tendo feito o seu melhor para se desdobrar entre trabalho, forma e música, aos 27 anos Cássia conseguiu o seu primeiro contrato musical. E, que contrato! Foi na PolyGram que sua demo foi aceita, e de lá saíram os seus primeiros sucessos.

Primeiro sucesso musical 

A primeira música de sucesso na biografia de Cássia Eller estava já em seu primeiro lançamento. Mas, convenhamos, a junção de uma letra de Renato Russo com a voz incrível de Cássia não tinha mesmo como dar errado.

Por Enquanto foi um sucesso logo de cara. A profundidade de Renato deu à música um senso de identificação com o público. Afinal, a canção fala de saudade, e do que restou de um relacionamento encerrado.

Como você já deve conhecer, o tom de voz de Cássia Eller é capaz de dar um aspecto único a qualquer canção. Assim, foi na voz dela que a música alcançou números impressionantes e abriu o espaço para que a cantora emplacasse mais e mais canções depois dessa.

Principais sucessos da carreira de Cássia Eller

Depois de Por Enquanto, outros hits fizeram história na carreira de Cássia. Alguns deles, inclusive, são tão emblemáticos que são impossíveis de serem ouvidos sem que se faça referência à artista. Entre eles estão, por exemplo:

Malandragem

É impossível fazer menção à biografia de Cássia Eller sem falar de Malandragem. Com certeza, esse foi o maior sucesso da sua carreira.

Mas, ao contrário do que a maioria pensa, não se trata de uma composição de Cássia, embora pudesse ser. Mas, trata-se de uma canção construída por Cazuza e Frejat, em homenagem à Angela Ro Ro.

Segundo Sol

Outro grande sucesso da carreira da artista, Segundo Sol também não é uma composição de Cássia. Dessa vez, a letra é uma composição de Nando Reis, e que casou perfeitamente com a voz e estilo de Cássia Eller. Uma grande prova disso é o grande sucesso e a perpetuação da canção até os dias atuais.

Relicário

Mais uma letra de Nando Reis compõe de maneira brilhante a biografia Cássia Eller. Aliás, a canção não foi apenas composta, mas também foi gravada por Nando. Contudo, também foi a voz de Cássia Eller que deu um plus à música, ao ponto de os fãs, comumente, atribuírem a ela a autoria.

1º de julho

Essa é uma música que marca a carreira de Cássia Eller, especialmente por ter sido um presente de Renato Russo durante sua gravidez. Além da gravação de Cássia Eller, a canção também fez parte de um dos discos da Legião Urbana. Mas, mais do que um ponto importante na sua carreira, a canção também é uma homenagem ao seu filho Chico.

 Palavras ao Vento

Por último, mas não menos importante, Palavras ao Vento também é um dos grandes sucessos de Cássia Eller. Essa também é uma daquelas canções que qualquer um diria ter sido composta pela própria cantora. Mas, nesse caso, a música é o resultado de uma parceria entre Marisa Monte e Moraes Moreira.

O fim de um sonho

Infelizmente, conforme já adiantamos, a biografia de Cássia Eller foi encerrada cedo demais, aos olhos do público. Durante sua carreira, foram 10 álbuns lançados e um sucesso absoluto.

Entre o estrelato e a morte, a cantora passou por fatos importantes. Alguns deles foram muito positivos, como a maternidade e um relacionamento longo com Maria Eugênia Viera Martins. 

Contudo, outros não foram tão bons assim; como é o caso do período que passou se desintoxicando do uso de drogas pesadas. 

Em 2001, após três paradas cardíacas, o ícone de malandragem deixou o mundo da música e o plano físico. Mas, as suas interpretações e legado no mundo da música continuam se perpetuando até hoje.

O legado de Cássia Eller

Com uma história assim, é muito justo que se fale em legado de Cássia Eller. 

E isso fica ainda mais claro no mundo da música, especialmente no cenário do rock, onde a predominância sempre foi masculina.

Além de quebrar paradigmas na música, Cássia também deixa muito aprendizado através de sua vida pessoal. Com sua homossexualidade super assumida, ela formou uma família e deu visibilidade a uma causa que ainda era um tabu. 

Mesmo depois de nos deixar, sua força foi refletida em Maria Eugênia, que lutou com o pai da cantora pela guarda de Chico. E foi assim que, pela primeira vez na história da justiça brasileira, a guarda de uma criança foi concedida a outra mulher, companheira de sua mãe, a quem ele também chamava de mãe.

Cássia se foi, mas deixou muito dela. E você pode conhecer muito mais sobre o seu legado e influência, acompanhando tudo aqui no Versos e Prosas.

Boa leitura e até mais.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *